Grátis: Edições Sesc São Paulo participam do Flipoços 2019 

POÇOS DE CALDA – As Edições Sesc São Paulo participam do Festival Literário de Poços de Caldas 2019, o Flipoços, realizado na cidade de Poços de Caldas (MG)  até 5 de maio. Além de contar com estande de vendas na Feira Nacional do Livro, que acontece simultaneamente ao Flipoços, a editora promove uma programação especial gratuita em torno dos livros Patrimônio colonial latino-americano, de Percival Tirapeli; Tarsila do Amaral, a modernista, de Nádia Battella Gotlib; e Abecedário de personagens do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves.

No dia 03 de maio (sexta-feira), às 15h, o professor Percival Tirapeli participa de bate-papo sobre seu livro Patrimônio colonial latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, seguido de uma visita à Basílica Nossa Senhora da Saúde. Fruto de extensa pesquisa, a obra ricamente ilustrada abrange três séculos de arte colonial e é dividida em três partes: “Urbanismo colonial”, “Arquitetura eclesiástica” e “Arte sacra – mobiliário e ornamentação”.

No dia 04 (sábado), às 11h, é a vez da professora e ensaísta Nádia Battella Gotlib participar de bate-papo e sessão de autógrafos de Tarsila do Amaral, a modernista. O livro é uma biografia que recria a trajetória libertária de Tarsila do Amaral, debruçando-se sobre sua vida privada, sua formação artística, o circuito modernista, o movimento Pau-brasil e a Antropofagia, detalhando o empenho e a resistência da pintora em prol de sua diversidade tanto artística quanto afetiva-pessoal. Modelo de ruptura nas artes visuais e na literatura, Tarsila do Amaral influenciou a produção artística brasileira e teve um papel de vanguarda na ascensão social feminina.

Já entre os dias 03 e 05 de maio, o Grupo Osquindô realiza, em diversos horários, uma contação de histórias baseada no livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves, que reúne 141 personagens significativas e recorrentes do nosso folclore, com um recorte que busca contemplar a diversidade de origens – indígena, africana, europeia e oriental – como elemento constituinte da cultura brasileira. Cada personagem é apresentada em forma de verbete ilustrado, que descreve suas características físicas e psicológicas, sua origem e as narrativas em que aparece. Voltada ao público infantil, a atividade é realizada no Espaço Sesc Flipocinhos, uma parceria com o Sesc Minas.

 

Sobre o Flipoços

Conhecido pela diversidade da programação e por promover novos escritores, o Festival Literário de Poços de Caldas (Flipoços) movimenta a agenda cultural da cidade de Poços de Caldas (MG) desde 2006. Com atividades gratuitas para todos os tipos de públicos, o Festival tem como missão oportunizar a todos acesso facilitado ao mundo dos livros e contato com os escritores. Em 2019, o Festival é realizado junto com a 14ª Feira Nacional do Livro de Poços de Caldas.

Sobre o Espaço Sesc Flipocinhos

O Espaço Sesc Flipocinhos é pensado para a valorização da criança e seu aprendizado, de forma lúdica, despertando o interesse para a leitura no público infanto-juvenil. Durante os noves dias da Feira Nacional e o Festival Literário de Poços de Caldas, além da decoração atrativa e colorida, o espaço conta com uma programação especial envolvendo escritores, artistas, contadores de histórias, entre outros.

 

SOBRE AS EDIÇÕES SESC SÃO PAULO

Pautadas pelos conceitos de educação permanente e acesso à cultura, as Edições Sesc São Paulo publicam livros em diversas áreas do conhecimento e em diálogo com a programação do Sesc. A editora apresenta um catálogo variado, voltado à preservação e à difusão de conteúdos sobre os múltiplos aspectos da contemporaneidade. Seus títulos estão disponíveis nas Lojas Sesc, na livraria virtual do Portal Sesc São Paulo, nas principais livrarias e em aplicativos como Google Play e Apple Store.

Serviço
Edições Sesc São Paulo no Flipoços 2019

De 27 de abril a 04 de maio de 2019, das 9h às 21h

Dia 05 de maio de 2019, das 9h às 18h

Local: Espaço Cultural da Urca

Endereço: Praça Getúlio Vargas, Centro – Poços de Caldas (MG)

Entrada franca

Informações: http://www.flipocos.com

Dia 03 de maio, sexta-feira, às 15h

Bate-papo com Percival Tirapeli sobre o livro Patrimônio colonial latino-americano: urbanismo, arquitetura, arte sacra, seguido de visita à Basílica Nossa Senhora da Saúde.

Dia 04 de maio, sábado, às 11h

Bate-papo com Nádia Battella Gotlib seguido de sessão de autógrafos do livro Tarsila do Amaral, a modernista.

Dia 03 de maio, às 10h, 14h30 e 16h30

Dia 04 de maio, às 10h e 15h30

Dia 05 de maio, às 10h, 15h30 e 16h30

Contação de histórias com o Grupo Osquindô, baseada no livro Abecedário de personagens do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves, uma coedição Edições Sesc São Paulo e Editora FTD.

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado