Grátis: Sobreviventes de Hiroshima fazem palestra no Teatro João Caetano

 

 

“Os Sobreviventes de Hiroshima” traz vítimas de bomba atômica. Foto: Virginia Benevenuto

SÃO PAULO – Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe são sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima. Para quem gosta de conhecer a história mundial, eles darão palestra na quinta-feira (27), no Teatro João Caetano, às 20h. A palestra existe desde 2008 e já passou por 50 países. O encontro será gratuito e faz parte do projeto Sobreviventes pela Paz, idealizado pelo produtor, ator e diretor Rogerio Nagai. Ao lado dos sobreviventes japoneses, ele também criou o espetáculo “Os Sobreviventes de Hiroshima”, que já foi apresentado no mesmo teatro do município.

Os  Três sobreviventes da bomba atômica de Hiroshima relatam o que viram e como sobreviveram à bomba atômica narram suas vivências e como sobreviveram a uma das piores tragédias da humanidade.  São contados os momentos da explosão nuclear na cidade de Hiroshima, no Japão, em 1945, os dias seguintes e a imigração para o Brasil. Lançada sobre a cidade de Hiroshima, às 8h15 do dia 6 de agosto de 1945, sua explosão causou 140 mil mortes.

Após a palestra haverá bate-papo com o público, seguida de sessão de venda do livro “A última mensagem de Hiroshima” do sobrevivente Takashi Morita.

Hiroshima

Em 6 de agosto de 1945, no estágio final da Segunda Guerra Mundial, os Estados Unidos lançaram uma bomba na cidade de Hiroshima. Três dias depois, atingiram também Nagasaki. Foram milhares de mortos e feridos, além de sobreviventes que buscaram retomar suas vidas depois da tragédia. Os números oficiais informam entre 130 e 240 mil mortos como resultado destes que foram os primeiros e únicos ataques nucleares contra civis em toda a história.

No Brasil, há 78 sobreviventes das bombas, todos associados à Associação Hibakusha Brasil Pela Paz, anteriormente chamada de Associação das Vítimas da Bomba Atômica no Brasil. Após ajuda médica e reconhecimento dado a essas pessoas, a associação passou a se dedicar também à propagação de mensagens de paz e pelo fim de armas e usinas nucleares.

SERVIÇO: 

“Os Sobreviventes de Hiroshima no Brasil e a Luta pela Paz”

Palestra com Takashi Morita, Kunihiko Bonkohara, Junko Watanabe e Rogério Nagai

Dia 27 de fevereiro, às 20h

Teatro João Caetano

Rua Borges Lagoa,650 – Vila Clementino

Duração 40 minutos

Livre

Grátis

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!