Grupo de dança 1º Ato apresenta novo trabalho em São Paulo

Michel Fernandes, especial para o Último Segundo (michel@aplausobrasil.com) /

GERALDAS E AVENCAS - Grupo de Dança Primeiro Ato / Direção: Suely Machado
GERALDAS E AVENCAS - Grupo de Dança Primeiro Ato / Direção: Suely Machado

 

Existe beleza em ser diferente? O grupo de dança 1º Ato, de Minas Gerais, pretende responder afirmativamente à questão em seu novo espetáculo, Geraldas e Avencas, que fará apenas três apresentações no Teatro Sérgio Cardoso, de sexta (27) a domingo (29).

 

Dirigida por Suely Machado e com trilha originalmente composta pelo maranhense Zeca Baleiro, Geraldas e Avencas é uma coreografia que pretende evidenciar e discutir, sempre sobressaltando aspectos cômicos, o que denominam de “ditadura estética”. O tema é curioso, sobretudo porque o mais importante para a dança é a linguagem corporal e o corpo perfeito, o que não é nem de longe busca dos profissionais da dança, ganhou um status que oprime e padroniza aqueles que o procuram.

 O cenário e o figurino são assinados pelo artista plástico Marco Paulo Rolla, com espelhos deformadores da imagem dos bailarinos e roupas com diferentes volumes, dialoga com a iluminação de Valmyr Ferreira e Jorginho de Carvalho.

GERALDAS E AVENCAS Obras com capacidade de revelar beleza em outros padrões estéticos, como a pintura grotesca e deformada de Francis Bacon, os Retratos de Crianças do Êxodo, livro de Sebastião Salgado que aponta a graça infantil entre escombros, e o documentário Estamira, de Marcos Prado, sobre o limiar entre lucidez e loucura, inspiram a coreografia da diretora Suely Machado. 

 Com solos e coreografias em grupo, que alternam movimentação essencial com articulações contorcidas e caricaturais, o espetáculo questiona o conceito do belo e alerta como as pessoas se submetem a exageros para se enquadrar em parâmetros convencionais.

“A idéia é apontar marcas, traços e imperfeições como forma de beleza, já que elas são identidades da vida de cada um”, afirma Suely Machado.

 Ficha técnica: Concepção, coreografia e direção: Suely Machado.Bailarinos: Alex Dias, Ana Virginia Guimarães, Danny Maia, Júnio Nery, Luciana Lanza, Marcela Rosa e Thiago Oliveira.

Pesquisa e vocabulário coreográfico: Grupo de Dança 1º Ato. Trilha sonora original: Zeca Baleiro. Figurino e objetos de cena: Marco Paulo Rolla. Iluminação: Valmyr Ferreira. Supervisão de iluminação: Jorginho de Carvalho. Ambientação cênica: Suely Machado.

Cenotécnico: Roberto Duque. Sonorização: Fabrício Galvani. Vídeo: Tatu Guerra e Chico de Paula. Coordenação de Produção: Regina Moura. Design Gráfico: Reciclo Comunicação.

Assessoria de imprensa: LuCassasE.Nielsen Assessoria em Comunicação.

 

 

 

GERALDAS E AVENCAS – Estreia dia 27 de novembro, sexta, às 21h, no Teatro Sérgio Cardoso. Rua Rui Barbosa, 153, Bela Vista.Bilheteria: (11) 3288-0136. Venda antecipada de quarta a domingo, das 15h às 19h. No dia da apresentação, até o início do espetáculo.Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia). Formas de pagamento:dinheiro e cartão de débito e crédito Visa. Indicação etária: livre.Temporada: de 27 a 29 de novembro. Horário: Sábado, às 21h, e domingo, às 19h. Duração: 60 minutos. Capacidade do teatro: 856 lugares (sala Sérgio Cardoso).

 

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado