Gabriel Villela encena três textos de William Shakespeare em São Paulo

Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Sua Incelença, Ricardo III", direção de Gabriel Vilella para peça de Shakespeare

SÃO PAULO – Entre julho e agosto o diretor Gabriel Villela estará com três peças de Shakespeare em cartaz em SP. Dia 25 de julho estreia Sua Incelença Ricardo III, No SESC Belenzinho (20h30). Depois é a estreia de Romeu e Julieta, direção Gabriel Villela, dia 28 de julho, às 15h00, no Parque da Juventude e logo em seguida faz temporada no SESC Belenzinho. Macbeth, que fica até 19 de agosto no Teatro Vivo.

Romeu e Julieta, com o Grupo Galpão de Belo Horizonte, transporta a tragédia dos jovens de Verona para o sertão mineiro e tem o universo do circo como inspiração para as cenas, figurinos e maquiagem. As cenas primam pela poesia e romantismo, com momentos de drama e muitas pitadas de humor.

A trilha é especial com músicas do nosso cancioneiro popular, cantadas e tocadas ao vivo. O destaque fica para a encenação em cima, ao redor e dentro de uma veraneio. Além da interpretação em cima de pernas de pau.

Romeu e Julieta estreou em 1992 e viajou pelo Brasil e vários países do mundo. Depois de alguns anos sem encenar a peça, o Galpão foi convidado para encená-la em Londres, no Shakespeare’s Globe, em maio deste ano como parte do festival Globe to Globe, evento cultural ligado aos Jogos Olímpicos de 2012. O Grupo já havia se apresentado no mesmo local em 2000.

A  re-estreia no Brasil foi em junho, na Pç

Aplausos ao Grupo Galpão que celebra 30 anos em 2012, para orgulho brasileiro

a do Papa, em Belo Horizonte, dentro do 11º Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte ( FIT- BH), início das comemorações dos 30 anos do Galpão.

Os atores são talentosos e conseguem com o público uma empatia ímpar. É desejável chegar cedo às sessões porque enche.

Sua Incelença Ricardo III, com o grupo potiguar Clowns de Shakespeare, é mais um espetáculo de Villela que também trabalha com o circo.

Tem linguagem simples e sotaque nordestino.  Retrata o desejo desenfreado pelo poder de maneira criativa e alegre. A adaptação, assinada por Villela, traz à rua um texto mais enxuto, que não perde sua essência.

Assim como Romeu e Julieta, as músicas chamam a atenção e também são interpretadas e tocadas ao vivo pelos atores. Traz canções de Supertramp, Luiz Gonzaga, Freddie Mercury e gêneros nordestinos, como as incelenças, isto é, cantigas relacionadas a costumes fúnebres.

O cenário grandioso e os belos figurinos também são um trunfo do espetáculo. Com elementos e vestimentas que lembram o cangaço e o mundo cigano, o espetáculo promove o encontro entre o Nordeste e a Inglaterra elisabetana.

Dos três espetáculos, Macbeth é o único apresentado em sala fechada.  Fala da ânsia pelo poder; um desejo que leva Macbeth e sua esposa a cometerem atrocidades, e por esse motivo traz um espírito de guerra, forte, intenso.

Ao mesmo tempo, no entanto, a poesia emana a cada fala, gesto e movimentação dos atores. Cenário (elementos de cena como o cenógrafo Marcio Vinicius denomina), figurino, luz e a trilha contribuem para o sucesso da montagem.

No elenco, formado somente por homens, a atuação do ator Claudio Fontana, como Lady Macbeth, chama a atenção do espectador.  Marcelo Antony (é quem interpreta Macbeth, com maturidade e segurança). Marco Antonio Pâmio, Carlos Morelli, Hélio Cícero, Marco Furlan, José Rosa e Rogerio Brito, completam o elenco.

Serviço

Sua Incelença Ricardo III

-SESC Belenzinho. De 25/07 a 16/08. Terça a quinta, às 20h30. Ingresso grátis 1h antes

-Palco da Praça Victor Civita. Dias 18/08, 19/08. Sábado e domingo, 17h, Rua Sumidouro, 580, Pinheiros. Grátis. (Para mais detalhes: http://www.sescsp.org.br/sesc/ e http://www.clowns.com.br/)

Romeu e Julieta

-Parque da Juventude. Dia 28 de julho, às 15h00. Grátis.

-SESC Belenzinho

04/08 a 12/08. Sábados, às 19h. Domingos, às 18h. Ingresso grátis 1h antes, mas é bom chegar o mais cedo possível.

– Pq. da Independência

Av. Nazaré, s/ nº – Ipiranga – Sul. Telefone: 2273-7250.

Dias 13 e 14/09: 19h.

O Galpão também apresenta:

Tio Vânia (Aos que Vierem Depois de Nós). SESC Vila Mariana Dia(s) 24/08, 25/08, 26/08. Sexta, às 21h, sábado, às 17h e 21h e domingo, às 18h. Venda pelo sistema INGRESSOSESC a partir de 1/8, às 14h. Teatro.

Till – a Saga de Um Herói Torto. SESC Carmo

Dia(s) 21/08, 22/08 Terça e quarta, às 17h.

SESC Belenzinho. Dia(s) 18/08, 19/08. Sábado, às 19h, e domingo, às 18h. Grátis. Ingresso 1h antes

(Para mais detalhes: http://www.sescsp.org.br/sesc/ e http://www.grupogalpao.com.br)

Macbeth

Teatro VIVO – Avenida Doutor Chucri Zaidan, 860, Itaim / Vila Olímpia. Temporada – de sexta a domingo de 1º de junho a 19 de agosto. Sex 21h30; Sáb 21h; Dom 19h. R$ 50 (sex e dom), R$ 70 (sab). Tel: 7420-1520. Aceita todos os cartões.

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*