Nanda Rovere, do www.mondobhz.com.br/fit-bh-2012, parceiro do Aplauso Brasil na cobertura do FIT- BH

BELO HORIZONTE – Em Perfomance Sagazan, o artista do Congo, Olivier de Sagazan, radicado na França, chama a atenção por um trabalho de transfiguração. A todo momento, o artista joga o barro em sua face, que se modifica incessantemente. O corpo também recebe o barro, porém com menor intensidade.
Em 30 minutos de apresentação, inúmeras fisionomias são apresentadas ao público, as quais adquirem aspectos monstruosos. A performance pode gerar interpretações diversas, de acordo com a experiência de vida do espectador. De qualquer maneira, o artista faz alusão a um mundo em que os seres humanos perdem a sua identidade diante de uma sociedade que valoriza o bem material em detrimento do respeito ao ser humano e à sua individualidade.
Há um nítido descontentamento com a realidade. Em alguns momentos, Sagazan tem um comportamento agressivo e desesperado. O texto dramático tradicional dá lugar a uma linguagem em que a expressão corporal é o foco das atenções. As mensagens, portanto, estão nos gestos e cabe ao publico decifrar o significado da apresentação. Frases são ditas pelo artista, mas o que prevalece é a original modelagem do seu rosto.
Sagazan também participa do FIT – BH com Hybridation, Transept e Matéria Prima.
DETALHES
“Transfiguration1”, “Transfiguration2” e “Hybridation” são criações de Olivier de Sagazan. “Transept” é uma colaboração entre Olivier de Sagazan e Richard Nadal “Matéria Prima” é resultado de oficina ministrada pelo artista durante o Festival FIT-BH