João Manuel Mota*, para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

CURITIBA – O Clowns de Shakespeare apresenta pela primeira vez fora de Natal (RN) a sua mais nova montagem, a obra cânone universal Hamlet. Com direção do encenador paulista Marcio Aurélio, essa é também a primeira vez que o grupo mergulha no universo da tragédia. A peça tem nesse sábado a última apresentação no Festival, às 21h, no Teatro Bom Jesus.
A parceria com Marcio Aurélio foi construída nos últimos cinco anos, desde que o grupo o conheceu durante uma residência artística no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) em 2007. O diretor declarou em coletiva de imprensa durante o Festival que no início do processo cada ator leu uma versão diferente do texto e a intenção primeira foi construir um espetáculo “com eles e não para eles”, nas palavras de Marcio.
Essa releitura do clássico de Shakespeare apresenta traços minimalistas, e segundo o grupo se difere de tudo o que eles experimentaram cenicamente. “A limpeza da cena exige uma sofisticação, trabalhada na articulação e na preparação corporal dos atores”, pontuou o diretor.

O espetáculo foi montado no espaço do grupo sediado em Natal e lá teve sua estreia e temporada em 2012. Essa informação é de fundamental importância para entender essa peça. A encenação foi contaminada, no bom sentido, pela relação com esse espaço. Por exemplo, os andaimes e a porta de rolo utilizados em cena são elementos presentes no barracão do Clowns de Shakespeare em Natal.
Outras informações acesse : www.festivaldecuritiba.com
Para saber mais sobre o grupo acesse: http://www.clowns.com.br
*João Manuel Mota, está a convite do Festival de Teatro de Curitiba.