Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – O VII Festibero – Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo começou no dia 22/04 (terça), mas os eventos seguem até 27/04 (domingo). Ao todo, durante essa semana são 15 espetáculos (de palco e de rua), oficinas e mesas redondas. As atividades são realizadas no Memorial da América Latina e todas são gratuitas.
O festival promove uma grande festa teatral como parte das comemorações do aniversário de 25 anos do Memorial. A programação pode ser conferida no site www.memorial.org.br.

Esta edição do Festibero traz uma programação eclética com montagens que levam à cena autores clássicos e contemporâneos, espetáculos com estéticas diversas que transitam entre a linguagem tradicional e a de vanguarda. Além de produções nacionais, seis países são representados: Portugal, Espanha, Argentina, Bolívia, Paraguai e México.
Neste ano, o festival acontece em homenagem aos atores Eva Wilma e Paulo Goulart (1933-2014), falecido recentemente.
O VII Festibero tem Curadoria do gestor e produtor cultural Efren Colombani, do dramaturgo e diretor teatral Guilherme Bonfin e do ator e diretor teatral Luiz Amorim, parceria com a SP Escola de Teatro, na realização de palestras e oficina, numa produção da Associação São Pedro Pró-Cultura. Segundo o coordenador geral do Festival, Luis Avelima, “o intuito do Festival é mostrar a diversidade cultural e mapear a produção contemporânea das artes cênicas, além de traçar um paralelo entre a produção dos países da América Latina, Portugal e Espanha”.

Festibero – Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo
Concebido para pensar o papel do teatro na sociedade atual, evidenciando as tendências de cada região e como elas assimilam e respondem às questões contemporâneas. Com esta realização, o Memorial cumpre a missão de promover o diálogo e estreitar ainda mais os laços culturais entre países irmãos.
O Festibero reúne grupos teatrais que vêm se destacando em seus respectivos países, dando um panorama das artes cênicas da Península Ibérica e da América Latina. Cerca de 9.000 ingressos são distribuídos aos paulistanos que podem apreciar todos os gêneros teatrais: comédias, tragédias e dramas. O festival é uma rara oportunidade para ver espetáculos que dificilmente viriam ao Brasil e, assim, apreciar o trabalho de importantes grupos teatrais dos países envolvidos.
Serviço
VII Festibero – Festival Ibero Americano de Teatro de São Paulo
De 22 a 27 de abril – terça-feira a domingo
Memorial da América Latina
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664. Barra Funda/SP
Metrô: Estação Barra Funda. Tel.: (11) 3823-4600
Ingressos: Grátis. Bilheteria: a partir das 14h. Recomendado p/ maiores de 12 anos
Atividades a partir das 17 horas
Entrada: Portão 12. Estacionamentos: Portões 4 e 15 (R$ 10,00 ); Portão 8 (R$ 7,50 + R$ 1,50 por hora adicional)
Programação completa no www.memorial.org.br
PROGRAMAÇÃO – VII Festibero – de 24/04 até 27/04
24 de abril – quinta-feira
19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – BOLÍVIA – Y si Te Canto Canciones de Amor
Duração: 90 min – Gênero: comédia – Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Um estranho casal – Pachi e Fidel – compartilha um apartamento para dividir despesas. Ela é professora e tem um amante casado, com filhos pequenos e pouca perspectiva de se divorciar da esposa. Ele é homossexual, cujo namorado de muitos anos o deixou para ficar com uma mulher. Festivamente, os dois decidem cometer suicídio no dia 24 de dezembro, data odiada por ser o dia em que mais sentem solidão. Desde a primeira cena, eles preparam o dia do acerto de contas com a vida como se fosse uma comemoração.
Ficha técnica
Com Cia. Artística Tucura Cunumi
Texto: Dino Armas
Direção: Yovinca Arredondo Justiniano
Elenco: Diego Paesano e Janaina Prates
Vozes: Luis Ernesto Arredondo (Zacarias), Elizabeth Iannone (Mamá) e Daniel Quiñones (Federico)
Fotografia: Yovinca Arredondo Justiniano
Figurino: Gabriela Sandoval
Desenho de luz: Ricardo Guillen
Produção: Yovinca Arredondo Justiniano
20h – Praça da Sombra
Intervenção poética – BRASIL – Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min
A intervenção Polvos Poéticos tem como intenção de popularizar o gosto pela poesia. Os atores usam capacetes repletos de conduites de plásticos, criados pela atriz e diretora Thereza Piffer para o Grupo Sensus, e, inspirados na popular brincadeira do telefone sem fio, declamam poesias em um dos conduites que são ouvidas por mais seis pessoas, através dos outros conduites.
20h45 – Praça da Sombra / Lona Principal
Homenagem ao ator Paulo Goulart (1933-2014).
21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – BRASIL – Genet: o Poeta Ladrão
Duração: 80 min – Gênero: Drama – Classificação: 18 anos. Lotação: 700 lugares
A peça inicia em 1969 com a vinda de Genet (Ricardo Gelli) a São Paulo para a estreia da montagem brasileira de O Balcão, dirigida por Victor Garcia, encenada quando o Brasil enfrenta forte censura e repressão militar. Ao saber das inúmeras prisões de artistas e intelectuais, ele relembra de seus tempos na prisão e de todo o submundo que fez parte de sua vida marginal. Na intimidade de sua cela, em uma espécie de delírio, ele evoca os seres da noite, nesse lugar entre o sagrado e o profano, e recria um mundo imaginário de desejos e prazeres. Todas as personagens são inertes, abatidas pelo destino, fragmentos de um mundo decadente; e Genet é um deus bárbaro que se compraz no sacrifício humano. Para construir a peça, o autor Zen Salles se baseou nas personagens de Genet. “Mas, eu não sou totalmente fiel à história de vida dele. Nem ele mesmo o foi, pois como costumava dizer, ‘a poesia é a ruptura entre o real e o irreal’. É justamente esse Genet que me interessa e é retratado na minha dramaturgia: um Genet que habita as sombras, que ama os que erram, que tem atração pelo crime, que é poeta e sabe esgotar o mundo com a sua poesia viva”, explica.
Ficha técnica
Texto: Zen Salles – baseado na obra de Jean Genet
Direção: Sérgio Ferrara
Elenco: Ricardo Gelli, Fransérgio Araújo, Nicolas Trevijano, Rogério Brito, Felipe Palhares, Ralph Maizza, Gabrielle Lopez, Jhe Oliveira, Magno Argolo, Tiago Stechinni e Bruno Bianchi.
Figurino: Iraci de Jesus
Cenário: Sergio Ferrara
Iluminação: Rodrigo Alves
Sonoplasta: Sergio Ferrara
Fotos: Vivian Fernandez
Direção de produção: Elder Fraga
Realização: Fraga e Ferrara Produções
25 de abril – sexta-feira
19h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – ESPANHA – Decameron
Duração: 80 min – Gênero: comédia – Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Boccaccio escreveu sobre um grupo de crianças, filhos das famílias mais ricas de Florença, que estão fugindo de uma mortal epidemia e encontram refúgio em uma de suas casas de campo. Para se entreterem, elas contam histórias engraçadas uns para os outros. O Decameron é um dos marcos da literatura Européia banido pela Inquisição por ser obsceno e irreverente. Cheio de humor e erotismo o texto quebra a obscuridade Medieval e anuncia a Renascença. A montagem Decameron de Candido Pazo adaptou vários contos da história original – aqueles mais engraçados e mordazes que, atualmente, têm maior proveito metafórico – adaptando-os para a cena.
Ficha técnica
Adaptação da obra de Boccaccio: Cándido Pazó
Direção e narração: Cándido Pazó
Composição e direção musical: Manuel Riveiro
Gravação musical: Harry C (viola, violino, bandolim), Manuel Riveiro (guitarras, percussão, piano, programação)
Cenário e figurino: Carlos Alonso
Iluminação: Afonso Castro
Assistente de direção: Afonso Castro
Produção senior: Avelino Cores “Faber”
Distribuição: PemáisPe
Produção: Belém Pichel
20h – Praça da Sombra
Intervenção poética – BRASIL – Polvos Poéticos
Com o Grupo Sensus. Criação e direção: Thereza Piffer
Classificação: Livre. Duração: 60 min
A intervenção Polvos Poéticos tem como intenção de popularizar o gosto pela poesia. Os atores usam capacetes repletos de conduites de plásticos, criados pela atriz e diretora Thereza Piffer para o Grupo Sensus, e, inspirados na popular brincadeira do telefone sem fio, declamam poesias em um dos conduites que são ouvidas por mais seis pessoas, através dos outros conduites.
21h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – BRASIL – Cabeça de Papelão
Duração: 70 min – Gênero: Comédia musical – Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Livremente inspirado em O Homem da Cabeça de Papelão, de João do Rio (1881-1921), Cabeça de Papelão narra por meio de quadros revisteiros, a história de Antenor que, por dizer a verdade verdadeira em vez da verdade conveniente, não é aceito em nenhum dos circuitos sociais do País do Sol, local onde vive. Cansado de não se adequar, ele decide deixar sua cabeça para conserto no relojoeiro e coloca em seu lugar uma cabeça de papelão. Carregada de ironia, a Cia. da Revista apresenta a veia satírica e politizada do cronista carioca nesta comédia musical. Na juventude, Antenor (interpretado por Pedro Bacellar, Adriano Merlini e Pedro Henrique Carneiro, em fases distintas) tentou ser firme nos ideais de bom moço. Bastou encontrar obstáculos para esquecer as convicções do passado.
Ficha técnica
Com Cia. da Revista
Dramaturgia: Ana Roxo
Direção, cenografia, figurinos e iluminação: Kleber Montanheiro
Elenco: Adriano Merlini, Bruna Longo, Daniela Flor, Gabriela Segato, Heloisa Maria, Luiza Torres, Natália Quadros, Paulo Vasconcelos, Pedro Bacellar e Pedro Henrique Carneiro.
Assistência de Direção: Deborah Penafiel
Direção musical, preparação vocal e composição: Adilson Rodrigues.
Músicos: Nina Hotimsky (acordeom) e Gabriel Hernandes (violão)
Operação de luz e projeção: Rodrigo Oliveira
Produção e execução: Cia. da Revista da Cooperativa Paulista de Teatro
26 de abril – sábado
18h – Auditório da Biblioteca Victor Civita
Mesa de discussão – O Teatro Brasileiro Contemporâneo
Por SP Escola de Teatro
Palestrantes: Alexandre Dal Farra e Soraya Belusi
Mediador: Valmir Santos
Duração: 60 min. Lotação: 150 lugares
17h – Em frente ao Auditório Simon Bolívar
Teatro de rua – BRASIL – Dentro é Lugar Longe
Duração: 90 min – Gênero: Drama – Classificação: 14 anos. Lotação: 28 lugares
A peça Dentro é Lugar Longe foi escrita a partir de história oral dos artistas-pesquisadores da Trupe Sinhá Zózima. A dramaturgia é permeada, sobretudo, por memórias da infância dos narradores, em que lembranças de nascimento e morte são contadas compondo a metáfora da vida como estirada, estrada longa. A vida é desvelada como viagem, caminhada das distâncias, num itinerário em que malas vazias ou abarrotadas são carregadas como símbolo de conquistas e de pelejas. A encenação ocorre em um ônibus em movimento (característica singular do grupo), potencializando a ideia de viagem, de partida, que ao mesmo tempo é também chegada.
Ficha técnica
Com Trupe Sinhá Zózima
Dramaturgia: Rudinei Borges
Direção: Anderson Maurício
Elenco: Alessandra Della Santa, Junior Docini, Maria Alencar, Priscila Reis e Tatiane Lustoza.
Direção musical: Junior Docini e Priscila Reis
Cenário e figurino: Anderson Maurício e Maria Alencar
Iluminação: Anderson Maurício e Otávio Dias
Produção: Thais Polimeni
Assistente de produção: Maria Alencar
Documentarista: Luciana Ramin
Fotografia: Christiane Forcinito e Danilo Dantas
Redação: Rudinei Borges
Orientação na confecção das malas cênicas: Adalberto Lima
17h – Auditório da Biblioteca Victor Civita
Mesa de Discussões – O Teatro Latino-Americano Contemporâneo
Por SP Escola de Teatro
Palestrantes: Beto Benites e Alexandre Mate. Mediadora: Silvana Garcia
Duração: 75 min. Lotação: 150 lugares
17h – Praça da Sombra
Teatro de rua – BRASIL – Marias da Luz
Duração: 60 min – Gênero: Comédia Grama. Classificação: Livre.
Ficha Técnica: Com As Graças. Dramaturgia: Daniela Schitini e Nereu Afonso da Silva (em colaboração com o grupo, a partir de depoimentos e histórias de frequentadores do Parque da Luz). Direção artística: André Carreira. Elenco: Eliana Bolanho, Juliana Gontijo, Daniela Schitini e Vera Abbud.
18h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – MÉXICO – A Vivir
Duração: 1h20 – Gênero: Drama – Classificação: 12 anos – Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Roteiro e direção: Odin Dupeyron. Interpretação: Odin Dupeyron.
20h – Praça da Sombra / Lona Principal
Peça – PORTUGAL – Aos Nossos Filhos
Duração: 90 min – Gênero: Drama – Classificação: 14 anos. Lotação: 700 lugares
Ficha técnica: Texto: Laura Castro. Direção: João das Neves. Elenco: Maria de Medeiros e Laura Castro.