“Forró Transregional”: Sair do lugar-comum é proposta de álbum

Na Rede – Quando o assunto é forró, vários estereótipos em relação ao gênero vem a nossa mente; Forró Transregional, primeiro disco apenas de canções do compositor e multi-instrumentista Ravi Kefi, busca exatamente o oposto. O álbum, que desde a primeira faixa demonstra fugir por completo do lugar comum, integra as plataformas de streaming musicais, pela Tratore. São 12 faixas que se lançam a uma leitura extremamente ousada, mesclando à tradicional instrumentação forrozeira, elementos do erudito contemporâneo e do rock progressivo.

Segundo o compositor, o conceito se dá a partir da idéia da transregionalização.

“Transregional é toda arte que, quanto mais se aprofunda em suas origens, mais universal se torna. Uma arte em que a sofisticação brota das raízes. Forró Transregional é um álbum que quer ampliar os caminhos do forró, aliando-se às forças criativas populares impulsionadas pela arte de (Luiz) Gonzaga e Valença, de (José) Ramalho e Dominguinhos”, conta Kefi que faz de tudo um pouco no disco.

Além de cantar, tocar piano, sanfona e violão é ele quem assina todos os arranjos e composições do trabalho, com exceção de Até que pare o xote, uma parceria com Egberto Gismonti, multi-instrumentista de fama internacional.

Com arranjos que buscam a complexidade da melhor música instrumental e letras que miram a excelência da MPB, o disco evidencia o casamento entre o simples e o complexo, o espontâneo e o elaborado, para elevar o forró contemporâneo ao nível de seus melhores dias.

“Bem, é forró: tem zabumba, triângulo, sanfona e aqueles ritmos e melodias típicas da música nordestina. Dá pra dançar, cantar junto e ser feliz. Mas, a partir dessa base, a música estabelece conexões inesperadas com universos aparentemente distantes”, conta o compositor.

O tom do trabalho, para os sedentos pela música “fora da caixinha”, pode surpreender no mais harmonioso encontro entre tradição e contemporaneidade.

 

SERVIÇO

Forró Transregional, de Ravi Kefi.

#CliquAqui para ouvir 

 

 

 

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*