SÃO PAULO – O artista Vinícius Piedade estreia Hamlet Cancelado no Teatro Pequeno Ato dia 7 de junho, sexta-feira, às 21h. O texto, livremente inspirado em Hamlet, de William Shakespeare, foi escrito por Flávio Tonnetti em parceria com Vinícius, que assina a direção junto com Fábio Vidal. Figurino e cenário são de Claudia Schapira e Leo Ceolin, respectivamente. Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de SP e a temporada segue até 30 de junho.
Hamlet Cancelado mostra ao público um ator inconformado com o cancelamento da “maior montagem de Hamlet da cidade”. Sua insatisfação com a interrupção o move a narrar e representar à plateia – com os recursos que tem à mão – aquela que seria a peça montada pelo grande diretor, por quem nutre extremo orgulho e admiração.
O cancelamento chega, por meio do produtor da peça, em um áudio de 15 segundos, no WhatsApp. Mas como não estrear, após oito meses de ensaios, se ele já havia anunciado em suas redes sociais que participaria da grande montagem? Tudo estava ali: maquete, restos de cenário, figurino, objetos, retalhos de tecido, até as camisetas da seleção brasileira. Determinado, recorre ao público para que entenda seu drama, mas pede que mantenha segredo dessa que seria sua primeira e última performance do que teria sido esse grande Hamlet.
Em cena, o ator passeia por alguns dos papeis do texto shakespeariano, com foco principal nas falas do próprio Hamlet. Mas por ter sido o único “remanescente” da montagem cancelada, o personagem se identifica muito com Horácio, o único que sobrevive no drama original.
Na direção do espetáculo, a parceria de Vinicius agora se dá com Fábio Vidal, autor, diretor, professor e produtor e bacharel em teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da mesma instituição, e detentor de uma pesquisa continuada que resultou em cinco espetáculos solo, sendo dos grandes criadores nessa linguagem no país. Assinou a dramaturgia da obra Álbum de Família, do Balé do Teatro Castro Alves e a direção dos espetáculos Casa número nada (2008) e Temporal (2009). Como ator, Fábio Vidal participou de diversas montagens, como Salmo 91, Murmúrios, Divinas Palavras, Os Acrobatas, Casa de Eros e Otelo. Integrou o elenco do longa-metragem O homem que não dormia (2012), com direção de Edgard Navarro, e do curta Joelma (um de seus solos teatrais), dirigido por Edson Bastos.
A criação do cenário, interrompido no meio do processo de criação, é de Leo Ceolin e quem assina o figurino inacabado que seria de Hamlet, é Claudia Schapira.
FICHA TÉCNICA
Texto: Flávio Tonnetti e Vinícius Piedade (livremente inspirado em Hamlet, de William Shakespeare)
Direção: Vinícius Piedade
Orientador de Encenação: Fábio Vidal
Atuação: Vinícius Piedade
Trilha Sonora Original: Manuel Lima
Preparação Corporal: Kalassa Lemos
Figurino: Claudia Schapira
Cenário: Leo Ceolin
Iluminação: Vinicius Piedade
Operação de som e luz: Márcio Baptista
Design: Gustavo Binda
Fotos: Tati Wexler
Produção: Junior Cecon
Assistente de Produção: Denise Kafka
Assessoria de imprensa: Canal Aberto
SERVIÇO
Hamlet Cancelado
De 7 a 30 de junho de 2019
Quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingo, às 20h
Local: Teatro Pequeno Ato (Rua Dr. Teodoro Baima, 78 – Vila Buarque).
Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).
Capacidade: 50 lugares.
Duração: 85 minutos. Classificação: 14 anos.