Evento faz homenagem para Lélia Abramo

Luís Francisco Wasilewski, colunista e crítico teatral do Aplauso Brasil
Luís Francisco Wasilewski, colunista e crítico teatral do Aplauso Brasil

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Na próxima terça-feira (8), a partir das 19h, o Teatro de Arena Eugênio Kusnet (SP) receberá o evento comemorativo do Centenário da atriz Lélia Abramo.

Tadeu di Pietro, ator e amigo de Lélia, mobilizou a formação de uma comissão organizadora para o evento. O grupo conta com a colaboração da Funarte, Fundação Perseu Abramo, Secretaria de Cultura do PT Estadual Paulista, do Teatro Studio 184, Associação Raso da Catarina, representantes do Ministério da Cultura de São Paulo, a ministra da cultura do Governo Federal Ana de Hollanda, artistas, amigos e familiares da grande atriz.

Trata-se de um acontecimento digno de nota e aplausos. Lélia foi uma das mais importantes personalidades do teatro brasileiro do século 20. Deixou a marca de seu talento em encenações memoráveis como Eles não Usam Black-Tie e Esperando Godot.

Também teve uma grande importância na reivindicação dos direitos trabalhistas da classe artística brasileira.

Aberto ao público e gratuito, o evento marca o início das comemorações do Centenário de Lélia Abramo e pretende seguir com um ciclo de filmes e debates e uma exposição com imagens que marcaram a trajetória de Lélia.

Lélia Abramo iniciou sua marcante carreira no teatro aos 40 anos

Na terça (8), a homenagem contará com a leitura dramática de textos de Maiakovski e leitura de trechos do livro Vida e Arte: Memórias de Lélia Abramo, publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo, no ano de 1997.

SERVIÇO: Centenário Lélia Abramo

8 de fevereiro de 2011 – terça-feira, a partir das 19h

Gratuito. 100 lugares.

Teatro de Arena Eugênio Kusnet

Rua Dr. Teodoro Baima,94

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

3 Comentários
  1. Realmente, uma homenagem mais que justa. Acompanho a atriz Lélia Abramo desde os tempos da extinta TV Tupi. Parabens aos tiveram a brilhante idéia, bem como ao centenario da atriz.

  2. Gostaria de manifestar minha alegria pela homenagem justa e digna a uma grande mulher.Pude compartilhar, junto com ela, dos desafios na Secretaria Municipal de Cultura da cidade de São Paulo, na gestão Luiza Erundina.Em sua última performance, na peça Rosa Luxemburgo, no Teatro Municipal, compreendi o significado da palavra imprescindível.Lélia foi e é: imprescindível!

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*