
SÃO PAULO – Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe são sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima. Para quem gosta de conhecer a história mundial, eles darão palestra na quinta-feira (27), no Teatro João Caetano, às 20h. A palestra existe desde 2008 e já passou por 50 países. O encontro será gratuito e faz parte do projeto Sobreviventes pela Paz, idealizado pelo produtor, ator e diretor Rogerio Nagai. Ao lado dos sobreviventes japoneses, ele também criou o espetáculo “Os Sobreviventes de Hiroshima”, que já foi apresentado no mesmo teatro do município.
Os Três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima relatam o que viram e como sobreviveram à bomba atômica narram suas vivências e como sobreviveram a uma das piores tragédias da humanidade. São contados os momentos da explosão nuclear na cidade de Hiroshima, no Japão, em 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil. Lançada sobre a cidade de Hiroshima, às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, sua explosão causou 140 mil mortes.
Após a palestra haverá bate-papo com o público, seguida de sessão de venda do livro “A última mensagem de Hiroshima” do sobrevivente Takashi Morita.
Hiroshima
Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataques nucleares contra civis em toda a história.
No Brasil, há 78 sobreviventes das bombas, todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.
SERVIÇO:
“Os Sobreviventes de Hiroshima no Brasil e a Luta pela Paz”
Palestra com Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Rogério Nagai
Dia 27 de fevereiro, às 20h
Teatro João Caetano
Rua Borges Lagoa,650 – Vila Clementino
Duração 40 minutos
Livre
Grátis