Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro completa primeira década

Redação do Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

"Cão" é a segunda peça da Mostra Especial

RIO DE JANEIRO – Com a apresentação do espetáculo O Inspetor Geral, em que a companhia baiana Teatro Popular de Ilhéus coloca o texto do russo Gogol sob a perspectiva da literatura de cordel, o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro chega a sua décima edição trazendo mais de 30 espetáculos divididos em três mostras: a Mostra Competitiva Adulta e Infantil, com espetáculos cariocas (16 adultos e 08 infantis) e a Mostra Especial com dez espetáculos profissionais.

Criado pelo produtor cultural Eduardo Marins, o Festival de Teatro Cidade do Rio de Janeiro oferece espaço para grupos cariocas profissionais e amadores em busca do grande prêmio de uma temporada com todas as despesas pagas, o que pode representar o início ou a consolidação de uma trajetória no mercado teatral profissional, além de receberem o Troféu Arlequim.

Em 2012 foram recebidas 300 inscrições para a Mostra Competitiva, entre as quais 24 foram selecionadas, entre montagens adultas e infantis. Já na Mostra Especial foram 100 inscrições de todo país que concorreram as 10 vagas.

Mostra Especial teve curadoria do crítico de teatro e dramaturgo Lucianno Maza, e teve como norte a pluralidade da produção contemporânea no teatro brasileiro.

"Travessia" é inspirado em "Sagarana", de Guimarães Rosa

FICHA TÉCNICA DO FESTIVAL:
Curadoria da Mostra Especial: Lucianno Maza
Curadoria das Mostras Competitivas: Eduardo Marins
Comissão Julgadora das Mostras Competitivas: Bruna Campello, Cláudio Mello, Denise Zuzianne, José Eudes, Lucianno Maza e Sérgio Miguel Braga
Direção Geral: Eduardo Marins
SERVIÇO:
FESTIVAL DE TEATRO CIDADE DO RIO DE JANEIRO – 10 ANOS
– Mostra Especial: 2 a 13 de Maio – Quarta a sábado, às 21 horas e domingo, às 20 horas
– Mostra Competitiva (Adulto): 15 de Maio a 8 de Junho – Terça a sexta, às 21 horas
– Mostra Competitiva (Infantil): 19 de Maio a 10 de Junho – Sábado e domingo, às 17 horas
Local: Teatro Princesa Isabel

Endereço: Avenida Princesa Isabel, 186 – Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Telefone: (21) 2275-3346
Ingressos (todos os espetáculos): R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia entrada)
Bilheteria: aberta de terça a domingo a partir de 15 horas
Verifique: a classificação indicativa de cada espetáculo
CLIQUE AQUI para conferir a programação completado Festival. www.teatrofest.com

Michel Fernandes

Michel Fernandes, graduado em Jornalismo e pós graduado em Direção Teatral., escreveu de 2000 a 2012 críticas de teatro e reportagens para o iG. Em 2002 criou o Aplauso Brasil - www.aplausobrasil.com.br -, site voltado à noticias, resenhas e críticas teatrais, até hoje no ar. Integrante da APCA desde 2004, Michel Fernandes já esteve nas comissões do Prêmio Miriam Muniz, ProAC, Programa de Fomento ao Teatro de São Paulo, emtre outros Em 2012 criou o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro. Em 2014 realiza Residência do Aplauso Brasil na SP Escola de Teatro. Em 2015 é crítico convidado da MITsp (Mostra Internacional de Teatro de São Paulo). Em 2016 é membro de comissão julgadora do Proac. Em 2017 faz parte do Conselho Consultivo do CCSP.

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*