Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Além de voltar aos palcos com 12 Homens e Uma Sentença, o diretor Eduardo Tolentino de Araújo retorna a temporada teatral 2012 com a peça Credores dia 12 de janeiro, quinta-feira, às 21h30 no Viga Espaço Cênico. Essa é mais uma produção do Grupo Tapa. O texto é um clássico de August Strindberg.
Na trama, a chegada de um desconhecido chamado Adolfo (José Roberto Jardim) em um hotel de veraneio abala o equilíbrio delicado da relação do casal Tekla (Chris Couto) e Gustavo (Sergio Mastropasqua). O encontro evidencia marcas do passo que nunca cicatrizaram.
“Essa é uma peça que se aprofunda nos dilemas entre os personagens, que expõem seus conflitos, questão longe de se resolver nos tempos contemporâneos”, diz o diretor.
Essa é a segunda vez que o Grupo Tapa trabalha com as palavras de Strindberg. A primeira ocorreu em 2006 com Camaradagem, onde um casal de pintores vivia um casamento de conveniência que se desequilibra por causa de uma disputa artística. Em Credores, existe um retorno à discussão sobre a guerra dos sexos com um tom mais aprofundado.
Para Tolentino, “Camaradagem tinha um caráter mais sinfônico pela multiplicidade de temas. Já Credores é um texto mais concentrado, forte, uma espécie de cirurgia nessas relações”.
O espetáculo mexe com a ideia de “o inferno são os outros”, uma questão do filósofo francês Jean-Paul Sartre que se fundamenta no reconhecimento da relação com outro.O visual da montagem ganhou um ar escultural com a composição da luz e o corpo dos atores. Anteriormente, Camaradagem também tinha uma aparência focada na arte com o expressionismo.
Sergio Mastropasqua e Chris Couto atuaram juntos no espetáculo Casa/ Cabul, do Núcleo Experimental, em 2011. Já o ator José Roberto Jardim integra o grupo Fofos Encenam, com o diretor Newton Moreno.

“Trabalhei com o Tolentino em Camaradagem e sempre quisemos fazer um novo projeto juntos. Existe uma admiração entre a equipe deste espetáculo, o que gera um entrosamento prazeroso na hora da encenação”, fala Mastropasqua.
CREDORES – Re-estreia dia 12 de janeiro, quinta, às 21h30 no Viga Espaço Cênico Texto: August Strindberg Direção e tradução: Eduardo Tolentino de Araújo Elenco: Chris Couto, Sergio Mastropasqua e José Roberto Jardim Cenários e figurinos:Lola Tolentino Iluminação: Nelson Ferreira Produção: Grupo Tapa
VIGA ESPAÇO CÊNICO – Rua Capote Valente, 1.323 (Próximo ao metrô Sumaré) – São Paulo/SP Telefone: 3801-1843. De 12 de janeiro a 19 de fevereiro. Quintas, Sextas e Sábados às 21h30 e domingos às 20hs. Ingressos: R$ 40 e meia R$ 20. Lotação: 74 lugares. Classificação: 14 anos Duração: 60 minutos.