SÃO PAULO – As ações pedagógicas da quinta edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo –  MITsp estão com inscrições abertas. Todas são gratuitas, mas devem ter inscrição pelo site do evento (www.mitsp.org).

As Ações Pedagógicas e os Olhares Críticos compõem atividades que propõem intercâmbio e aproximação entre artistas de várias nacionalidades e profissionais brasileiros e também levar reflexões sobre o fazer teatral que expanda as apresentações dos espaços cênicos.

No caso das ações pedagógicas, serão cinco atividades diferentes. A residência com a encenadora alemã Susanne Kennedy e os workshops com a dramaturga sueca Liv Elf Karléncom os cenógrafos brasileiros Aby Cohen & Renato Bolellicom a artista e produtora croata radicada na Espanha Iva Horvat, e com a artista argentina Lola Arias.

A quinta edição da MITsp acontece entre os dias 1 a 11 de março de 2018, em vários espaços da cidade de São Paulo.

SOBRE OS WORKSHOPS

A alemã Susanne Kennedy, que esteve na edição passada da MITsp com o espetáculo de Por Que o Senhor R. Enlouqueceu?, volta a São Paulo exclusivamente para conduzir a residência artística Textos Cotidianos na Cena cujo mote principal é o trabalho com novas formas de linguagem verbal aliadas à precisão das expressões corporal e vocal. Os artistas brasileiros trabalharão sob sua orientação, com apoio das performers holandesas Suzan Boogaerdt (atriz de Senhor R.) e Bianca van der Schoot, que conduzirão a preparação física.

Inscrições: até 4 de fevereiro

A encenadora e dramaturga sueca Liv Elf Karlén  criou um método sobre como percebemos e performamos gênero, sexualidade e raça tanto na vida diária quanto nos palcos. Em seu workshop prático Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão, ela partilhará técnicas que desconstroem os usuais estereótipos reproduzidos no teatro e também a atuação normativa. Assim, pretende estimular a busca por novas e amplas expressões artísticas.

Inscrições: até 10 de fevereiro

Os cenógrafos e curadores brasileiros Aby Cohen & Renato Bolelli Rebouças conduzem o workshop Intersecções entre poéticas não-verbais para artistas do desenho da cena (cenografia, iluminação, figurino, visagismo, adereços, multimídia). A ideia é de que os participantes criem narrativas não-textuais a partir de uma provocação inicial: como o teatro capta a vida e a realidade?

Inscrições: até 10 de fevereiro

Lola Ariasdramaturga e diretora argentina, propõe aos participantes uma experiência radical de investigar, por meio de diversos materiais, uma história pela qual são secretamente aficionados. O objetivo do workshop, chamado Meus Documentos, é convidar os participantes a propor e organizar narrativas em torno de documentos materiais e simbólicos que lhes sejam bastante significativos.

Inscrições: até 15 de fevereiro

 A produtora e artista croata radicana da Espanha Iva Horvat também vem exclusivamente ao Brasil para seu workshop sobre Internacionalização de Espetáculos”. Com experiência à frente de projetos artísticos de repercussão mundial, a artista e produtora croata Iva Horvat, há anos residente em Barcelona, Espanha, e fundadora da Art Republic, uma agência voltada para a gestão das artes, vem à MITsp conduzir um workshop sobre estratégias de divulgação e de circulação internacional de espetáculos.

Inscrições: até 10 de fevereiro

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)