Nanda Rovere, do Aplauso Brasil (nanda@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Trágica.3 traz textos curtos e que traduzem com competência a trajetória de Medeia, Electra e Antígona. de autoria de Heiner Müller, Francisco Carlos e Caio de Andrade, respectivamente. A trilogia começou a ser criada em 2010, com a montagem Rockantygona e com pesquisas sobre Medeia e Electra. O espetáculo, dirigido por Guilherme Leme, está em cartaz no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil, em São Paulo, até 7 de julho, aos sábados, domingos e segundas. No elenco estão Denise Del Vecchio ( Medeia), Letícia Sabatella (Antígona) e Miwa Yanagizawa ( Electra).
A montagem mostra três mitos marcantes dentro da história do teatro e coloca em evidência os sofrimentos e o desespero de mulheres que têm o seu destino guiado por mortes: Medeia, mata os filhos, Electra, induz o seu irmão Orestes a assassinar sua mãe;e Antígona, se mata.
Guilherme Leme assina uma direção sensível. O espetáculo é muito bonito plasticamente. As atrizes estão excelentes, com interpretações viscerais, que relatam o sofrimento e o desespero de mulheres que têm a morte como companheira (Medeia, Electra e Antígona.).
O destino trágico das personagens e a inexistência de meios para que as trajetórias das mulheres ganhem outro rumo, estão retratados nos gestos comedidos.

O foco principal está nas atrizes e no texto, mas a luz, os movimentos densos e precisos e a trilha trazem encantamento ao palco e contribuem para a saga dessas mulheres ganhe mais força.
O impacto da encenação é tão grande, que a plateia fica em silêncio absoluto ( fato raro nos teatros!). Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa estão magníficas em seus papéis.
Na primeira parte, Letícia é Antígona. A música dá impacto à cena, que traz um a voz como um lamento, interpretado pela atriz, que atualmente tem dedicado o seu tempo ao canto.
Miwa merece destaque pela sua expressão corporal. Fica o tempo todo sem se mexer e consegue transmitir através do corpo e da fala toda a emoção da personagem. Nesse momento, um telão ao fundo que na primeira cena aparentemente não tem função, representa através de um desenho de luz, o luto que impera.
Denise, assim como as companheiras, dá um show em cena. O timbre da sua voz contribui para que a dor de Medeia chegue ao extremo, assim como a sua expressão corporal e a competência de sua interpretação. Nesse momento, imagens projetadas apresentam os filhos de Medeia e prenunciam o assassinato.
Quem conhece tragédia grega com certeza compreenderá mais facilmente o conteúdo, mas os recortes das obras de Sófocles e Eurípedes conseguem transmitir com precisão a trama e a dramaticidade das tragédias gregas.
A temporada se estende até 7 de julho, aos sábados, domingos e segundas e depois segue para o Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Uma oportunidade ímpar para entrar em contato com histórias já conhecidas, mas que ganham adaptações de valor e que dão voz às mulheres de maneira inteligente.
SOBRE AS PERSONAGENS:
MEDEIA
Este texto de Heiner Muller condensa a tragédia de Eurípides em diálogos curtos e monólogos. Em Trágica.3 o foco foi direcionado exclusivamente a personagem Medeia, cuja tônica é a traição da heroína a seu povo e ao seu sangue (mata o irmão e lança seus pedaços ao mar, possibilitando a fuga de Jasão com o velocino de ouro). Jasão por sua vez é convocado por Medeia por tê-la abandonado casando com a filha de Creonte, Rei de Corinto.
ANTÍGONA
Baseado no clássico grego de Sófocles, Caio de Andrade sintetizou, com olhar contemporâneo, as discussões que estão além do tempo: o comportamento humano frente ao poder e à intolerância. Um recorte poético sobre o mito, com inspiração na obra do artista plástico e iluminador americano James Turrel, nos movimentos ligados às artes performáticas e também aos diversos tipos de cânticos e lamentos musicais.
ELECTRA
Electra, (vítima como seus irmãos e também como o pai assassinado); Clitemnestra,tirana que juntamente com seu amante matou o marido e soberano; e Orestes (vingador que volta do exílio em companhia de um ancião e um amigo para reparar a morte do pai) formam a tríade principal desta tragédia. Três visões da vingança cultivada por Electra, guardiã da façanha executada pelo irmão, Orestes, eliminando a mãe, Clitemnestra, assassina confessa. Três personagens capazes de abranger todo o universo do texto de Sófocles, representando todos os outros partícipes da trama. Electra padeceu cotidianamente, vivendo como escrava na corte de sua família, esperando por mais de dez anos o regresso do irmão vingador. É a partir deste conflito, primeiro e fundamental, que a tragédia será contada. Electra narrará suas motivações; a vida amedrontada por expectativas que prenunciam o castigo; o desespero ininterrupto anunciado pelo tempo que, contado grão a grão na ampulheta do destino, aproxima a grande promessa de ter seu irmão Orestes a seu lado e vingar o pai dos usurpadores que se encontram no poder.
Ficha Técnica
Textos:
Medeia (Heiner Müller)
Antígona (Caio de Andrade)
Electra (Francisco Carlos)
Elenco: Denise Del Vecchio, Letícia Sabatella, Miwa Yanagizawa, Fernando Alves Pinto e Marcello H
Concepção e Direção: Guilherme Leme
Cenografia: Aurora dos Campos
Iluminação: Tomás Ribas
Figurino: Glória Coelho
Trilha Sonora Original: Fernando Alves Pinto, Leticia Sabatella e Marcello H
Visagismo: Leopoldo Pacheco
Tradução do texto Medeamaterial (Heiner Müller): Monique Gardenberg e Guilherme Leme
Vídeo Medeia: Gustavo Leme e Guilherme Leme (Delicatessen Filmes)
Coordenação de Comunicação: Daniela Cantagalli
Programação Visual e Fotos: Victor Hugo Cecatto
Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro
Produção Executiva: Sílvia Rezende
Direção de Produção: Sérgio Saboya
Serviço:
Trágica.3’ –
Estreia dia 26 de abril, sábado, às 20 horas, no Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil.
Indicação de faixa etária – 14 anos
Temporada – Até 7 de julho
Duração: 75 min
Sábado e segunda-feira às 20 horas e domingo às 19 horas.
Ingressos – R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia).
CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL – Rua Álvares Penteado, 112 – Centro. Próximo às estações Sé e São Bento do Metrô. Informações (11) 3113-3651/ 3113-3652. Acesso e facilidades para pessoas com deficiência física// Ar-condicionado // Loja // Café Cafezal. Capacidade – 130 lugares. www.bb.com.br/cultura. Estacionamento conveniado: Estapar Estacionamentos – Rua da Consolação, 228 (Edifícos Zarvos). R$ 15,00 pelo período de 5 horas. Necessário carimbar o ticket na bilheteria do CCBB. Informações: (11) 3256-8935. Van faz o transporte gratuito até as proximidades do CCBB – embarque e desembarque na Rua da Consolação, 228 (Edifício Zarvos) e na XV de novembro, esquina com a Rua da Quitanda, a vinte metros da entrada do CCBB.