Grupo 3 encena Murilo Rubião

Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

"O amor e outros estranhos rumores" -da esquerda para direita Débora Falabella, Rodolfo Vaz, Maurício de Barros - crédito Rodrigo Hypolitho 323

SÃO PAULO – O Grupo 3 de Teatro monta “O Amor e Outros Estranhos Rumores”, baseado na obra do principal escritor brasileiro dedicado exclusivamente ao gênero fantástico, Murilo Rubião. A estreia para o público será neste sábado (16), 21h30, no Tuca. Protagonizado pela atriz Débora Falabella e dirigido por Yara Novaes, quem dirigiu a atriz em peças como “Noites Brancas” e “A Serpente”, a peça conta com a participação especial do ator Rodolfo Vaz (Grupo Galpão).

Adaptado pela dramaturga Silvia Gomez, que despontou no Núcleo de  Dramaturgia do CPT (Centro de Pesquisa Teatral), coordenado por Antunes Filho, e lá sendo encenada a peça “O Sol Cinco Minutos Antes do Meio-dia”, O Amor e Outros Estranhos Rumores” entrelaça três contos de Rubião.

No primeiro, o amor ganha ares de lista contábil, como planilha de Excel. O protagonista chega a declarar “Jandira me custou tantas cartelas de aspirina e tantas passagens de bonde, me saiu por tantos contos de reis”. Um homem que está sempre contabilizando seus ganhos e perdas no amor, um homem que nunca se realiza, um homem que nunca se satisfaz.

"O amor e outros estranhos rumores" Débora Falabella - crédito Rodrigo Hypolitho 059 b

Na segunda trama, um homem meio Barba Azul, colecionador de esposas que vai matando, busca uma felicidade/ um amor inatingível, porque preso no plano da memória.

O terceiro conto adaptado, narra o amor de um marido por sua esposa alienada, imersa num universo próprio e narcísico. Seu apetite material é insaciável e ela não o vê senão como fonte de satisfação de seus desejos

Por meio desses três contos que os atores – Maurício de Barros e Priscila Jorge,completam o elenco  – buscam desvendar os relacionamentos e comportamentos humanos de acordo formal com o universo fantástico de Murilo Rubião.

O autor e sua obra

Autor de destaque dentro do realismo fantástico brasileiro, Murilo Rubião (1916-1991) teve três contos selecionados para essa encenação: O Contabilista Pedro Inácio, cujo personagem contabiliza os custos de um amor; Bárbara, em que um marido resignado se vê diante dos pedidos incessantes e nada comuns da esposa, que engorda a cada desejo satisfeito; e (Três nomes para) Godofredo, uma interpretação aguda sobre o casamento e a solidão. Mesmo dentro do absurdo essas histórias compõem um espetáculo que busca expressar o quanto há de ordinário e, ao mesmo tempo, extraordinário em nossas vidas.

A obra de Murilo Rubião permaneceu praticamente desconhecida para o grande público durante mais de três décadas. Mas a reedição do seu livro de contos O Pirotécnico Zacarias, em 1974, o tiraria do esquecimento.

Serviço

O Amor e Outros Estranhos Rumores”

Estréia: 16 de outubro de 2010, sábado, 21h30

Local: Teatro TUCA (Rua Monte Alegre, 1024 – Perdizes – tel.: (11.2626-0938)

Horários: sextas e sábados, às 21h30 – domingos, às 19h

Temporada: até 28 de novembro

Gênero: realismo fantástico

Duração: 70 minutos

Classificação etária: 12 anos

Preços: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.