João Manuel Mota*, para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

CURITIBA – Os grupos Parlapatões e Espanca!, o ator e diretor Enrique Diaz e a mais recente montagem de Uma noite na lua, sucesso do autor João Falcão, são as atrações do primeiro dia de Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba.
O espetáculo belga Kiss & Cry, que estava confirmado na programação foi substituído por Uma noite na lua. Todos se apresentam nessa quarta e quinta-feira (27 e 28.03) às 21h, exceto Uma noite na lua que será apresentado somente hoje.
Uma novidade dessa edição é a parceria firmada entre Festival de Teatro de Curitiba e Instituto Cultural Itaú na co-produção de duas montagens. Uma é a peça Parlapatões Revistam Angeli que transpõe para o palco personagens do cartunista Angeli. Dirigido por Hugo Possolo, um dos fundadores dos Parlapatões, o espetáculo é uma comédia que recria situações e histórias extraídas das HQs e tirinhas do cartunista em esquetes que preservam o humor do artista em uma espécie de “revista rock n’roll teatral”. A peça será apresentada no Teatro Marista.
A outra é o espetáculo em processo Cine Monstro versão 1.0 do ator e diretor Enrique Diaz, baseado no texto “Monster” do canadense Daniel MacIvor. Enrique Diaz já montou outros dois textos desse dramaturgo anteriormente, In on it e À primeira vista. Dessa vez ele conta com a colaboração de Marcos Abreu na direção. Cine Monstro versão 1.0 será apresentado no Guairinha.
Já o Teatro Paiol recebe o grupo Espanca! com o espetáculo O liquido tátil, escrito e dirigido por um dos nomes mais reverenciados do teatro contemporâneo, o argentino Daniel Veronese. A montagem também está em cartaz no SESC Pompéia, em São Paulo até o dia 28 de abril.
Uma das atrações desses dois primeiros dias de festival seria a peça Kiss & Cry da Bélgica. Mas em decorrência de problemas logísticos com o transporte do cenário, as apresentações foram canceladas e a produção do Festival de Curitiba convidou o espetáculo Uma noite na lua, protagonizado pelo ator e humorista Gregório Duvivier. O ator também está em cartaz no Rio de Janeiro com o musical Como vencer na vida sem fazer esforço, dirigido pela dupla Möeller & Botelho.
A peça de João Falcão será apresentada exclusivamente no dia 27 de março (quarta-feira), às 21h no Guairão. Na quinta-feira (28.03) não haverá sessão.
*João Manuel Mota está à convite do Festival de Teatro de Curitiba