Nanda Rovere, do www.mondobhz.com.br/fit-bh-2012, parceiro do Aplauso Brasil na cobertura do FIT- BH

BELO HORIZONTE – Israel está presente nos noticiários devido aos conflitos já existentes, mas temos poucas oportunidades para conhecer a produção artística do país. Quiet reflete o clima de instabilidade vivido pelos cidadãos e prega a paz entre os povos. Segundo a sinopse do espetáculo, a encenação é inspirada na realidade dos atores da montagem, que são árabes e judeus: um cotidiano em que o choque não permite que haja tranquilidade; o clima é tenso, apesar de muitas pessoas sonharem com uma vida pautada pela calma e pelo fim do medo.
Através do corpo, os atores expressam a instabilidade gerada pela guerra entre Israel e a Palestina. Textos e gritos de desespero são ouvidos durante a apresentação. Dança e teatro se unem. Os movimentos são incessantes, vigorosos e precisos.
Apesar do tema ser interessante, o entendimento do significado dos gestos e dos movimentos é complicado, o que torna a encenação cansativa. São 4 atores em cena, que ora interagem, ora dançam solitários. O tempo passa devagar e as cenas são demoradas.
Durante uma hora de apresentação, o público acompanha coreografias que sugerem um ciclo incessante entre guerra e paz. Brigas dão lugar a encontros harmônicos, mas logo em seguida há outro momento de tensão. Há tentativas de uma relação mais próxima, de toque físico, mas há muita dificuldade de integração, visto que os indivíduos parecem perdidos e enfurecidos, com receio de se entregarem a um relacionamento mais íntimo.
Um contínuo barulho de mar, no início da apresentação, dá lugar a uma trilha intensa e repetitiva, que perturba e irrita, sensações que remeteM o espectador ao espírito conturbado de uma guerra. Quiet nasceu do desejo dos integrantes do Grupo Arkadi Zaides de propor uma reflexão sobre a situação do Oriente Médio e clama por mudanças, que garantam à população uma vida sem violência. É um espetáculo que merece respeito devido ao seu caráter pacificador.
DETALHES
Grupo: Arkadi Zaides (Israel) Gênero: drama Direção e coreografia: Arkadi Zaides Elenco: Muhammed Mugrabi, Yuval Goldstein, Ofir Yudilevitch, ArkadiZaides Música: Tom Tlalim Duração: 1 hora / classificação indicativa: livre