FTC: Os Bem Intencionados celebra os 25 anos de Lume Teatro

João Manuel Mota*, para o Aplauso Brasil (aplauso@gmail.com)

Os Bem Intencionados será apresentado no Centro de Eventos do Sistema Fiep na quinta e sexta-feira (28 e 29) às 21h
Os Bem Intencionados será apresentado no Centro de Eventos do Sistema Fiep na quinta e sexta-feira (28 e 29) às 21h

CURITIBA – Após ser premiado na categoria especial do Prêmio Shell de Teatro pelos 25 anos de trabalho permanente de pesquisa, o grupo paulista Lume Teatro desembarca em Curitiba com Os bem intencionados. Fruto de criação colaborativa com a diretora e dramaturga Grace Passô, do grupo mineiro Espanca!, o espetáculo reproduz o ambiente de um bar com música ao vivo, no qual se encontram sete figuras típicas da noite.

Na coletiva de imprensa realizada na manha de quarta-feira (27), os atores Carlos Simioni e Ricardo Pucetti falaram um pouco sobre essa nova experiência de trabalho. Eles destacaram a importância da ambientação do espaço cênico que reproduz um bar, como um cabaré, o que por si só propõe ao publico uma maneira particular de se relacionar com o espetáculo, inclusive editando por meio da observação o que está acontecendo nas cenas.

Ricardo relatou que na trajetória do Lume o grupo investiga as diversas maneiras de se relacionar com o público, e nessa peça não é diferente. “Isso nos coloca em uma situação de risco em que o público está presente e vê de perto a figura e o ator”, explicou dizendo que eles, enquanto atores, ficam mais empolgados.

O ator Carlos Simioni em coletiva de imprensa durante o Festival de Teatro de Curitiba
O ator Carlos Simioni em coletiva de imprensa durante o Festival de Teatro de Curitiba

Segundo Pucetti e Simioni, nessa montagem o grupo utilizou no processo de composição procedimentos diferentes da rotina adotada pelo grupo na sua trajetória marcada pela força nas investigações corporais. Uma das propostas da direção foi que não utilizassem nenhuma técnica especifica durante os aquecimentos. “Tudo o que temos como experiência aparece na cena, mas usado de outra forma”, pontuou Simioni.

Quando perguntados sobre a carreira e como ser possível essa convivência em tantos anos de trabalho, os atores foram categóricos ao afirmar que além da amizade o grupo se mantém junto pelo trabalho.

É a primeira vez que o Lume viaja com esse espetáculo que estreou em julho de 2012 em São Paulo, na União Fraterna Bailes, mesmo lugar em que foi filmado Chega de Saudade, de Laís Bodanzky (2007). O grupo também fez uma temporada de dois meses no Sesc Pompéia na capital paulista.

Os bem intencionados será apresentado nessa quinta e sexta-feira (28 e 29.03) às 21 horas no Centro de Eventos do Sistema Fiep.

Para mais informações acesse: www.festivaldecuritiba.com

Conheça mais sobre o Lume Teatro: www.lumeteatro.com.br

*João Manuel Mota está a convite do Festival de Teatro de Curitiba

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*