Esther Williams é tema de peça no Rio de Janeiro

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Esther Williams não quer mais nadar" - Foto de Luísa Pitta

RIO DE JANEIRO – Conhecida mundialmente por estrelar os famosos musicais hollywoodianos da década de 1940/ 50, a nadadora e atriz Esther Williams é tema de espetáculo de Andrea Elias que estreia quinta-feira (26). Esther Williams Não Quer Mais Nadar, ocupa o palco do Teatro Cacilda Becker e busca unir linguagens de teatro, dança e performance.

Em um palco ocupado por 40 cadeiras, cada pessoa que compõe o público é acomodada com cuidado, atenção e afeto, pela intérprete Andrea Elias. A partir de então, Andrea procura gerar uma atmosfera de atenção entre os presentes, de reconhecimento do outro, de cuidado e de potência de criação entre os indivíduos. Neste local se cria artificialmente um dentro e um fora, com cadeiras desorganizadas ocupando o centro deste espaço (dentro) e outras mais periféricas (fora).

Esther Williams

A partir da distribuição do público a performer permite que suas ações transitem da cotidianidade ao impulso dançado, que sutilmente constrói a sequência coreográfica.

O corpo de “Esther” (Andrea Elias) flutua entre os corpos (público) como num espaço líquido e os impulsos da dança reverberam nos corpos do público que passa a ser partner neste jogo coreográfico. Os momentos de transição deflagram pequenos conflitos, vivenciados pela performer e pelo público, entre o ser e o não ser, o estar e o não estar, o querer e o não querer.

Serviço ESTHER WILLIAMS NÃO QUER MAIS NADAR – Intérprete: Andrea Elias | Local: Teatro Cacilda Becker. Rua do Catete 338, Largo do Machado, RJ (Acesso ao palco facilitado para deficientes físicos. Próximo a Estação Largo do Machado do Metrô). Tel. 21 2265-9933 | Dias e horários: de 26 de janeiro até 12 de fevereiro. 5ª a domingo às 19h30 | Capacidade de público: 40 pessoas | Classificação indicativa: Livre | Duração do espetáculo: 60 minutos | Ingresso: R$ 20 (reservas pelo telefone 21 8358-4830).
<a href="[youtube http://www.youtube.com/watch?v=cXU1pZBRaHg&w=420&h=315]”>

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.