FERNANDA TORRES APRESENTA “A CASA DOS BUDAS DITOSOS” NO TEATRO PORTO SEGURO

Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com)

budasSÃO PAULO – Visto por mais de 350.000 espectadores, o monólogo baseado no livro de João Ubaldo Ribeiro volta a São Paulo para mais 4 sessões. A curta temporada acontece de hoje (19) a 21 de fevereiro.

Após uma curta temporada com ingressos esgotados no Teatro Porto Seguro em 2015, Fernanda Torres reapresenta o espetáculo no teatro, para mais quatro sessões.

No premiado monólogo (Prêmio Shell para Torres, em 2004; e prêmio Qualidade Brasil de atriz, diretor e comédia, no mesmo ano), uma sexagenária baiana narra as incontáveis experiências sexuais que teve ao longo da vida. A adaptação do livro homônimo de João Ubaldo Ribeiro foi feita por Domingos de Oliveira, que também assina a direção.

O projeto surgiu há cerca de doze anos, quando o diretor leu pela primeira vez o livro e detectou sua potência dramática. Narrado em primeira pessoa, o livro é o depoimento de uma mulher que deseja dizer ao mundo que ousou cumprir sua vocação libertina e foi feliz, sem encontrar castigo pela luxúria. Para viver a personagem, Domingos pensou que precisava de “alguém que soubesse transitar por todas as idades, pelas diversas fases da personagem”. Este artifício, segundo a equipe criativa, reforça o valor da personagem, pois quem dialoga com o público é a mulher no seu ideal, uma imagem projetada e viva. Essa ilusão contribui para que a viagem sexo-sensorial, proposta por João Ubaldo Ribeiro, aconteça plenamente no teatro.

Convidada pelo diretor, Fernanda Torres viu aí a possibilidade de experimentar um o teatro básico, com uma atriz, um texto e um microfone. A contundência do discurso sexual da baiana e a qualidade do texto de João Ubaldo deram segurança ao diretor e à atriz para apostar na limpeza absoluta. Arriscaram deixar a personagem sentada, acompanhada apenas de alguns objetos, entre os quais, o livro Nossa Vida Sexual, de Fritz Khan, e os dois Budas Ditosos, (miniaturas de dois Budas praticando o sexo) que dão nome à obra.

A CASA DOS BUDAS DITOSOS
Texto:
João Ubaldo Ribeiro
Dramaturgia: Domingos de Oliveira e Fernanda Torres
Com: Fernanda Torres
Direção: ­ Domingos de Oliveira

Serviço:
Dias 19, 20 e 21 de fevereiro. Sexta-feira às 21h. Sábado às 18h e 21h. Domingo às 18h.
Teatro Porto Seguro.Al. Barão de Piracicaba, 740 ­ Campos Elíseos ­ São Paulo.
Ingressos: R$ 120,00 plateia / R$ 90,00 balcão e frisas
Duração: 80 minutos
Classificação etária: 18 anos
Gênero: Comédia

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*