Theo Alves*, especial para o Aplauso Brasil

Em Antes da Coisa Toda Começar, mais recente trabalho da Armazém Companhia de Teatro, um fantasma de ator que habita um teatro abandonado evoca uma tempestade. A partir daí, três personagens, na verdade desdobramentos de sua memória, entram em cena para representar sensações empíricas. Para essa montagem, o diretor Paulo de Moraes contou com o auxílio da música e do videografismo.
“O vídeo aparece em momentos onde a gente procura quebrar a questão da realidade. Já a música, veio de uma necessidade dos atores de conduzir a trilha sonora do espetáculo. Para auxiliar o elenco nesse desejo, a gente conta com a presença constante do Ricco Viana (que assina a direção musical) tocando diversos instrumentos no palco”, conta Paulo de Moraes.
Ainda segundo o diretor de Antes da Coisa Toda Começar, mais importante do que a história de cada personagem é a sensação que cada um representa. Como o protagonista da peça vive um ator, o texto aborda a questão da criação em quase todo o momento, o que reverbera no público de maneiras distintas.
Inicialmente, a peça foi criada para a atriz Simone Mazzer. Mas, de acordo com Paulo de Moares, ela teve que se ausentar do projeto, retornando apenas em julho deste ano, durante a temporada carioca do grupo.
Antes da Coisa Toda Começar traz no elenco os atores Patrícia Selonk, Thales Coutinho, Rosana Stavis, Ricardo Martins, Marcelo Guerra, Simone Vianna, Camila Nhary e Ricco Viana. A peça fica em cartaz no Festival de Curitiba de 07 a 10.
*Theo Alves viajou a convite do Festival de Curitiba.