FTC: Estreia nacional, espetáculo em processo, co-produção Brasil-Argentina e uma substituição marcam o primeiro dia da Mostra Oficial

João Manuel Mota*, para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

festival_de_teatro_de_curitiba_20130311190419
Grupo Parlapatões (SP) traz os personagens de Angeli ao teatro.

CURITIBA – Os grupos Parlapatões e Espanca!, o ator e diretor Enrique Diaz e a mais recente montagem de Uma noite na lua, sucesso do autor João Falcão, são as atrações do primeiro dia de Mostra Oficial do Festival de Teatro de Curitiba. 

O espetáculo belga Kiss & Cry, que estava confirmado na programação foi substituído por Uma noite na lua. Todos se apresentam nessa quarta e quinta-feira (27 e 28.03) às 21h, exceto Uma noite na lua que será apresentado somente hoje.

Uma novidade dessa edição é a parceria firmada entre Festival de Teatro de Curitiba e Instituto Cultural Itaú na co-produção de duas montagens. Uma é a peça Parlapatões Revistam Angeli que transpõe para o palco personagens do cartunista Angeli. Dirigido por Hugo Possolo, um dos fundadores dos Parlapatões, o espetáculo é uma comédia que recria situações e histórias extraídas das HQs e tirinhas do cartunista em esquetes que preservam o humor do artista em uma espécie de “revista rock n’roll teatral”. A peça será apresentada no Teatro Marista.

A outra é o espetáculo em processo Cine Monstro versão 1.0 do ator e diretor Enrique Diaz, baseado no texto “Monster” do canadense Daniel MacIvor. Enrique Diaz já montou outros dois textos desse dramaturgo anteriormente, In on it e À primeira vista. Dessa vez ele conta com a colaboração de Marcos Abreu na direção. Cine Monstro versão 1.0 será apresentado no Guairinha.

Já o Teatro Paiol recebe o grupo Espanca! com o espetáculo O liquido tátil, escrito e dirigido por um dos nomes mais reverenciados do teatro contemporâneo, o argentino Daniel Veronese. A montagem também está em cartaz no SESC Pompéia, em São Paulo até o dia 28 de abril.

Uma das atrações desses dois primeiros dias de festival seria a peça Kiss & Cry da Bélgica. Mas em decorrência de problemas logísticos com o transporte do cenário, as apresentações foram canceladas e a produção do Festival de Curitiba convidou o espetáculo Uma noite na lua, protagonizado pelo ator e humorista Gregório Duvivier. O ator também está em cartaz no Rio de Janeiro com o musical Como vencer na vida sem fazer esforço, dirigido pela dupla Möeller & Botelho.

A peça de João Falcão será apresentada exclusivamente no dia 27 de março (quarta-feira), às 21h no Guairão. Na quinta-feira (28.03) não haverá sessão.

*João Manuel Mota está à convite do Festival de Teatro de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.