FTC: Hamlet é resultado do encontro de Marcio Aurélio com o Clowns de Shakespeare

João Manuel Mota*, para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

 

Titina Medeiros como Ofélia e Joel Monteiro como Hamlet
Titina Medeiros como Ofélia e Joel Monteiro como Hamlet

CURITIBA – O Clowns de Shakespeare apresenta pela primeira vez fora de Natal (RN) a sua mais nova montagem, a obra cânone universal Hamlet. Com direção do encenador paulista Marcio Aurélio, essa é também a primeira vez que o grupo mergulha no universo da tragédia. A peça tem nesse sábado a última apresentação no Festival, às 21h, no Teatro Bom Jesus.

A parceria com Marcio Aurélio foi construída nos últimos cinco anos, desde que o grupo o conheceu durante uma residência artística no Teatro da Universidade de São Paulo (TUSP) em 2007. O diretor declarou em coletiva de imprensa durante o Festival que no início do processo cada ator leu uma versão diferente do texto e a intenção primeira foi construir um espetáculo “com eles e não para eles”, nas palavras de Marcio.

Essa releitura do clássico de Shakespeare apresenta traços minimalistas, e segundo o grupo se difere de tudo o que eles experimentaram cenicamente. “A limpeza da cena exige uma sofisticação, trabalhada na articulação e na preparação corporal dos atores”, pontuou o diretor.

Fernando Yamamoto, diretor artistico do Clowns de Shakespeare, e Marcio Aurelio, diretor de  Hamlet
Fernando Yamamoto, diretor artistico do Clowns de Shakespeare, e Marcio Aurelio, diretor de Hamlet

 

O espetáculo foi montado no espaço do grupo sediado em Natal e lá teve sua estreia e temporada em 2012. Essa informação é de fundamental importância para entender essa peça. A encenação foi contaminada, no bom sentido, pela relação com esse espaço. Por exemplo, os andaimes e a porta de rolo utilizados em cena são elementos presentes no barracão do Clowns de Shakespeare em Natal.

Outras informações acesse : www.festivaldecuritiba.com

Para saber mais sobre o grupo acesse: http://www.clowns.com.br

 

 

*João Manuel Mota, está a convite do Festival de Teatro de Curitiba.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*