“Hamlet Cancelado” faz  ator Vinicius Piedade visitar clássico em novo solo

SÃO PAULO – O artista Vinícius Piedade estreia Hamlet Cancelado no Teatro Pequeno Ato dia 7 de junho, sexta-feira, às 21h. O texto, livremente inspirado em Hamlet, de William Shakespeare, foi escrito por Flávio Tonnetti em parceria com Vinícius, que assina a direção junto com Fábio Vidal. Figurino e cenário são de Claudia Schapira e Leo Ceolin, respectivamente. Este projeto foi contemplado pelo Programa de Ação Cultural (PROAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de SP e a temporada segue até 30 de junho.

Hamlet Cancelado mostra ao público um ator inconformado com o cancelamento da “maior montagem de Hamlet da cidade”. Sua insatisfação com a interrupção o move a narrar e representar à plateia – com os recursos que tem à mão – aquela que seria a peça montada pelo grande diretor, por quem nutre extremo orgulho e admiração.

O cancelamento chega, por meio do produtor da peça, em um áudio de 15 segundos, no WhatsApp. Mas como não estrear, após oito meses de ensaios, se ele já havia anunciado em suas redes sociais que participaria da grande montagem? Tudo estava ali: maquete, restos de cenário, figurino, objetos, retalhos de tecido, até as camisetas da seleção brasileira. Determinado, recorre ao público para que entenda seu drama, mas pede que mantenha segredo dessa que seria sua primeira e última performance do que teria sido esse grande Hamlet.  

Em cena, o ator passeia por alguns dos papeis do texto shakespeariano, com foco principal nas falas do próprio Hamlet. Mas por ter sido o único “remanescente” da montagem cancelada, o personagem se identifica muito com Horácio, o único que sobrevive no drama original.

Na direção do espetáculo, a parceria de Vinicius agora se dá com Fábio Vidal, autor, diretor, professor e produtor e bacharel em teatro pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas (PPGAC) da mesma instituição, e detentor de uma pesquisa continuada que resultou em cinco espetáculos solo, sendo dos grandes criadores nessa linguagem no país. Assinou a dramaturgia da obra Álbum de Família, do Balé do Teatro Castro Alves e a direção dos espetáculos Casa número nada (2008) e Temporal (2009). Como ator, Fábio Vidal participou de diversas montagens, como Salmo 91MurmúriosDivinas PalavrasOs AcrobatasCasa de Eros e Otelo. Integrou o elenco do longa-metragem O homem que não dormia (2012), com direção de Edgard Navarro, e do curta Joelma (um de seus solos teatrais), dirigido por Edson Bastos.

A criação do cenário, interrompido no meio do processo de criação, é de Leo Ceolin e quem assina o figurino inacabado que seria de Hamlet, é Claudia Schapira.

FICHA TÉCNICA

Texto: Flávio Tonnetti e Vinícius Piedade (livremente inspirado em Hamlet, de William Shakespeare)

Direção: Vinícius Piedade

Orientador de Encenação: Fábio Vidal

Atuação: Vinícius Piedade

Trilha Sonora Original: Manuel Lima

Preparação Corporal: Kalassa Lemos

Figurino: Claudia Schapira

Cenário: Leo Ceolin

Iluminação: Vinicius Piedade

Operação de som e luz: Márcio Baptista

Design: Gustavo Binda

Fotos: Tati Wexler

Produção: Junior Cecon

Assistente de Produção: Denise Kafka

Assessoria de imprensa:  Canal Aberto

 

SERVIÇO

Hamlet Cancelado

De 7 a 30 de junho de 2019

Quintas, sextas e sábados, às 21h, e domingo, às 20h

Local: Teatro Pequeno Ato (Rua Dr. Teodoro Baima, 78 – Vila Buarque).

Ingressos: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).

Capacidade: 50 lugares.

Duração: 85 minutos. Classificação: 14 anos.

 

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*