SÃO PAULO – A simplicidade exuberante do espetáculo Condomínio Visniec garantiu cinco vagas na final da sétima edição do Prêmio Aplauso Brasil de Teatro – que será realizado no Teatro Sérgio Cardoso dia 29 de junho –, além de indicações aos prêmios APCA e Shell poderá ser conferida em três únicos sábados (11, 18 e 25) no Teatro Cacilda Becker.
Seis pequenos solos do autor romeno Matéi Visniec compreendem esse inusitado “condomínio” de personagens extravagantes extraído de coletâneas como O Teatro Decomposto ou O Homem Lixo. O nome dos monólogos – O Corredor, O Homem do Cavalo, O Adestrador, O Homem da Maçã, A Louca Tranquila e O Comedor de Carne – nomeiam as personagens vividas pelo coeso elenco – Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rossetto, Rafael Levecki, Rogério Pércore e Suzana Muniz -, sob a enxuta e impecável encenação de Clara Carvalho, centrada na extração do melhor de cada ator.
“A peça é uma meditação poética sobre a condição humana e a possibilidade de superação dos nossos conflitos, para que possamos derrubar os muros que nos dividem e caminhar em direção a uma sociedade menos predadora, devoradora, agressiva e solitária. A história desemboca em um amanhecer de frente para o mar, depois de uma travessia cheia de paisagens internas turbulentas. Mas esse universo sombrio se dissipa, aponta para a esperança. Visniec é um autor sempre bem-humorado e delicado que tenta abraçar a humanidade e tem enorme compaixão. É o que sempre me encantou na obra dele”, explica a diretora.
Ficha técnica:
Texto: Matéi Visniec. Direção: Clara Carvalho. Elenco: Ana Clara Fischer, Felipe Souza, Mônica Rossetto, Rafael Levecki, Rogério Pércore, Suzana Muniz. Tradução: Luiza Jatobá. Assistente de Direção: Mau Machado. Figurino: Marichilene Artisevskis. Música Original: Mau Machado. Desenho de Luz: Wagner Pinto. Assistente de Iluminação: Carina Tavares. Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli. Preparação corporal e coro cênico: Mau Machado e Suzana Muniz. Design Gráfico: Mau Machado. Fotos: Ronaldo Gutierrez. Fotos (registro processo): Roberto Lajolo. Técnica/Operação de Luz: Gabriel Greghi. Operação de Som: André Bedurê. Adereços: Luis Carlos Rossi. Costura e Modelagem: Judite Gerônimo de Lima. Costura de Enchimento: Paula Gaston. Alfaiate: Miguel Angel Arua. Envelhecimento: Foquinha Cris. Direção de Produção: Selene Marinho /SM Arte e Cultura. Coordenação de Produção: Ariel Cannal. Produção Executiva: Marcela Horta / SM Arte e Cultura.
Serviço:
CONDOMÍNIO VISNIEC
Sábados 11, 18 e 25 de janeiro, às 21h.
Duração: 55 minutos. Classificação: 14 anos.
Ingressos: R$30 (inteira) e R$15 (meia-entrada).
Venda Online: sympla.com.br
Teatro Cacilda Becker – Rua Tito, 295 – Lapa, São Paulo, SP.
Capacidade teatro: 198 lugares. Informações: (11) 3864-4513.