Redação do Aplauso Brasil (redacao@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO- O espetáculo Rosa estreia segunda, (7), às 21h, no Teatro FAAP. Carregado na emoção, o texto mostra a vida de uma judia e perpassa por momentos importantes da história mundial. Texto de Martin Sherman e tradução de Manuel Mendes Silva. Direção de Ana Paz com atuação de Deborah Olivieri. O cenário é de Hélio Eichbauer e figurino de Ana Monteiro de Castro. Na Trilha Sonora Tunica Teixeira. Paulo César Medeiros assina o desenho de luz.
Depois de temporada no Rio e participação em festivais, com sucesso de público e crítica, chega à capital paulista com o monólogo que fala de uma senhora judia durante o shivah (período do luto judaico).
Chegando perto dos 80 anos, Rosa relembra momentos de sua vida, entre eles, a infância em Yultishka pequena colônia ucraniana e seu cotidiano em Miami, cidade em que reside atualmente.
A montagem valoriza a emoção do texto, com cenas leves e cheias de ironia. Ao contar a sua história, a personagem destaca fatos importantes da história mundial, como a invasão da Polônia pelos nazistas e o sonho da Palestina
Quem descobriu a obra foi a diretora Ana Paz, que também assina a produção do espetáculo. Ela convidou Debora Olivieri para participar do projeto. Coincidentemente, a atriz, que é judia, estava à procura de um texto para encenar o seu primeiro monólogo.
Um dos destaques da encenação é a atriz, que vive uma mulher muito mais velha sem usar grandes artifícios de caracterização.

Rosa abre um horário alternativo às terças-feiras, no Teatro FAAP: 17h00. A ideia é levar ao teatro um público que não gosta de sair de casa para prestigiar eventos noturnos.
Sobre a Diretora:
Formada como jornalista pela PUC Rio e atriz graduada pela CAL, Ana Paz colheu elogios e prêmios em 2011 – Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Espetáculo de 2010 e Prêmio CONTIGO de Melhor Espetáculo de 2011 com Doze Homens e uma Sentença (há quinze meses em cartaz em SP) e 3 indicações ao Prêmio Shell de Teatro no eixo Rio SP. Ana trabalhou como atriz protagonista sob a direção de nomes como Eduardo Tolentino, Massoud Saidpour, Moacyr Góes, Celina Sodré e Marcio Vianna, em textos de Pirandello, Ionesco, George Büchner, Shakespeare, Antonin Artaud, Katherine Mansfield, dentre outros.. Em 2006, co-dirigiu a peça “Cora Coralina”, indicada entre os dez melhores espetáculos do ano, pelo jornal O Globo. Foi assistente de direção de Eduardo Alvares em 2006 e 2007 na turnê nacional, das óperas “O Cientista” e “Carmen”, de Bizet (esta última teve única apresentação para 40 mil pessoas, ao ar livre, em Brasília, em 2007). Como produtora, criou o cinema Gran Cine Bardot, a Fundação Cultural e a Casa de Cultura, em Búzios.
Sobre a Atriz:
Debora Olivieri, 55 anos, estudou Artes Cênicas na Escola Macunaíma com Silvio Zilber e Miriam Muniz. Trabalhou em teatro com Charles Möeller e Claudio Botelho, Miguel Falabella, Marília Pêra, Naum Alves de Souza, Joaquim Vicente, Robert Castle, dentre outros. No cinema, foi dirigida por Arnaldo Jabor, Carla Camurati, Alain Fresnot, Guilherme de Almeida e participou dos filmes: Vendedor de Passados, direção de De Lula Buarque. Educação Sentimental, direção de Julio Bressane; Isolados, direção de Tomas Portella, dentre outros. Na TV, participou de novelas e séries na TV Globo, HBO, Telefe (Argentina) e TV Cultura. Sua última novela foi Guerra dos Sexos, com direção de Jorge Fernando, na TV Globo. E seu último espetáculo foi O Dia em que raptaram o papa texto de João Bittencourt, direção Tadeu Aguiar.
Equipe Técnica:
Texto: Martin Sherman
Tradução: Manuel Mendes Silva
Direção: Ana Paz
Lista: Deborah Olivieri
Cenário: Hélio Eichbauer
Figurino: Ana Monteiro de Castro
Trilha Sonora: Tunica Teixeira
Iluminação: Paulo César Medeiros
Desenho de Som: Tunica Teixeira
Desenho Gráfico: Rico Lins
Foto de Cena: Dalton Valério
Direção de produção: Fernando Azevedo
Produção: Ana Paz
Serviço:
Rosa
Teatro FAAP (500 lugares)
Rua Alagoas, 903 – Higienópolis.
Informações e Vendas: 3662.7233 e 3662.7234.
Bilheteria: de quarta a sábado, das 14h às 20h. Domingo das 14h às 17h.
Aceita cartão de débito e crédito: Visa, Máster ou Dinners. Não aceita cheque.
Estacionamento gratuito, com vagas limitadas. Acesso para deficiente. Ar-condicionado.
Segundas às 21h | Terças às 17h
R $ 60
Duração: 90 minutos
Recomendação: 12 anos
Pré-estreia para convidados: dia 1º de outubro, terça-feira, às 21h.
Estreia dia 07 de outubro
Temporada: até 10 de dezembro