SÃO PAULO – No dia 4 de agosto, às 16 horas o Teatro Popular União e Olho Vivo – também conhecido como TUOV – abre as portas de sua sede, localizada no Bairro Bom Retiro, para receber a Companhia Estudo de Cena. O grupo apresentará o espetáculo Guerras Desconhecidas, que faz parte do seu projeto Teatro e Memória, com o qual o grupo retrata importantes conflitos brasileiros do século vinte e revisita uma parte da história brasileira pouco conhecida.

O espetáculo Guerras Desconhecidas é um teatro mambembe realizado em uma estrutura de ferro e lona, com cerca de trinta e seis metros quadrados. Com essa barraca, o grupo já se apresentou em lugares emblemáticos para a criação do espetáculo como as cidades de Juazeiro, Canudos, Uauá e Euclides da Cunha na Bahia e Alagoa Grande, Itabaiana e João Pessoa, na Paraíba. Além de ter realizado vinte apresentações experimentais em dez feiras livres diferentes da cidade de São Paulo.

As cenas realizadas remetem o público a três guerras brasileiras que não aparecem na história oficial do país: a Guerra do Pau de Colher, a Guerra de São Bonifácio e a Guerra do Quintino Gatilheiro. A fonte de pesquisa dessas histórias foi o caderno Guerras desconhecidas do Brasil, escrito pelo jornalista Leonencio Nossa e publicado pelo jornal O Estado de S. Paulo em dezembro de 2010.

 Projeto da TUOV

Em seu novo projeto – TUOV 52 – Bom Retiro Meu Amor Ópera Samba, contemplado na 31ª Edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro para Cidade de São Paulo, o Teatro Popular União e Olho Vivo busca por fomentar a ocupação teatral de sua sede, ampliando as possibilidades de acesso à cultura na região. A população é convidada a cada mês, a conhecer o trabalho de um grupo diferente que apresentará obras que dialogam com a temática do novo espetáculo do TUOV, atualmente em processo de criação e com estreia prevista para o segundo semestre de 2018.

 

Teatro Popular União e Olho Vivo recebe a Companhia Estudo de Cena

Espetáculo: Guerras Desconhecidas

Quando: 04 de agosto de 2018 – Horário: 16h00

Sinopse: GUERRAS DESCONHECIDAS apresenta ao público três guerras brasileiras que não aparecem na história oficial do país: Guerra do Pau-de-Colher, Guerra de São Bonifácio e Guerra do Quintino Gatilheiro. O espetáculo é composto de um prólogo e três atos. A narrativa é conduzida por Lampião, Zapata, Pantera Negra e Santa Dica, personagens do imaginário social do nosso continente.

Para a criação a Estudo de Cena teve como base o caderno “Guerras Desconhecidas do Brasil” escrito pelo jornalista Leonencio Nossa e a construção de um teatro mambembe, a Barraca de Cena, montada em feiras, praças e ruas.

Duração: 90 minutos – Indicação etária: 14 anos – Entrada Gratuita

Ficha Técnica:

Concepção e produção: Companhia Estudo de Cena | Direção e dramaturgia: Diogo Noventa | Elenco: Anderson Oliveira, Cau Peracio; Juliana Liegel; Márcio Rodrigues; Marilza Batista e Roberto Kroupa | Produção Executiva: Diogo Noventa | Direção musical: Iraci Tomiato; Juh Vieira; Lucas Vasconcellos, Vinícius Hoffman e Roberto Kroupa | Direção de Arte: Valter Mendes.

Informações: teatropopularuniaoeolhovivo@gmail.com / www.facebook.com/tuovivo

Onde: Teatro Popular União e Olho Vivo, Rua Newton Prado, 766, Bom Retiro – São Paulo-SP – Tel: 011 3331-1001.