Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

CURITIBA – O que nos Leva a vibrar Juntos? É a pergunta que move o espetáculo MÓ – dramaturgias em dança e desenhos de comunidade, que estreia na mostra oficial do Festival de Teatro de Curitiba, na sexta-feira, dia primeiro, no Espaço Thá. Entre os quatro espetáculos inéditos do evento. Mó é a representante dos núcleos de pesquisa e performance.
Com o objetivo de lançar um olhar, sem fechar ou trazer respostas, Mó traz a pesquisa na essência. É um trabalho do Miúda – núcleo de pesquisa continuada em artes, do Rio de Janeiro, resultado de um intenso processo.

Segundo os diretores do espetáculo Caio Riscado e da Luar Maria, “Miúda se organiza de forma colaborativa e para cada novo projeto um formato de equipe específico é estruturado”.
No caso, do trabalho de dramaturgia em dança de Mó há uma relação com Curitiba logo de cara. O espetáculo começou em um workshop com a performer Bia Figueiredo, residente na cidade, para acessar a prática “shaking”. Depois, o grupo foi convidado para a realização da residência artística Miúda + Thereza Rocha, no Festival de Dança Gamboa, do Rio de Janeiro. A pesquisadora e artista Thereza é, inclusive, a dramaturgista do espetáculo.
O resultado desse trabalho foram duas apresentações em outubro de 2015, e no Festival será apresentado um novo desenvolvimento dessa obra, sem deixar de lado a pesquisa que envolve Mó.
A dupla de diretores explica que a resposta positiva do público no Festival de dança de Gamboa foi fundamental para o projeto seguir em frente. “O que vamos apresentar em Curitiba é justamente a continuidade de uma pesquisa, um aprofundamento do mergulho em busca da questão que tem nos atravessado: como viver junto?”.
MÓ – dramaturgias em dança e desenhos de comunidade
Local: Espaço Tha (180 Lugares)
Endereço: Av. Nossa Senhora Aparecida, 48 Batel
Desenhos: Aline Vargas.
Direção: Caio Riscado e Luar Maria.
Direção de som: Miúda e Thereza Rocha.
Dramaturgismo: Thereza Rocha.
Elenco: Aline Vargas, Bel Flaksman, Bernardo Lorga, Fred Araujo, Gunnar Borges, Isadora Malta, Larissa Emi, Lia Sarno, Lucas Canavarro, Marília Nunes, Natália Araújo e Nathalia Gastim.
Figurino: Gunnar Borges.
Iluminação: Miúda.
Produção: Lia Sarno e Marcelo Mucida.
Produção Executiva: Bel Flaksman.
Programação visual: Lucas Canavarro.
Workshop prática Shaking: Bia Figueiredo.
Companhia: MIÚDA
Gênero: Dança
Acompanhe o Festival de Teatro de Curitiba, que acaba dia 03 de abril: http://festivaldecuritiba.com.br/mostra-2016/