Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Para contar as memórias inventadas de Nora, protagonista de Casa de Bonecas, emblemático drama do norueguês Henrik Ibsen, o espetáculo Teatro de Bonecas agrega à linguagem teatral, a dança, sendo algumas cenas coreografadas. Concebido por Milena Filócomo, que participou do solo de sua irmã, Aline Filócomo, em Ficções (2012/ 2013), o espetáculo estreia às 20h de hoje no Teatro Sérgio Cardoso.
Adriano Cypriano assina a direção desta peça que dialoga com a linguagem da dança e retrata o problema da identidade, suas incessantes construções e perdas e, assim, os inevitáveis arrependimentos no meio do caminho.
O espetáculo inspira-se em um recurso das artes plásticas chamado pentimentos – os arrependimentos de um pintor, são aqueles traços apagados pela sobreposição de camadas de tinta, porém testemunhas inegáveis da composição da obra e sua genealogia.
“Um espetáculo de teatro que se faz de memórias e de farrapos autobiográficos que postos juntos, em exótica coleção, tocam a audiência. O espectador toma como seu aquilo criado pelo artista. Imagens e histórias que de tão sinceramente humanas já não podem ter um único dono, senão toda a humanidade. E assim é com Teatro de Bonecas”, conta o diretor.
A música, composta pela cantora e musicista Kika, foi criada a partir do processo de “pentimentos” com variações sobre o mesmo tema e camadas sobrepostas. Ela envolve o espaço e remete ao tempo cíclico e eterno. Com uma melodia de piano que sofre interferências de outros sons, riscando a harmonia.
Ao lado de Milena Filócomo está a a atriz Jackeline Stefanski.
FICHA TÉCNICA
Concepção e Dramaturgia: Milena Filócomo
Direção e iluminação: Adriano Cypriano
Assistência de direção: Aline Filócomo
Fernanda Stefanski
Elenco: Jackeline Stefanski
Milena Filócomo
Trilha sonora e composição original: Kika
Cenário e figurino: o grupo
Fotografia: Zé Aires
Assessoria de imprensa: Pombo Correio – Douglas Picchetti e Helô Cintra
Produção Geral: Vander Lins
SERVIÇO
Teatro de Bonecas – Estreia dia 13 de janeiro, às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares). Até 04 de fevereiro. Temporada: segundas e terças, às 20 horas.
12 anos.
90 minutos.
20 reais.