Michel Fernandes*, do Aplauso Brasil (Michel@aplausobrasil.com)

Com o núcleo paulistano da Cia. De Ópera Seca, o espetáculo Licht+Licht se apresenta, hoje e amanhã, na capital paranaense e dias 11 e 11 de abril, quarta e quinta-feira, em São Paulo
CURITIBA – Com direção de Caetano Vilela, o novo espetáculo do núcleo paulista da Cia. De Ópera Seca, Licht+Licht (Luz, Mais Luz), tem estreia nacional hoje na 21ª edição do Festival de Curitiba e nas próximas quarta (11) e quinta-feira (12) se apresenta no Auditório Ibirapuera que, devido à parceria entre o Itaú Cultural e o Festival, apresentará algumas produções que participaram da Mostra Oficial deste ano.
Em 2012, 180 anos após a morte do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe, o diretor Caetano Vilela concebeu um espetáculo que traz à cena, após o autor suas últimas palavras antes de morrer: “Licht mehr Licht” (Luz, mais Luz), um delírio em que vê seus personagens (Fausto/Mephisto, Werther/Willelm Meister e Margarida/Charlotte) em relações bem diferentes das imaginadas por ele.
O diretor conta que se baseou no ‘romance de formação’ do autor de Fausto, obra-prima de Goethe, pouco lido no Brasil Os Anos de Aprendizado de Wilhelm Meister para montar o texto e, também, se inspirou no universo operístico que lhe é familiar – além de assinar a iluminação de diversas óperas, ano passado dirigiu La Bohème, de Puccini.

“A adaptação que fiz não foi só baseada no livro, mas principalmente nas óperas Werther, de Jules Massenet; Faust, de Charles Gounod e Cenas de Goethe – Faust, de Robert Schumann, todas baseadas nas obras de Goethe”, explica Vilela.
As expectativas relativas ao espetáculo não poderia ser melhores: essa é sua segunda direção, e, em 2010, Caetano Vilela apresentou montagem brilhante de Travesties, de Tom Stopard, em que os excelentes Fabiana Gugli e Germano Melo, estavam no elenco. Wagner Antonio completa o elenco de Licht+Licht
LICHT + LICHT – Dias 11 e 12 de abril, quarta e quinta-feira, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera. Concepção, Dramaturgia, Direção e Iluminação – Caetano Vilela. Elenco –
Fabiana Gugli, Germano Melo e Wagner Antônio. Assistente de Direção – Emerson Meneses. Figurino e Direção de Arte – Cássio Brasil. Música Originalmente Composta e Engenharia de Som – Edson Secco. Duração – 60 minutos. Espetáculo recomendável para maiores de 14 anos. Ingressos – R$ 20,00 e 10,00 (meia-entrada)
Mais informações:
Site Oficial do Festival de Curitiba www.festivaldecuritiba.com.br
AUDITÓRIO IBIRAPUERA – Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portão 2 – Parque Ibirapuera (Entrada para carros pelo portão 3). Telefone: (11) 3629-1075. Acesso para deficientes físicos. Capacidade – 800 lugares. Informações – www.auditorioibirapuera.com.br ou info@auditorioibirapuera.com.br.
*Michel Fernandes viajou a convite do Festival de Curitiba