Grátis: Companhia de BH apresenta o projeto “Adultos em Cena” nos dias 22 e 23 na oficina Oswald de Andrade 

SÃO PAULO – Natural de Belo Horizonte (MG), a Companhia Teatro Adulto desembarca na Oficina Cultural Oswald de Andrade, nos dias 22 e 23 de janeiro de 2019, para apresentar o projeto Adultos em Cena, composto pelos monólogos Coisas Boas Acontecem de Repente e Homem-Bomba, ambos escritos por Cynthia Paulino. Os espetáculos são encenados em sequência nessas duas datas, a partir das 20h, com ingressos grátis.

O projeto revela personagens provocadores, na contramão do senso comum e que buscam intimamente a desconstrução e a compreensão dos monstros adultos que existem em todos nós. São narrativas singulares que dialogam entre si a partir do tema do autoconhecimento.

Encenadas em áreas com apenas 2m², as peças investigam a restrição do espaço de atuação, característica marcante na trajetória da companhia, o que viabiliza apresentações tanto em palcos tradicionais como em espaços alternativos.

Inspirado no clássico O Médico e o Monstro, do escritor escocês Robert Louise Stevenson (1850-1894), Homem-Bomba se passa em um mundo desigual, cada vez mais parecido com um grande abatedouro. Nesse lugar horrível, um homem, interpretado por Luiz Arthur, tenta compreender os vários eus que o habitam e, para tal, adota métodos nada convencionais.

Lovecraft, Tadeusz Além da obra de Stevenson, a montagem tem citações de vários escritores, poetas e pensadores, como Aldous Huxley, William Shakespeare, Carl Jung, Franz Kafka, HP Lovecraft, Tadeusz Kantor, Augusto dos Anjos, Samuel Beckett, William Blake e Osho. O espetáculo estreou em 2018 na Mostra Solos e Monólogos do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) e é encenado em cima de nove paletes brancos de plástico comumente utilizados em açougues.

Já Coisas Boas Acontecem de Repente, estrelado por Cynthia Paulino, estreou em 2016 e também integrou a Mostra Solos e Monólogos. A montagem é uma livre adaptação de manifestos, entrevistas, músicas e textos da anti-diva Karine Alexandrino. O espaço cênico reduzido é delimitado por um tapete de grama sintética, onde há uma cadeira e outros adereços (livros, cadernos e uma casa miniatura).

Na trama, a anti-diva MamaCy diz tudo o que lhe vem à cabeça, antes do início de seu show de volta aos palcos. Sem papas na língua, reflete sobre o poder do feminino, a passagem do tempo, a saudade do filho, seus poetas preferidos, a aceitação do diferente e muito mais.

SOBRE A CIA. TEATRO ADULTO

A Companhia Teatro Adulto cria e produz espetáculos desde 1996. Destacam-se: A Morte de DJ em Paris (1999), A Falecida (2004), Fala Comigo Como a Chuva (2008), A Última Canção de Amor Deste Pequeno Universo (2010), Entre Nebulosas e Girassóis (2013), Coisas Boas Acontecem de Repente (2016), Horror Vacui Hamlet (2016) e Homem-Bomba (2018).

COISAS BOAS ACONTECEM DE REPENTE – FICHA TÉCNICA

Dramaturgia, direção, cenário, trilha sonora e atuação: Cynthia Paulino

Iluminação: Luiz Arthur e Marina Arthuzzi

Coordenação técnica: Marina Arthuzzi

Figurino: Ananda Sette Camara, Cynthia Paulino e Jonnatha Horta Fortes

Maquiagem: Linda Paulino

Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli

Fotos: Catarina Paulino

Realização: Companhia Teatro Adulto

HOMEM-BOMBAFICHA TÉCNICA

Direção, trilha sonora e atuação: Luiz Arthur

Cenário: Cynthia Paulino e Luiz Arthur

Coordenação técnica e Iluminação: Marina Arthuzzi

Figurino: Cynthia Paulino

Adereços: Mauro Gelmini

Maquiagem: Linda Paulino

Assistente de produção e designer gráfico: Samara Martuchelli

Fotos: Catarina Paulino

Realização: Companhia Teatro Adulto

SERVIÇO

Adultos em Cena: Coisas Boas Acontecem de Repente e Homem Bomba
Oficina Cultural Oswald de Andrade – 
Rua Três Rios, 363 – Bom Retiro
Apresentações: 22 e 23 de janeiro, às 20h (as peças são apresentadas em sequência)
Ingressos: grátis, distribuídos uma hora antes de cada sessão
Classificação: 12 anos
Duração: 120 minutos

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado