Feriado com cultura gratuita celebra 458 anos de Sampa

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Parabéns São Paulo!

Os programas, equipamentos e instituições da Secretaria de Estado da Cultura oferecem atrações especiais no dia 25 de janeiro para marcar o aniversário da cidade de São Paulo.

SÃO PAULO – A capital paulistana completa amanhã 458 anos de vida e celebra a data fazendo jus à fama de “capital da cultura”, com diversas atrações gratuitas que prometem agitar a vida cultural da “terra da garoa”.

O Cultura Livre SP, que leva programação cultural para parques da cidade, por exemplo, contará com shows gratuitos de grandes nomes da nossa música, como Jair Rodrigues, Negra Li e Paula Lima. Além dos shows atividades como oficinas, apresentações de dança, teatro, circo e performances fazem parte da programação.

Já no Teatro Sérgio Cardoso, a noite de quarta-feira promete um encontro especial: a Orquestra Jazz Sinfônica convida as cantoras Fabiana Cozza, Célia e Virgínia Rosa, sob regência de Fábio Prado, para apresentar um repertório variado de compositores como Adoniran Barbosa, Toquinho e Cyro Pereira.

Nos museus, o público poderá conferir palestras, oficinas, exposições e peças teatrais, como a apresentação que a Cia. Teatro do Incêndio fará no Espaço Café do Museu da Língua Portuguesa.

Já o bate-papo na Casa Guilherme de Almeida, que acontece das 17h às 18h, contará com Inês Coutinho, artista plástica e mestre em História, sobre a Comissão dos Festejos do IV Centenário da cidade, presidida pelo poeta Guilherme de Almeida na década de 1950.

O Museu da Casa Brasileira realiza a segunda edição dos roteiros de bicicleta, em parceria com o Instituto Parada Vital, com trajeto que contempla residências de interesse arquitetônico em São Paulo. Outra pedida é uma visita ao Museu Afro Brasil, onde acontece a inauguração da exposição São Paulo 458 – A Bela Metrópole que só o Passado Viu. Uma Iconografia Urbana, com curadoria de Emanoel Araújo. 

Confira a programação completa das instituições da Secretaria da Cultura para o dia 25 de janeiro.

Cidade faz 458 anos

Cultura Livre SP

Depois da pausa para as festas de fim de ano, o programa Cultura Livre SP será retomado com uma homenagem aos 458 anos da capital. O Parque Ecológico do Tietê, na Zona Leste, se transforma no reduto do samba paulistano, com apresentações da Velha Guarda da Camisa Verde e Branco, Bateria da Mocidade Alegre, Velha Guarda da Nenê, Rua do Samba, Samba da Laje, Comunidade Maria Curse, Samba da Tenda, às 11h; seguidos por Samba de Rainha e Jair Rodrigues. Durante a tarde, a percussão dá lugar aos instrumentos de sopro e à guitarra. Às 16h, o parque recebe a Banda Sinfônica do Estado de São Paulo, que apresenta o Rock Brasileiro e, ao lado de Kid Vinil, conta a história do gênero no país. Na Zona Oeste, o parque Villa Lobos vira palco de shows de uma boa safra de cantores paulistanos. Mariana Aydar, Tiê e Ana Cañas e 5 a Seco sobem ao palco às 11h30. Às 13h, o público poderá assistir hip hop e o samba rock produzidos na capital com Os Opallas, Max B.O, Dexter, Negra Li e Paula Lima.  Confirma a programação completa no www.culturalivre.sp.gov.br.
Jazz Sinfônica -Teatro Sérgio Cardoso

Em homenagem a São Paulo, o Teatro Sérgio Cardoso receberá no próximo dia 25, às 21h, o concerto gratuito que reunirá Fabiana Cozza, Célia e Virgínia Rosa, com um repertório de compositores de várias gerações como Adoniran Barbosa, Toquinho, Cyro Pereira, Nelson Ayres, Germano Mathias e Ideval Anselmo. Os ingressos do concerto, que será regido por Fábio Prado, serão distribuídos a partir das 19h, no teatro. No programa estão Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze, de Adoniran Barbosa; Prá que Mentir e Feitio de Oração, de Noel Rosa e Vadico e Regra Três, de Toquinho. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista. Grátis. 21h (os ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 19h). 90 min. Fone: (11) 3288.0136.

Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra oferece um presente especial para a cidade.  No dia25 de janeiro, a partir das 10h, Celso Gitahy, Jaime Prades, John Howard e Ozi, são os artistas plásticos convidados para a abertura do projeto Entorno do MAS. A ação visa à integração e o diálogo do Museu de Arte Sacra com as imediações do bairro da Luz. Os artistas farão pinturas em “free hand” ou stencil em painéis de 1×60 x 2,00 que serão afixados aos muros da instituição e no Mosteiro da Luz. A curadoria de arte é do artista Paulo Klein. As pinturas seguirão até completar toda extensão ao longo do muro do museu. Avenida Tiradentes, 676, Luz. Grátis. 10h. Fone: (11) 3326-5393.

Biblioteca de São Paulo

No aniversário de 458 anos da cidade de São Paulo, A Biblioteca de São Paulo traz um bate-papo sobre a cidade de ontem e de hoje retratada nas letras de seus sambistas, em evento cujo tema é “Cantos da Paulicéia: Registro da cidade pelas vias de seu samba”. Venha ouvir, cantar e discutir com Clayton Sanches e Paulo Allan. Av. Cruzeiro do Sul, 2630, Santana. Grátis. 16h. Fone: (11) 2089-0800.

Museu da Língua Portuguesa

O Museu da Língua Portuguesa realiza, com a Cia. Teatro do Incêndio, o espetáculo São Paulo Surrealista dirigido pelo ator e diretor Marcelo Marcus Fonseca. Com forte apelo visual e sensorial, o espetáculo interage permanentemente com o público sugerindo ideias, sentimentos e reflexões. Figuras como Mário de Andrade, Roberto Piva, Pagu, dentre outros, recebem André Breton, o criador do Surrealismo, para um mergulho na capital paulista. Praça da Luz, s/n, Centro. 15h. Grátis, 16 anos. Fone: (11) 3326-0775.

Casa Guilherme de Almeida

Das 14h às 17h, a Casa Guilherme de Almeida realiza a oficina São Paulo e a Casa da Colina, com a arte-educadora Alexandra Rocha, enfocando a paisagem urbana e o desenvolvimento da cidade a partir de textos de Guilherme de Almeida. Das 17h às 18h, haverá a palestra com a artista plástica e mestre em história Inês Coutinho, sobre a Comissão dos Festejos do IV Centenário da Cidade, presidida por Guilherme de Almeida. Rua Macapá, 187, Perdizes. 14h (oficina) e 17h (palestra). Grátis. Fone: (11) 3672-1391.

Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira realiza, em parceria com o Instituto Parada Vital, a 2ª edição dos roteiros de bicicleta por residências de interesse arquitetônico em São Paulo. São 20 vagas disponíveis, com bicicletas disponíveis no local. Ainda para comemorar os 458 anos da cidade, a Orquestra Pão de Açúcar apresenta um repertório com obras de Vivaldi, Bach e Holst, além de músicas brasileiras eruditas e populares de Toquinho, clássicos dos Beatles e uma homenagem à data: Sampa, de Caetano Veloso.Av. Faria Lima, 2705, Jardim Paulistano. 9h30 (roteiro de bicicleta) e 11h (orquestra). Grátis. Fone: (11) 3032.2499.

Museu da Imagem e do Som

O MIS recebe a Conexão Cultural, evento que promove a integração entre as mais diversas formas de arte. A programação conta com exposições de artistas como o grafiteiro Mundano, conhecido por seu trabalho em muros e viadutos de São Paulo; e Marcela Luz, artista carioca acaba de voltar de Nova Iorque, onde expandiu seu conhecimento em técnicas de ilustração, pintura, direção de arte, fotografia, desenho dentre outros. Haverá também a exposição coletiva Paulicéia 458 que reúne 6 artistas com olhares distintos sobre a São Paulo que apaixona ou desespera o público, o show do grupo 5 à Seco que com descontração e irreverência, faz parte da nova safra de artistas paulistanos. Para fechar a programação, o restaurante do MIS terá um menu paulistano no almoço.  Avenida Europa, 158, Jardim Europa. 13h às 22h. Grátis. (11) 2117 4777.

Museu Afro Brasil

Em comemoração ao aniversário da cidade de São Paulo, o Museu Afro Brasil inaugura às 13h, a exposição “SÃO PAULO 458 – A Bela Metrópole que só o Passado Viu. Uma Iconografia Urbana”. Com curadoria de Emanoel Araujo, a exposição traz fotografias e objetos antigos e recentes da cidade de São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera, portão 10. Grátis. 13h. Fone: (11) 3320-8900.
Casa das Rosas

A já tradicional programação em homenagem ao aniversário da cidade de São Paulo promovida pela casa das Rosas traz várias atrações. Às 15h acontece a palestra A Casa da Avenida da Cidade, com Carlos Fernando C. Nogueira, coordenador de preservação e identidade visual da Casa das Rosas. A programação também inclui o recital Signicidade, de Frederico Barbosa, a partir dos poemas de seu livro Signicidade (Dulcinéia Catadora, 2009), que lança um olhar crítico e poético sobre as cidades, às 18h. E um sarau aberto com poemas cujo tema deverá ser São Paulo, acontece às 20h. As inscrições deverão ser feitas uma hora antes do início do sarau, na recepção da Casa das Rosas. Avenida Paulista, 37. Grátis. 10h às 18h. Fone: (11) 3285-6986.

Memorial da América Latina

Memorial da América Latina traz de presente para o aniversário da cidade de São Paulo o espetáculo argentino Um tango para São Paulo – Viaje al Sentimiento. São dois cantores, quatro músicos e oito bailarinos, que apresentarão em música e dança versões autênticas de clássicos como Por una cabezaEl dia que me quierasAdios nonino, entre outros. Avenida Auro Soares De Moura Andrade, 664, Barra Funda. Grátis. 20h (ingressos serão distribuídos no dia 24, das 14h às 19h, e no dia 25 a partir das 14h). Fone: (11) 3823-4600.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.