Eugenio Barba em evento gratuito realizado pela SP Escola de Teatro

Redação (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Um dos mais respeitados diretores de teatro do mundo, Eugenio Barba realiza uma conferencia na próxima quinta-feira (6), no Teatro Sérgio Cardoso, com entrada franca.

Barba é uma exceção na história do teatro, por manter por 46 anos o mesmo núcleo de atores que provêm de nações e culturas diversas, o Odin Teatret.

O grupo sediado na Dinamarca e seu mentor, Eugenio Barba, abriram o caminho para uma visão autodidata que inspirou gerações de atores de todo o mundo. Toda a experiência com espetáculos, transmissão e com a invenção da “troca” (teatro como intercâmbio entre um grupo de atores em diálogo com uma comunidade específica; por exemplo, escola, prisão, hospital) serão tema da conferência de Eugenio Barba, que aborda ainda os princípios da Antropologia Teatral. Eugenio trabalhou diretamente com Jerzy Grotowski durante três anos e foi responsável pela divulgação de seu trabalho no Ocidente. Dirigiu 65 espetáculos com o Odin Teatret e o grupo Theatrum Mundi Ensemble. Alguns deles necessitaram mais de dois anos de preparação. Entre eles estão: Ferai (1969), Min Fars Hus (A Casa de Meu Pai) (1972), Le Ceneri di Brecht (As Cinzas de Brecht) (1980), Il Gospel Secondo Oxyrhincus (O Evangelho segundo Oxyrhincus) (1985), Talabot (1988), Itsi Bitsi (1991), Kaosmos (1993) e Mythos (1998). Algumas produções mais recentes são Sale (Sal) (2002), Grandi Città sotto la Luna (Grandes cidades sob a lua) (2003), Il Sogno di Andersen (O Sonho de Andersen) (2005), Ur-Hamlet (2006) e Don Giovanni all’Inferno (Don Giovanni no Inferno) (2006), em colaboração com o Grupo Midtvest.

SP ESCOLA DE TEATRO TRAZ PARA SÃO PAULO EUGENIO BARBA Dia 6 de maio, às 19h30 Lotação: 800 lugares Para participar o visitante deve comparecer com uma hora de antecedência – o visitante não poderá entrar após o inicio da apresentação. Valores: Gratuito Endereço: Rui Barbosa, 153 – Bela Vista (Teatro Sérgio Cardoso) Telefone para informações: 11 2292 7988

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*