GRUPO XIX PROMOVE ATIVIDADES CULTURAIS GRATUITAS NA VILA MARIA ZÉLIA

Marcelo Veronez. Crédito/ foto:  Andreza Coutinho
Marcelo Veronez. Crédito/ foto: Andreza Coutinho

Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – No próximo domingo, 17, das 15h00 às 21h00 o Grupo XIX de Teatro promove a primeira edição da Domingueira XIX, que oferece uma programação cultural gratuita na Vila Maria Zélia, localizada no Belenzinho local onde a trupe mantem a sua sede. O evento conta com a apresentação dos espetáculos Hygiene, que integra o repertório do ¨XIX¨, e Godofredo e Alice, de autoria de Newton Moreno. A ação traz também a exposição Cores para Uma Mentira!, do fotógrafo André Martins, e o show Não Sou Nenhum Roberto, do músico mineiro Marcelo Veronez.

A Domingueira XIX faz parte do novo projeto do grupo denominado Teorema: Sobre Certezas, Hipóteses e Vagalumes, contemplado pela 26º Edição da Lei do Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo. Além das atividades aos domingos, está prevista a criação de um espetáculo para o segundo semestre de 2015.

A Domingueira XIX acontecerá em um domingo de cada mês, oferecendo sempre uma programação diferente, mas com a mesma estrutura dessa primeira edição: um artista plástico é convidado para criar uma obra de arte para ocupar o espaço do Boticário ( onde fica o café e sala de espera); o Grupo XIX encena duas peças do seu repertório e a noite termina com uma apresentação teatral ou musical.

Exposição André Martins. Foto: divulgação
Exposição André Martins. Foto: divulgação

O objetivo é formar novas plateias e atender também aos espectadores que já acompanham as realizações do Grupo XIX, que está instalado num antigo armazém da Vila Maria Zélia e conquistou o reconhecimento do público e da crítica nos seus 14 anos de existência.

Quem prestigiar as atividades culturais poderá passear pela Vila e conhecer um pouco da história da capital paulista: o lugar abrigou a primeira vila operária da cidade, inaugurada em 1917, e idealizada pelo industrial Jorge Street, para receber os operários da Cia Nacional de Tecidos de Juta.

Nas palavras do diretor do grupo, Luiz Fernando Marques, a Domingueira XIX será ¨um dia de encontro, de festa e cultura que habitará as ruas, praça e armazéns da Vila, oferecendo à cidade uma experiência viva desse espaço tão diferenciado¨.

 

Programação completa da primeira edição Domingueiras XIX enviada para divulgação:

Dia 17 de maio – Domingo

15h – Espetáculo Hygiene com Grupo XIX de Teatro

16h30 – Exposição André Martins (Café XIX estará aberto)

17:30h – Espetáculo Godofredo e Alice

19h – Show Não Sou Nenhum Roberto com Marcelo Veronez

Sinopses  resumidas  dos eventos:

Hygiene

Segundo espetáculo montado pelo Grupo XIX comemora, em 2015, dez anos. Encenada à luz do dia, originalmente, nos prédios históricos da Vila Operária Maria Zélia, a peça é baseada em uma pesquisa sobre o processo de higienização urbana no Brasil do fim do século XIX, onde um grande contingente de culturas e ideias dividem o mesmo teto – o cortiço.

Ficha técnica: Direção: Luiz Fernando Marques. Pesquisa e Criação: Grupo XIX de Teatro. Elenco: Janaina Leite, Juliana Sanches, Paulo Celestino, Rodolfo Amorim, Ronaldo Serruya e Tatiana Caltabiano. Figurinos: Renato Bolelli. Contra-Regra: Luciano Morgado e Michel Fogaça Produção Executiva: Vanessa Candela. Produção: Grupo XIX de Teatro. Duração: 80 minutos. Classificação: Livre.

Godofredo e Alice

Inspirado em uma fábula musical do dramaturgo Newton Moreno, o espetáculo propõe diálogos e reflexões entre gerações. Dirigido por Cecília Schucman e Tatiana Caltabiano, a montagem apresenta o casal Godofredo e Alice que, juntos, representam o encontro das diferenças e, ao mesmo tempo, a possibilidade do surgimento de um primeiro amor. A partir desses personagens são exploradas muitas discussões pertinentes à sociedade contemporânea. Toda a trilha sonora da peça é embalada por canções de Lulu Santos.

Ficha técnica: Autor: Newton Moreno. Direção: Cecília Schucman e Tatiana Caltabiano. Elenco: Drika Ferreira (Godofredo), Lucas Dantas (Alice), Caio Alencar (Mi), Edgar Pimenta (Pá), Letícia Felix (Hugo e cantora do programa), Mayara Alves (Pedro e cantora do programa), Karen Linhares (Prima Odete, assistente do programa e Verinha), Bruno Lourenço (Vitor e transsexual), Gisela Milás (Avó e Tia Egídia), Luiz Gustavo Jahjah (Célio Cruz e oficial de justice), Evelyn Klein (mãe e cantora da matiné), Yugo Sano Mani (músico) e Maíra Pagliuso (musicista e sonoplasta). Direção de Produção: Emerson Mostacco. Produção Executiva: Tatiana Mohr. Direção Musical: Gustavo Kurlat. Músicas: Lulu Santos.. Preparação Vocal: Tarita de Souza. Cenário e adereços: Zé Valdir. Figurino: Tatiana Mohr. Iluminação: Beto Bruel. Operação de luz: Tatiana Mohr. Programação visual: Natany Gomes.Duração: 80 minutos. Classificação etária: 14 anos.

Show de Marcelo Veronez – Não Sou Nenhum Roberto

O cantor mineiro faz releituras de canções de Roberto e Erasmo Carlos. Com novos arranjos relaciona essas canções com produção contemporânea brasileira ao incorporar no repertório músicas de artistas independentes.

Ficha técnica: Voz: Marcelo Veronez Baixo Eletrico: Rafael Madanelo Guitarra: Claudio Maraleida Bateria: Luisinho Vassalo Produção: Paulinha Pimenta. Duração: 100 minutos. Classificação: Livre Capacidade: 70 lugares.

Exposição de André Martins – Cores Para Uma MENTIRA!

Desde 2004, André Martins realiza sessões fotográficas baseadas em cores. O projeto começou quando combinou com um namorado que morava em Londres, de se relacionar, no tempo que ficariam distantes, por imagens. Em 2009 o relacionamento acabou, a mãe do André morreu e ele refez todos os ensaios.

Para esta exposição, o artista fotografou mais de 130 pessoas, dividida por cores. Ruivos para a Vermelha, Barbudos para a Preta, Drag-Queens para a Amarela, Sereias para a Rosa, e por vaí.

 Serviço:

DOMINGUEIRA XIX – Dia 17 de maio, das 15h às 21 horas, na Vila Maria Zélia.

Rua Mário Costa 13 (Entre as ruas Cachoeira e dos Prazeres) – Belém. Telefone – (11) 2081-4647. Acesso para deficientes físicos. Informações e reservas, de segunda a sexta-feira das 14 às 18h. Estacionamento gratuito. Site – www.grupoxix.com.br

 

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*