Michel Fernandes, do Aplauso Brasil (michel@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Convidado pela atriz e produtora Débora Bloch para dirigir Os Realistas, de Will Eno, o ator Guilherme Weber tem larga experiência em interpretar peças do autor: quatro ao todo (Temporada de Gripe, Thom Pain – Baseado em Nada, Lady Grey – Em Luz Cada Vez Mais Baixa e Ah, a Humanidade e Outras Boas Intenções, reunião de cinco peças curtas de Eno). A temporada de estreia, na capital carioca, rendeu elogios da crítica e sucesso de público. Logo mais o públci paulistsno poderá conferir no Teatro Porto Seguro. Dividem a cena com Débora Bloch, os atores Emílio de Mello, Fernando Eiras e Mariana Lima. O projeto tem patrocínio da Renner e da Porto Seguro.
Em cena, dois casais de vizinhos se encontram e descobrem ter mais em comum do que as casas idênticas e sobrenomes iguais. Com este ponto de partida, a peça flagra a convivência do quarteto e os relacionamentos que começam a se entrelaçar. Em um hábil jogo de cena, o autor mostra também que nem tudo é o que parece ser, fazendo ainda que as situações reflitam sobre os diferentes estágios do casamento.

Para o diretor, Os Realistas é um exercício do autor sobre o gênero realista.
“É um gênero em que os heróis dão lugar a pessoas comuns. Nesta história, Eno desloca seus personagens para uma pequena cidade interiorana e campestre, em um movimento de alguma maneira também reverente ao teatro de Tchekhov. Este confronto com a natureza, o vasto e o desconhecido faz com que estes personagens se cruzem em uma comédia existencialista sobre vida, morte, amor e vizinhos”, analisa Guilherme Weber.
Ministério da Cultura e Porto Seguro apresentam
OS REALISTAS
Texto
Will Eno
Tradução
Ursula de Almeida Rego Migon e Erica de Almeida Rego Migon
Direção Geral, Adaptação e Trilha Sonora
Guilherme Weber
Elenco
Debora Bloch, Emílio de Mello, Fernando Eiras e Mariana Lima
Cenografia
Daniela Thomas e Camila Schmidt
Figurinos
Ticiana Passos
Iluminação
Beto Bruel
Direção de Produção
Alessandra Reis
SERVIÇO
De 2 de abril a 29 de maio
Sextas e sábados, às 21h. Domingos, às 19h.
Teatro Porto Seguro (508 lugares)
Alameda Barão de Piracicaba, 740 – Campos Elíseos
Ingressos: R$ 100 (plateia) e R$ 50 (balcão / frisa)
Duração: 100 minutos
Classificação etária: 12 anos