Fabiana Karla é Gorda

Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

Fabiana Karla e Michel Bercovitch (indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2009 pelo desempenho em GORDA)

A dramaturgia de Neil Labute vem ganhando um grande espaço no teatro brasileiro contemporâneo. Primeiro houve a encenação de Baque, sob a direção de Monique Gardenberg, em 2004. Ano passado, Antônio Fagundes estreou Restos, também do autor norte-americano. Agora, chega a São Paulo – sexta-feira (12), no Teatro Procópio Ferreira – depois de uma temporada de sucesso no Rio de Janeiro, Gorda. Quem assina a direção do espetáculo é o, consagrado dramaturgo e diretor, argentino Daniel Veronese.

Gorda fala do amor entre Tony e Helena, cujo principal rival é o preconceito da sociedade contemporânea, obcecada pela imagem.

Fabiana Karla e Michel Bercovitch – indicado ao Prêmio Shell Rio de Janeiro, na categoria de Melhor Ator 2009, por esta peça –, interpretam o casal Helena e Tony. Para a atriz, com vasta experiência em papéis cômicos, esta é sua primeira atuação em uma peça que, além de uma divertida comédia, traz uma abordagem provocativa sobre a sociedade contemporânea e seus preconceitos. Mouhamed Harfouch e Flávia Rubim completam o elenco.

Elenco de GORDA

Escrita pelo norte-americano Neil Labute, a peça tem sido sucesso de público e crítica nos Estados Unidos, na Europa e na América Latina.

Em Buenos Aires, a montagem do texto, também sob a direção de Daniel Veronese, foi um enorme sucesso. Ficou em cartaz durante quase dois anos, sempre com casa lotada. Além da Argentina e Brasil, Daniel assina a direção da peça no México, estreando simultaneamente em São Paulo.

O elenco formado para a atuação brasileira entusiasmou o diretor: “o grupo de atores que conheci recentemente, confirma as ótimas possibilidades para trabalhar e obter excelentes resultados artísticos”, diz Daniel.

Sobre o desafio de dirigir o mesmo texto em países diferentes, Veronese afirma que sente a cada montagem “uma nova oportunidade para continuar a me reencontrar com a inteligência de Neil Labute, humor e crueldade dentro de uma grande teatralidade”.

O espetáculo conta a história de Helena (Fabiana Karla), uma pessoa de bem com a vida que não tem a preocupação obsessiva com uma silhueta perfeita, como a maioria das mulheres contemporâneas. Tony (Michel Bercovitch) encara o desafio de suportar as piadas hostis de seus amigos no escritório – Caco (Mouhamed Harfouch) e Joana (Flávia Rubim) – ao mesmo tempo em que tenta manter a sua imagem de vencedor. E mais, para defender seu relacionamento com Helena, ele precisa vencer seus próprios preconceitos. Afinal, quanto pesa o amor nos tempos atuais?

FICHA TÉCNICA

Texto: Neil Labute

Direção: Daniel Veronese

Tradução e Adaptação: Kledir Ramil

Elenco: Fabiana Karla, Flávia Rubim, Michel Bercovitch e Mouhamed Harfouch.

Direção musical: Graciela Platek

Cenário: Alberto Negrin

Figurino: Vanessa Lopes

Programação Visual:Gabriela Kogan

O que já se disse sobre Gorda:http://gorda-a-peca.blogspot.comhttp://twitter.com/gorda_a_peca

“Na pele de Helena do espetáculo, Fabiana deixa de ser a atriz extrovertida da televisão e compõe sua personagem com discrição e sutileza. Tem um tempo de comédia e de drama irresistível e uma empatia… Bem, desde a sua primeira aparição em cena, a plateia está em sua mão” (Artur Xexeo – O Globo)

“Excelente obra do provocativo Neil Labute, onde a gordura atua como uma poderosa metáfora para mostrar as injustiças contra o que está diferente do estabelecido” (The New York Times)

“Gorda poderia ser negra, aleijado, veado ou judeu” (Clarin)

“Deliciosa comédia dramática que confirma a reflexão de Oscar Wilde: A arte é uma mentira que diz uma verdade” (La Nacion)

“Fabiana Karla exibe performance irretocável. A mesma excelência está presente nas atuações de Michel Bercovitch, Mouhamed Hafouch e Flávia Rubim”  (Lionel Fischer)

GORDA

TEATRO PROCÓPIO FERREIRA (670 lugares)

Rua Augusta, 2823 – Cerqueira César

Fone: 3083.4475

Bilheteria: a partir de terça, às 14h.

Ingresso rápido: 4003.1212

www.ingressorapido.com.br

Horário: Sexta e sábado, às 21h30. Domingo às 19h

Preço: Sexta e domingo: R$60,00. Sábado: R$70,00

Classificação etária: 14 anos

Gênero: Comédia

Duração: 90 minutos

Estreia dia 12 de março

Temporada até 02 de maio

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*