Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)
SÃO PAULO – O Grupo XIX de Teatro realiza, em 19 de julho, a Domingueira XIX,das 12h às 17h, na Vila Maria Zélia. A abertura é com a exposição Faz de Conta de Ligia Yamaguti (às 12h), em seguida vem o espetáculo Eu Tenho Uma História, com o Grupo Sobrevento (às 13h), logo depois sessão da peça Hysteria, do Grupo XIX de Teatro (às 15h) e encerramento com show da cantora e compositora Crikka Amorim (às 17), integrante do grupo Samba de Rainha. Toda programação é gratuita.
As ações fazem parte do projeto Teorema: Sobre Certezas, Hipóteses e Vagalumes, contemplados pela 26º Edição da Lei do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, que prevê, ainda, a montagem de espetáculo inédito sobre a obra Teorema, de Pier Paolo Pasolini, com dramaturgia de Alexandre Dal Farra em colaboração com Grupo XIX de Teatro (previsão de estreia no segundo semestre).
Com o objetivo de despertar o interesse dos moradores da região e formar novas plateias, além do público que já acompanha do trabalho do grupo, a Domingueira XIX traz uma programação de exposição, peças e atividades culturais diferentes a cada mês.
Dia 19 de junho – Domingo
12h – Exposição Faz de Conta de Ligia Yamaguti
13h – Espetáculo Eu Tenho Uma História, com o Grupo Sobrevento de Teatro
15h – Espetáculo Hysteria com Grupo XIX de Teatro
17h – Show Crikka Amorim
Sinopses dos espetáculos
Espetáculo Hysteria
No final do século XIX, nas dependências de um hospício feminino, cinco personagens internadas como histéricas revelam seus desvios e contradições – reflexos diretos de uma sociedade em transição, na qual os valores burgueses buscavam adequar a mulher a um novo pacto social. Cenicamente, abdica-se do palco e dos recursos de sonoplastia e iluminação, optando-se por um espaço não convencional, no qual a plateia masculina é separada da plateia feminina que é convidada a interagir com as atrizes. Esta interação, aliada a textos previamente elaborados, gera uma dramaturgia híbrida e única a cada apresentação.
Ficha técnica
Direção: Luiz Fernando Marques. Criação, pesquisa de texto e figurinos: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Evelyn Klein, Mara Helleno, Janaina Leite, Juliana Sanches e Tatiana Caltabiano. Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 70 minutos. Classificação: 14 anos. Capacidade: 120 lugares.
Espetáculo Eu Tenho Uma História
Utilizando a linguagem do Teatro de Objetos, o espetáculo é resultado de pesquisa do grupo sobre histórias e personagens do bairro do Brás. Os atores buscaram relatos de jornais, coletaram depoimentos de quem viveu naquele Brás de outrora, conversaram com vizinhos, dando início a um movimento de resgate da memória afetiva da região.
As apresentações acontecem em tendas montadas em círculo. Cada história é apresentada em uma tenda e dura de 10 a 15 minutos cada. As sessões podem acontecer seguida e simultaneamente, durante uma hora aproximadamente, de acordo com o público presente.
Ficha técnica:
Direção e cenografia: Luiz André Cherubini. Dramaturgia: Grupo Sobrevento. Elenco: Daniel Viana, Liana Yuri, Sandra Vargas e Maurício Santana. Montagem: Marcelo Amaral, Anderson Gangla, J.E. Tico e Agnaldo Souza. Confecção das tendas: Agnaldo Souza, Anderson Gangla, J. E. Tico e Thaís Larizzatti. Produção Executiva: Lucia Erceg. Duração: 60 minutos. Classificação: Livre.
Show Crikka Amorim
Integrante do grupo Samba de Rainha, Crikka Amorim é cantora, compositora, violonista, arranjadora e diretora musical. Começou carreira após passagem pelo Garganta Profunda, grupo vocal que renovou a cena musical do Rio de Janeiro. Possui dois álbuns gravados No Ponto (2004) e Pirataria – Rita Lee por Crikka Amorim (2008).
Exposição Faz de Conta de Ligia Yamaguti
Formado por 5 móbiles feitos de diferentes materiais como gravetos, tecidos e bordados, ficam pendurados por galhos e funcionam como cenas de brincadeira de criança onde a imaginação completa o quadro. Outro móbile formado por telas, desenhos e alguns objetos cedidos por amigos da artista fica fixado na parede. Esta obra se chama O Vazio de Cada Um ou O Faz de Conta dos Outros.
Formada em Artes Plásticas pela FAAP, Ligia Yamaguti tem pós-graduação em designer de interiores pela Scuola Politecnica di Milano, Itália. Especializou-se em trompe l´oeil (engano do olho), técnica de pintura antiga que cria uma ilusão ótica no Institut Superiour de Peinture Decorative de Paris/IPEDEC.
Serviço:
DOMINGUEIRA XIX – Dia 19 de junho, das 12h às 17 horas, na Vila Maria Zélia. Grátis.
Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém. Telefone – (11) 2081-4647. Acesso para deficientes físicos. Informações e reservas, de segunda a sexta-feira das 14 às 18h. Estacionamento gratuito. Site – www.grupoxix.com.br