Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

A dramaturgia de Neil Labute vem ganhando um grande espaço no teatro brasileiro contemporâneo. Primeiro houve a encenação de Baque, sob a direção de Monique Gardenberg, em 2004. Ano passado, Antônio Fagundes estreou Restos, também do autor norte-americano. Agora, chega a São Paulo – sexta-feira (12), no Teatro Procópio Ferreira – depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, Gorda. Quem assina a direção do espetáculo é o, consagrado dramaturgo e diretor, argentino Daniel Veronese.
Gorda fala do amor entre Tony e Helena, cujo principal rival é o preconceito da sociedade contemporânea, obcecada pela imagem.
Fabiana Karla e Michel Bercovitch – indicado ao Prêmio Shell Rio de Janeiro, na categoria de Melhor Ator 2009, por esta peça –, interpretam o casal Helena e Tony. Para a atriz, com vasta experiência em papéis cômicos, esta é sua primeira atuação em uma peça que, além de uma divertida comédia, traz uma abordagem provocativa sobre a sociedade contemporânea e seus preconceitos. Mouhamed Harfouch e Flávia Rubim completam o elenco.

Escrita pelo norte-americano Neil Labute, a peça tem sido sucesso de público e crítica nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina.
Em Buenos Aires, a montagem do texto, também sob a direção de Daniel Veronese, foi um enorme sucesso. Ficou em cartaz durante quase dois anos, sempre com casa lotada. Além da Argentina e Brasil, Daniel assina a direção da peça no México, estreando simultaneamente em São Paulo.
O elenco formado para a atuação brasileira entusiasmou o diretor: “o grupo de atores que conheci recentemente, confirma as ótimas possibilidades para trabalhar e obter excelentes resultados artísticos”, diz Daniel.
Sobre o desafio de dirigir o mesmo texto em países diferentes, Veronese afirma que sente a cada montagem “uma nova oportunidade para continuar a me reencontrar com a inteligência de Neil Labute, humor e crueldade dentro de uma grande teatralidade”.
O espetáculo conta a história de Helena (Fabiana Karla), uma pessoa de bem com a vida que não tem a preocupação obsessiva com uma silhueta perfeita, como a maioria das mulheres contemporâneas. Tony (Michel Bercovitch) encara o desafio de suportar as piadas hostis de seus amigos no escritório – Caco (Mouhamed Harfouch) e Joana (Flávia Rubim) – ao mesmo tempo em que tenta manter a sua imagem de vencedor. E mais, para defender seu relacionamento com Helena, ele precisa vencer seus próprios preconceitos. Afinal, quanto pesa o amor nos tempos atuais?
FICHA TÉCNICA
Texto: Neil Labute
Direção: Daniel Veronese
Tradução e Adaptação: Kledir Ramil
Elenco: Fabiana Karla, Flávia Rubim, Michel Bercovitch e Mouhamed Harfouch.
Direção musical: Graciela Platek
Cenário: Alberto Negrin
Figurino: Vanessa Lopes
Programação Visual:Gabriela Kogan
O que já se disse sobre Gorda:http://gorda-a-peca.blogspot.comhttp://twitter.com/gorda_a_peca
“Na pele de Helena do espetáculo, Fabiana deixa de ser a atriz extrovertida da televisão e compõe sua personagem com discrição e sutileza. Tem um tempo de comédia e de drama irresistível e uma empatia… Bem, desde a sua primeira aparição em cena, a plateia está em sua mão” (Artur Xexeo – O Globo)
“Excelente obra do provocativo Neil Labute, onde a gordura atua como uma poderosa metáfora para mostrar as injustiças contra o que está diferente do estabelecido” (The New York Times)
“Gorda poderia ser negra, aleijado, veado ou judeu” (Clarin)
“Deliciosa comédia dramática que confirma a reflexão de Oscar Wilde: A arte é uma mentira que diz uma verdade” (La Nacion)
“Fabiana Karla exibe performance irretocável. A mesma excelência está presente nas atuações de Michel Bercovitch, Mouhamed Hafouch e Flávia Rubim” (Lionel Fischer)
GORDA
TEATRO PROCÓPIO FERREIRA (670 lugares)
Rua Augusta, 2823 – Cerqueira César
Fone: 3083.4475
Bilheteria: a partir de terça, às 14h.
Ingresso rápido: 4003.1212
Horário: Sexta e sábado, às 21h30. Domingo às 19h
Preço: Sexta e domingo: R$60,00. Sábado: R$70,00
Classificação etária: 14 anos
Gênero: Comédia
Duração: 90 minutos
Estreia dia 12 de março
Temporada até 02 de maio