Kyra Piscitelli, do Aplauso Brasil (kyra@aplausobrasil.com.br)

SÃO PAULO – O Espaço Cultural Porto Seguro abre 2017 com uma exposição para agradar os amantes de fotografia e cinema. Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal traz 161 fotos de mais de 40 fotógrafos, das décadas de 1920 a 1960 (a era de ouro do cinema). A entrada é gratuita e estará aberta ao público a partir de sexta-feira (17).
A exposição, com curadoria de Robert Dance e Simon Crocker, é composta por fotografias da Fundação John Kobal, um grande colecionador de fotos de clássicos do cinema – e revela momentos e personagens inesquecíveis de Hollywood e seus filmes, captados por fotógrafos atuantes nos bastidores da maior indústria do cinema, em seu período áureo.
Segundo o representante da Fundação John Kobal, Terence Pepper “a coleção era muito grande e (na exposição) está mesclado fotos conhecidas e outras nem tanto, o que gerou um bom resultado”, diz.
A visitação acontece em ordem cronológica, a começar pelas lendas do cinema mudo, Charlie Chaplin e Mary Pickford, continuando comperformers dos primórdios do cinema falado, como Marlene Dietrich e Cary Grant, e encerrando com expoentes do pós-guerra, como Marlon Brando, Sophia Loren e Marcello Mastroianni.
O diretor executivo do Espaço Cultural da Porto Seguro Rodrigo Villela destaca que a exposição traz a cada década representada fragmentos de filmes e também trailers. “Esse conjunto é muito interessante para ver e representa muito da cultura ocidental no século passado e a potência que o cinema formou com relação a imagem”.
Ícones de Hollywood – Fotografias da Fundação John Kobal dá luz a quem estava escondido atrás das câmeras que registraram os bastidores do cinema. Entre os nomes Ernest Bachrach (1899-1973) – mais conhecido por seus retratos de Katharine Hepburn; John Miehle (1902-1952) – responsável pela maioria das fotos de Fred Astaire e Ginger Rogers dançando em cena aberta; e John Engstead (1909-1983) – fez o retrato de Marlon Brando para Um Bonde Chamado Desejo (1951) e foi o fotógrafo exclusivo de Marlene Dietrich
Espaço Porto Seguro em Números
O presidente da Porto Seguro, Fabio Luchetti, lembrou que a exposição abre o ano do espaço, que tem sido um sucesso e levou, em 2016, 50 mil pessoas.
Luchetti ainda afirmou que se levar em conta o Complexo Porto Seguro, que abriga outros pontos de entretenimento também, como um teatro e um restaurante, o número salta para 150 mil pessoas em circulação no ano passado.