SÃO PAULO – O espetáculo ‘DOC. malcriadas’, concebido e dirigido por Lee Taylor, estreia curta temporada de 6 apresentações em 21 de fevereiro, sexta-feira, no Teatro João Caetano e segue em cartaz no Centro Cultural Olido para mais 12 apresentações, totalizando neste semestre 18 sessões nos dois espaços. A entrada é grátis.
A peça integra o projeto Antologia Documental e é resultado do curso de atuação teatral oferecido gratuitamente pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) em 2019.
O experimento cênico DOC. malcriadas foi criado a partir de uma pesquisa documental e faz parte da proposta artístico-pedagógica vivenciada no curso de atuação oferecido gratuitamente pelo Núcleo de Artes Cênicas (NAC) em 2019, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.
A motivação inicial foi pesquisar os valores morais que fundamentam o que se chama de “família tradicional brasileira”. Depois de mais de cem entrevistas realizadas por vinte atores e atrizes com membros de diversas famílias, escolhemos um recorte que oferece um olhar privilegiado para problematizar a família tradicional, por estar sempre presente e não fazer parte e por ser essencial e ao mesmo tempo substituível: as empregadas domésticas.
Na segunda etapa da pesquisa, foram mais de cinquenta entrevistas realizadas por nove atrizes com empregadas domésticas, faxineiras e diaristas que trabalham na cidade de São Paulo. A seleção dos relatos colhidos nas entrevistas foram o ponto de partida para quatro meses de investigação dramatúrgica e experimentação cênica, por meio de um processo colaborativo, que resultou na obra concebida e dirigida por Lee Taylor.
O experimento cênico DOC. malcriadas faz parte do projeto Antologia Documental, proposta artístico-pedagógica do NAC, que reúne obras teatrais baseadas em relatos colhidos a partir de entrevistas realizadas pelo próprio elenco.
Ficha técnica:
Com: Núcleo de Artes Cênicas (NAC)
Coordenação, concepção e direção: Lee Taylor
Diretor assistente: Hercules Morais
Assistência de direção: Federico Törres
Elenco: Alexia Rosa, Bia Barbosa, Gabriela Moreno, Giovanna Pantaleão, Larissa Morais, Mirielen Dollvik, Patrícia Pacheco.
Artistas-pedagogos: Lee Taylor, Hercules Morais, Gisele dos Reis
Iluminação: Fran Barros
Direção de Arte: Eric Lenate e Lee Taylor
Fotos: Marcelo Villas Boas
Teaser: Ludmila Daher / Marcelo Villas Boas
Assessoria de imprensa: Ofício das Letras – Adriana Monteiro
Serviço:
“DOC. malcriadas”
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa, 650 – Vila Clementino São Paulo – SP
De 21 de fevereiro a 1 de março de 2020
Sextas e sábados, 21h e domingos, 19h
Classificação indicativa: 14 anos
Duração: 90 min.
Entrada Gratuita
Capacidade I 438 pessoas
Centro Cultural Olido
Av. São João, 473 – Centro Histórico São Paulo – SP
De 27 de março a 19 de abril de 2020
Sextas e sábados, 20h e domingos, 19h
Duração: 90 min.
Entrada Gratuita
Sala Olido | Capacidade: 297 lugares