GRÁTIS: MAPA CULTURAL TRAZ COMPANHIAS DE DANÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO À CAPITAL

Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com)

Mapa Cultural traz companhias do interior de São Paulo para a capital. Foto: divulgação
Mapa Cultural traz companhias do interior de São Paulo para a capital. Foto: divulgação

SÃO PAULO – O evento Mapa Cultural Paulista traz neste final de semana, 28 e 29 de maio, produções de dança do interior para o palco o Sérgio Cardoso. São 26 coreografias ao todo, com estilos entre o contemporâneo, jazz, livre, street dance e body hits. As apresentações são gratuitas e tem horários variados.

O Mapa Cultural é realizado pela Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo com produção pela Abaçaí Cultura e Arte. Essa é a fase regional do projeto. Nesta edição, entre os 13 escolhidos, 113 já passaram pelos palcos paulistas.

Vivian Maria, produtora responsável pelo evento, salienta que o mais importante no Mapa Cultural é respeitar e comtemplar a diversidade e, por isso, não há, necessariamente, uma ligação entre os trabalhos apresentados. “O que presenciamos muitas vezes é que, as cidades que mais apoiam seus artistas, normalmente têm trabalhos selecionados, pois este apoio reflete-se na qualidade”, analisa.

Mapa Cultural Paulista

Desde sua primeira edição, em 1995, o Mapa Cultural Paulista realiza o intercâmbio regional e o mapeamento dos produtores de cultura e de seus trabalhos no Estado de São Paulo. É uma oportunidade que os municípios têm de promoverem atividades culturais como oferta de lazer cultural à população.

O programa já tem 20 anos e há dez a produção é responsabilidade da Abaçaí Cultura e Arte, que buscou modificar, principalmente, segundo a Vivian, o caráter competitivo do evento, para se tornar democrático: “os  artistas participam da Fase Regional, onde são selecionados os representantes de cada uma das 13 regiões de mapeamento e, na Fase Estadual temos a Mostra onde todos estes trabalhos são apresentados”.

Depois de apresentar teatro e dança em maio, o evento segue em junho com literatura e vídeo; em julho com música erudita e canto coral e termina com artes visuais em agosto.

Após a Mostra, os trabalhos circulam pelo estado em apresentações de Canto Coral, Música Instrumental, Dança e Teatro e são lançados produtos culturais como CDs de Canto Coral e Música Instrumental, DVD com todos os vídeos, antologia de Literatura e catálogo de Artes Visuais.

PROGRAMAÇÃO 

SÁBADO –  DIA 28 DE MAIO DE 2016

Início das apresentações, 19h – Ordem de apresentação será definida de acordo com a produção do Mapa Cultural Paulista.

Grupos Participantes e Espetáculos:

 GRUPO: Leginários

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: Araçatuba CIDADE: Andradina

SINOPSE: Pessoas que desafiam as regras enfrentam barreiras e que se unem com o propósito de banir o conceito de divisão de grupos em legiões. Quebram suas próprias barreiras impostas pelo sistema, unindo estilos diferentes com habilidade de dançar.

GRUPO: Cia de Dança de Cubatão

ESTILO: Jazz

REGIÃO: Baixada Santista    CIDADE: Cubatão

SINOPSE: Quero falar desse amor desmedido, sem ser próprio nem ter propriedade, que segue perdoando os pequenos grandes erros do caminho, até se tornar doença crônica que vai consumindo, e consumindo, e consumindo.

GRUPO: Dançart

ESTILO: Livre

REGIÃO: Preseidente Prudente   CIDADE: Tupi Paulista

SINOPSE: Um ser forte e frágil, que ao longo dos anos foi conquistando seu espaço. A mãe, a filha que dos seus afazeres domésticos conquista o direito de estudar, de se formar, de fazer cultura, de praticar esportes, de ser atleta, conquista o direito do voto, sua proteção contra violência doméstica, seu espaço político, conquista sua independência.

GRUPO: Usina da Dança

ESTILO: Contemporâneo

REGIÃO: São José do Rio Preto    CIDADE: Orlândia

SINOPSE: “Como experienciar um lugar através da memória do nosso corpo. Partindo deste principio, este trabalho de dança contemporânea se expressa acerca das questões corporais, ligadas às vivências de cada bailarino em relação a um espaço físico da cidade de Orlândia, a construção histórica chamada “Castelinho”. Essas relações ultrapassam as questões materiais e transbordam ideias, sentimentos, dinâmicas, ações e movimentos”.

GRUPO: Cia. Street Bys

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: São José do Rio Preto    CIDADE: Fernandópolis

SINOPSE: Além de transmitir a procedência de alguns materiais, o trabalho tem como objetivo conscientizar a sociedade da necessidade de se reciclar o lixo

  GRUPO: Conatus Studio de Dança

ESTILO: Livre

REGIÃO: São José dos Campos    CIDADE: Pindamonhangaba

SINOPSE: Guerra Santa representa o início das religiões monoteístas até chegar ao atual comportamento do homem contemporâneo que sofre influências dessa história e dos idealismos religiosos e com isso sua intolerância.

GRUPO: Cia. Viela de Danças Urbanas

ESTILO:  Street Dance

REGIÃO Vale do Ribeira            CIDADE: Registro

SINOPSE: A coreografia se torna um ponto de partida para a difusão da dança clássica – locking, e a mistura de elementos constituintes na dançaBreaking, apresentando assim as origens musicais que projetam esse estilo.

 GRUPO: Cia. Blackout

ESTILO: Street Dance 

REGIÃO: Araraquara             CIDADE: Américo Brasiliense

SINOPSE: Ideia tirada de um texto literário chamado “CARTA ESCRITA NO ANO DE 2070”, onde é relatado o desabafo de um senhor de 50 anos de idade, dizendo que a vida na terra no ano de 2070 será quase impossível, pois o meio ambiente já estará praticamente neutro.

 DOMINGO –  DIA 29 DE MAIO DE 2016

 Início das apresentações, 18h – Ordem de apresentação será definida de acordo com a produção do Mapa Cultural Paulista.

Grupos Participantes e Espetáculos:

GRUPO: Grupo Experimental Roda Viva

ESTILO: Contemporânea        

REGIÃO: Bauru       CIDADE: Barra Bonita

SINOPSE: Coreografia inspirada na letra da música, explorando o movimento da dança contemporânea.

 GRUPO: Step Company

ESTILO: Street Dance

REGIÃO: Campinas      CIDADE: Valinhos

SINOPSE: A Coreografia tem como objetivo envolver o publico até o palco, não dando espaço nem para piscar.

GRUPO: Reverancce Núcleo de Dança

ESTILO: Livre

REGIÃO: Grande São Paulo     CIDADE: Carapicuíba

 

SINOPSE: Asbesto é o nome cientifico de ‘amianto’ um pó químico que se inalado pode levar a óbito. Assim como os Diversos problemas sociais, onde o jovem é bombardeado de injustiça e medo, induzindo-o a morte.

GRUPO: Body Hits

ESTILO: Body Hits

REGIAO: Marília    CIDADE: Palmital

SINOPSE: Imagine é embasado com um sonho infantil no qual a protagonista fantasia um show de um ídolo de sua família, Michael Jackson, criando abstratamente e parafraseando inúmeras coreografias do grande rei do pop.

GRUPO: Cia. Solu’z”

ESTILO: Livre

REGIÃO: Sorocaba / CIDADE: Tietê

SINOPSE: O Cotidiano vez em quando pode e deve ser questionado, mas isso não significa que não voltará a ser repetido usanças. Uma Reflexão breve.

Saiba mais em: http://www.abacai.org.br/cultura.php

 

 

 

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*