Farrapos de memórias imaginadas é epicentro de Teatro de Bonecas

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

"Teatro de Bonecas"
“Teatro de Bonecas”

SÃO PAULO – Para contar as memórias inventadas de Nora, protagonista de Casa de Bonecas, emblemático drama do norueguês Henrik Ibsen, o espetáculo Teatro de Bonecas agrega à linguagem teatral, a dança, sendo algumas cenas coreografadas. Concebido por Milena Filócomo, que participou do solo de sua irmã, Aline Filócomo, em Ficções (2012/ 2013), o espetáculo estreia às 20h de hoje no Teatro Sérgio Cardoso.

Adriano Cypriano assina a direção desta peça que dialoga com a linguagem da dança e retrata o problema da identidade, suas incessantes construções e perdas e, assim, os inevitáveis arrependimentos no meio do caminho.

O espetáculo inspira-se em um recurso das artes plásticas chamado pentimentos – os arrependimentos de um pintor, são aqueles traços apagados pela sobreposição de camadas de tinta, porém testemunhas inegáveis da composição da obra e sua genealogia.

“Um espetáculo de teatro que se faz de memórias e de farrapos autobiográficos que postos juntos, em exótica coleção, tocam a audiência. O espectador toma como seu aquilo criado pelo artista. Imagens e histórias que de tão sinceramente humanas já não podem ter um único dono, senão toda a humanidade. E assim é com Teatro de Bonecas”, conta o diretor.

A música, composta pela cantora e musicista Kika, foi criada a partir do processo de “pentimentos” com variações sobre o mesmo tema e camadas sobrepostas. Ela envolve o espaço e remete ao tempo cíclico e eterno. Com uma melodia de piano que sofre interferências de outros sons, riscando a harmonia.

Ao lado de Milena Filócomo está a a atriz Jackeline Stefanski.

 

FICHA TÉCNICA

Concepção e Dramaturgia: Milena Filócomo

Direção e iluminação: Adriano Cypriano

Assistência de direção: Aline Filócomo

Fernanda Stefanski

Elenco: Jackeline Stefanski

Milena Filócomo

Trilha sonora e composição original: Kika

Cenário e figurino: o grupo

Fotografia: Zé Aires

Assessoria de imprensa: Pombo Correio – Douglas Picchetti e Helô Cintra

Produção Geral: Vander Lins

 

SERVIÇO

Teatro de Bonecas – Estreia dia 13 de janeiro, às 20h, no Teatro Sérgio Cardoso – Sala Paschoal Carlos Magno (144 lugares). Até 04 de fevereiro. Temporada: segundas e terças, às 20 horas.

12 anos.

90 minutos.

20 reais.

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado