GTR re-estreia em seu teatro com "Burundanga"

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Elias Mendes (Prefeita) Franklin Catan (Coronél Marruá) e Lucas Felipe (João Teité) - Foto André Moretto

Embalado pelo Hino Nacional Brasileiro, interpretado por Vanusa, na assembléia legislativa de São Paulo, o coronel Marruá comanda uma revolução em defesa dos latifundiários. Ambientada nas proximidades do golpe militar de 1964, a comédia Burundanga, texto de Luís Alberto de Abreu que estreia hoje 20h30 com o riopretense GTR, tece críticas a problemas políticos e sociais ainda hoje tão presentes em nosso cotidiano.

O mineiro João Teité, que sempre conviveu com a fome e o nordestino Mathias Cão, expert na luta pela sobrevivência, travestidos de militares,0 fazem crer a uma pequena cidade, isolada do resto do país por uma tempestade, que uma revolução visando a queda do governo está em andamento.

Manoel Neves Filho (Deputado Tabarone) Anninha Camargo (Boracéia) - Foto Divulgação

A cidade se divide em várias facções de apoio ao novo regime e a dupla tente tirar toda a sorte de vantagens da situação.

BURUNDANGA quer dizer confusão, mas Lima Barreto, usou o termo para caracterizar o panorama político e social da Primeira República.

A comédia se aproxima muito da história recente do País, porque a situação que apresenta tangencia o golpe militar de 1964, e serve também à atual situação política brasileira, com todos os seus escândalos.

BURUNDANGA, é uma recriação brasileira da comédia Dell’arte italiana, escrita por Luís Alberto de Abreu e dirigida por Manoel Neves Filho e  opto  por uma montagem circense em razão de pesquisa que o grupo desenvolve visando o resgate do teatro popular, principalmente do circo-teatro, hoje quase em extinção no país.

No elenco estão Anna Maria Camargo, Daiane Souza, Elias Mendes , Franklin Catan, João Victor, Juliana Ribeiro, Lucas Felipe, Luka Viveiro, Manoel Neves Filho, Ney Catarino, Roberto Vicente e Zân Guimarães.

SERVIÇO

Espetáculo : BURUNDANGA

Direção :       MANOEL NEVES FILHO

Local:            TEATRO GTR – Argemiro Rodrigues GouIart nº 1887 – Parque Estoril, São José do Rio Preto-SP – Contato: 32164926 ou 91255414 c/ Manoel

Data: 19/03/2011 (Sábado)   Horário: 20:30 horas – Ingressos: R$10,00

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

1 comentário

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*