Grupos de teatro da Unicamp ocupam a Funarte

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

“O Rinoceronte” – Cia Teatro Acidental

SÃO PAULO – O projeto Ocupação Coletivos Unicamp traz à Funarte, sala Carlos Miranda, espetáculos teatrais que representam a cena cultural de Campinas e foram criados no curso de Artes Cênicas da Unicamp. Nove grupos, da nova geração formada na última década pela Universidade de Campinas, ocuparão o espaço: Cia Zero Zero, Cia Galeria 4, Os Geraldos, Cia Quase9 Teatro, Estação Teatro, Academia de Palhaços, Cia Avenida 2 e Honesta Cia de Teatro. A produção e curadoria é da Cia de Teatro Acidental. O evento estreia em novembro, sábado (3), às 21 horas, com o espetáculo O Rinoceronte.

O Rinoceronte é uma livre adaptação da obra de Eugène Ionesco, da Cia de Teatro Acidental. Nesta peça, escrita em 1959, a humanidade se transforma em rinocerontes. A direção é assinada por Carlos Canhameiro.

Ao todo serão apresentados 12 espetáculos adultos e infantis, no período de seis meses (novembro de 2012 a abril de 2013).

Os grupos participantes possuem diversas formas de se fazer e pensar teatro e fazem parte do Circuito Teatral de Barão Geraldo, importante espaço de pesquisa de linguagem cênica e que fomenta as artes cênicas fora do eixo das capitais.

Também acontecerão oficinas e debates, com profissionais renomados, para transmitir ao público detalhes da formação dos artistas e coletivos no curso de Artes Cênicas da Unicamp.

Para o primeiro mês do evento, já estão agendados três encontros que tratarão da pedagogia do ator, da pesquisa em artes e dos processos criativos. Os encontros serão aos sábados, às 16 horas; dia 10 (com Roberto Mallet e Matteo Bonfitto); 17 (com verônica Fabrini e Renato Ferracini) e 24 (com Isa Kopelman e Marcelo Lazzaratto).

Serviço:

OCUPAÇÃO COLETIVOS UNICAMP

De 3 de novembro de 2012 a 28 de abril de 2013 – Sala Carlos Miranda do Complexo Cultural Funarte São Paulo. Com os grupos Cia de Teatro Acidental, Cia Zero Zero, Cia Galeria 4, Os Geraldos, Cia Quase9 Teatro, Estação Teatro, Academia de Palhaços, Cia Avenida 2 e Honesta Cia de Teatro.

O RINOCERONTE– Estreia dia 3 de novembro, sábado, às 21 horas. Livremente inspirado na obra de Eugène Ionesco. Direção – Carlos Canhameiro. Elenco – Artur Kon, Chico Lima, Danielly Oliveira, Eduardo Bordinhon, Ivan Montanari, Mariana Dias, Mariana Otero, Mariana Zink e Pâmella Villanova. Pensamento corporal – Andreia Yonashiro. Concepção Sonora – Gregory Slivar. Iluminação – Daniel Gonzalez. Cenografia – Zé Valdir e Cia de Teatro Acidental. Figurino – Mônica Zaher e Cia de Teatro Acidental. Produção – Artur Kon e Mariana Dias. Duração – 90 minutos. Indicado para maiores de 14 anos. Temporada – De quinta-feira a sábado às 21 horas e domingo às 19 horas. Ingressos – R$ 10,00 e R$ 5,00 (estudantes com carteirinha, pessoas com mais de 65 anos e classe teatral). Até 25 de novembro.

COMPLEXO CULTURAL FUNARTE SÃO PAULO – SALA CARLOS MIRANDA – Alameda Nothmann, 1058 – Campos Elíseos. Informações (11) 3662-5177. Capacidade – 70 lugares. Bilheteria – Abre uma hora antes da apresentaçãO

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*