FTC: Curitiba se prepara para receber o principal evento de artes cênicas do país

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)

FESTIVAL DE CURITIBA
FESTIVAL DE CURITIBA

Entre 26 de março e 7 de abril acontece a 22ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, reunindo mais de 400 espetáculos e transformando a capital do Paraná num efervescente polo de arte

CURITIBA – Curitiba vai abrigar entre os dias 26 de março e 7 de abril, pelo 22º ano consecutivo, um evento dedicado às artes cênicas que reverbera por toda a cidade. Os mais de 400 espetáculos que fazem parte da programação do Festival de Teatro de Curitiba deverão ocupar não apenas teatros e espaços culturais, mas ruas e praças, transformando a capital do Paraná num efervescente e animado polo de arte, impactando também a indústria do turismo e entretenimento da região.

A programação do Festival inclui mostra com 32 espetáculos encenados por grupos brasileiros e, também, do exterior. O Fringe, mostra que tem participação livre dos grupos de teatro, dependendo unicamente de espaço na programação, será composto por 370 peças. Durante o evento acontecerão, ainda, o Risorama – Festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash – um grande show de variedades, com mágica e arte circense -, De Repente – espaço aberto para a arte do improviso -, Guritiba – programação para as crianças de todas as idades – e Gastronomix – “quermesse” de alta gastronomia com criações de renomados chefs brasileiros.

De acordo com Leandro Knopfholz, idealizador e diretor do Festival, “neste ano, a linha curatorial privilegia a utilização de novas tecnologias a serviço das encenações, a presença da música como linha condutora de muitos trabalhos, a fusão do teatro com outras artes, como dança, cinema e circo, e, ainda, o trabalho de grupos que trazem uma identidade cultural”.

Serviço

22º Festival de Teatro de Curitiba

Data: 26 de março a 7 de abril de 2013

www.festivaldecuritiba.com.br

*O Aplauso Brasil viajou a cpnvite do Festival de Teatro de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.