GRÁTIS: CENÓGRAFOS BRASILEIROS ABY COHEN E RENATO BOLELLI REBOUÇAS DÃO WORKSHOP NA MITSP

SÃO PAULO – Até 10 de fevereiro estarão abertas as inscrições para o workshop Intersecções entre poéticas não-verbais, com os cenógrafos brasileiros Aby Cohen e Renato Bolelli. A ação faz parte da Mostra Internacional de Teatro (MITSP), que começa em março. As inscrições são pela internet e o resultado da seleção sai dia 19 de fevereiro.

Esse workshop promove o encontro de artistas do desenho da cena (cenografia, iluminação, figurino, visagismo, adereços, multimídia) para criarem narrativas não-textuais a partir de uma provocação inicial: como o teatro capta a vida e a realidade?

Com as orientações de Aby Cohen & Renato Bolelli Rebouças – cenógrafos e curadores da Mostra Nacional Brasileira na Quadrienal de Praga 2019 , a ideia é também usar as intersecções entre os próprios artistas do grupo de diferentes disciplinas.

Os processos e resultados deste projeto serão apresentados ao final, em formato de exposição-performance assinada coletivamente, seguida por debate sobre o processo.

Faça sua inscrição em www.mitsp.org. Atenção: o workshop tem 20 vagas e é gratuito.

Sobre os orientadores

Aby Cohen (Brasil, 1965) Cenógrafa, diretora de arte e curadora, atuante no teatro, cinema e exposições. Premiada com a Triga de Ouro na Quadrienal de Praga 2011 pelo projeto expositivo e curatorial para a Mostra Nacional Brasileira. Curadora internacional da PQ2015 SharedSpacePolitics e autora da instalação-ocupação-performance Terra de Ninguém, na PQ2015. Começou no teatro, como cenógrafa, com o diretor Antunes Filho, em 1992. Desenvolve projetos no Brasil e exterior e foi responsável pela identidade visual do Espaço Brasil no Ano do Brasil em Portugal 2012/13. Recebeu outros importantes prêmios internacionais, como o IDCA – International Comunication Design Awards/2013. Autora e designer do projeto Desenhos de Cena #1, SESC São Paulo /2016, e Desenhos de Cena #2: Playground Project, para o World Stage Design emTaiwan, 2017. É curadora geral da Mostra Nacional do Brasil na PQ2019. Doutora em Artes pela ECA – USP. Foi vice-presidente da OISTAT 2013-2017.

Renato Bolelli (Brasil, 1979) Diretor de arte, cenógrafo, figurinista, arquiteto e pesquisador. Cria projetos para teatro, dança, performance, cinema, expografia e eventos desde 2003. Recebeu o Prêmio Shell de Cenografia por Arrufos, que integrou a Quadrienal de Praga em 2011. Representou ainda o país como integrante do projeto Desenhos de Cena #2, no World Stage Design em Taipei, em 2017. Integrante da plataforma UAP na zona rural de Cotia, onde coordenou o Programa de Residências e Intercâmbios Artísticos em 2017. É doutorando do Laboratório de Práticas Performativas da ECA/USP e curador adjunto da mostra brasileira na Quadrienal de Praga de 2019.

 

Workshop/Serviço

Local a definir

De 28/2 a 09/3, nas seguintes datas e horários:

28 de fevereiro, 02, 06 e 08 de março: das 10h às 17h

05 de março: das 10h às 14h

09 de março: das 11h às 14h (apresentação dos experimentos cênicos, seguida de debate)

Participantes: 20 artistas

Seleção para um ouvinte-pesquisador

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)