GRÁTIS: Grupo XIX de Teatro faz apresentação especial de “Hygiene” no aniversário de 100 anos da Vila Maria Zélia

SÃO PAULO – No dia 6 de maio, a Maria Zélia, antiga vila operária da região do bairro do Belenzinho, completa 100 anos. A vila, tombada pelo Patrimônio Histórico em 1992, conserva ainda parte de sua arquitetura original. É nos casarões, ruas e escolas desativadas que o Grupo XIX de Teatro apresenta suas peças, desde 2004, quando firmou uma residência artística num intenso processo de pesquisa, difusão e formação graças ao trabalho contínuo do grupo em colaboração com a comunidade.

Encenada à luz do dia, Hygiene é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do final do século 19, onde um grande contingente de culturas e ideias divide o mesmo teto – o cortiço. A peça faz uma reflexão sobre o momento histórico em que o Brasil se construía numa velocidade acelerada recebendo diariamente milhares de imigrantes. Desse caldeirão de misturas surgem os embriões de importantes manifestações de nossa identidade, assim como as desigualdades sociais que marcam profundamente os nossos dilemas atuais.

Contando a história de operários, imigrantes, lavadeiras, meretrizes, ex-escravos, curandeiros, comerciantes do Rio de Janeiro da virada para século 20, quando a habitação virou uma questão pública e a sociedade, inspirada por modelos urbanos europeus, resolve por em prática a ideia de uma casa uni familiar, o Grupo XIX traz à tona as características que marcaram profundamente a construção da identidade brasileira. O samba, o sincretismo religioso, as lutas operárias, entre outras manifestações socioculturais tiveram seus embriões gerados nessas habitações coletivas.

FICHA TÉCNICA

Direção: Luiz Fernando Marques.
Pesquisa e Criação: Grupo XIX de Teatro.
Elenco: Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Tatiana Caltabiano.
Figurinos: Renato Bolelli.
Contrarregra: Luciano Morgado.
Produção Executiva: Vanessa Candela.
Produção: Grupo XIX de Teatro.
Assessoria de Imprensa: Adriana Balsanelli.
Produtor Multimídia: Jonatas Marques. Mais informações: www.facebook.com/grupoxixdeteatro

Serviço

HYGIENE
Vila Maria Zélia –
Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém
Dia 6 de maio, Sábado, às 11h
Duração: 80 minutos.
Classificação: Livre.
Capacidade: 80 lugares.
Ingressos: Grátis. Na bilheteria com 1 hora de antecedência. Em caso de chuva não haverá espetáculo. Esta atividade é publica e gratuita garantida pela Lei de Fomento ao Teatro para cidade de São Paulo.
Telefone – (11) 2081-4647.
Acesso para deficientes físicos. Informações, de terça a sexta-feira das 14 às 18h ou pelo e-mail faleconosco@grupoxix.com.br.
Estacionamento: gratuito.

Redação Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com.br)