“ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE – UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS” VOLTA AO CCBB

missa-5_credito-ricardo-brajtermanFernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – Criado e dirigido por Eduardo Wotzik, espetáculo volta em cartaz em 4 de janeiro. A peça celebra o lado sagrado de Clarice Lispector em um ato de comunhão do público com o teatro.

Há mais de duas décadas, o artista Eduardo Wotzik começou a receber de duas amigas atrizes trechos de textos de Clarice Lispector. A ideia era a montagem de um espetáculo. Em seu estudo sobre a autora, Wotzik percebeu ter em mãos diversos trechos que versavam sobre Deus. E, a partir das reflexões de Lispector sobre o sagrado, surgiu Estudo Para Missa Para Clarice – Um Espetáculo Sobre o Homem e Seu Deus.

A proposta, como o nome sugere, é estabelecer um ritual cujo foco é o poder da palavra no teatro. Além de Wotzik, as atrizes Cristina Rudolph e Natally do Ó fazem as vezes de fiéis claricianos a organizar e professar os escritos da autora, além de conduzirem o público que, como em diversos templos religiosos, segue um missal (também disponível em braile).

Para Wotzik, mais do que um elogio à Lispector, o espetáculo é uma necessidade de contextar a apatia atual.

“É preciso dizer não à estupidificação e sobreviver à miséria intelectual e espiritual a que estão nos submetendo. Temas sérios são tratados de maneira superficial e o espaço artístico tem sido usado como um mero passatempo ou entretenimento, em um verdadeiro desperdício de tempo, dinheiro e HD. Clarice Lispector usava uma expressão: ‘Use-se’. Complemento com o ‘não desperdice-se’”, afirma.

Nesse contexto, o idealizador defende que o formato ritualístico abraçado pela encenação é o caminho mais eficaz para a comunicação com o público.

“A arte é o melhor remédio para o ser humano: ela nos ajuda a suportar a vida, a consciência da finitude e as doenças. Arte e religião são dois sistemas muito bem bolados pela humanidade. E, enquanto existirmos, lá estarão eles. Estudo Para Missa Para Clarice une esses dois sistemas num mesmo espetáculo e, as temporadas passadas, nos mostraram uma bela comunhão entre a poesia de Clarice, a cena, a música de Gorécki e o público”.

ESTUDO PARA MISSA PARA CLARICE – UM ESPETÁCULO SOBRE O HOMEM E SEU DEUS
Direção, concepção, edição e texto final – Eduardo Wotzik.
Elenco – Cristina Rudolph, Natally Do Ó e Eduardo Wotzik.
Direção de Arte – Analu Prestes.
Iluminação – Fernanda Mantovani e Tiago Mantovani.
Música – Henryk Gorécki.
Diretores Assistentes – Carla Ribas, Daniel Belmonte, Alexandre Varella.

Serviço
De 04 de janeiro a 1º de fevereiro. Quarta a sexta, às 20h.
Ingressos: R$20,00 ou R$10,00 (funcionários e clientes do BB, estudante, professores da rede pública, sênior acima de 60 anos)
Centro Cultural Banco do Brasil. Rua Álvares Penteado, 112.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*