SÃO PAULO – O espetáculo Negro de Estimação é um solo de teatro/dança do encenador, ator e bailarino Kleber Lourenço com realização do Visível Núcleo de Criação. A dramaturgia do trabalho tem como base a adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”, do também pernambucano Marcelino Freire, ganhador do prêmio Jabuti de Literatura 2006 como melhor livro de contos. A co-direção é de Marcondes Lima.
Esta temporada integra o projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro, promovido pelo Sesc SP, com atividades realizadas no período de 13 de maio a 20 de novembro, com ações artísticas, reflexivas, experimentais e formativas que abordam as lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.
Negro de Estimação se desenrola partindo do estudo da ação dramática existente nos contos do livro. No espetáculo, vão se revelando quadros que mostram a evolução do corpo negro, desde informações históricas aos questionamentos atuais. O corpo se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Fala-se de identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, permeados com humor, acidez e poesia, características fortes na obra de Marcelino Freire.
O espetáculo estreou nacionalmente em 2007 no Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena. De 2007 a 2019 foram realizadas mais de 100 apresentações entre temporadas e circulações pelo Brasil e outros países, como Portugal, Espanha, Moçambique e Cabo Verde.
FICHA TÉCNICA
Criação e Interpretação: Kleber Lourenço.
Co-direção: Marcondes Lima
Adaptação do livro Contos Negreiros de Marcelino Freire
Figurinos: Luciano Pontes
Cenografia: Bruno Vilela
Trilha Sonora Original: Missionário José
Criação de Luz: Luciana Raposo
Operação de Luz: Clébio Ferreira
Operação de Som: Jandilson Vieira
Cenotécnico: Jandilson Vieira
Designer Gráfico: Gabriel Azevedo
Marketing Digital: Ventuna Digital
Produção Executiva: Kleber Lourenço
Realização: Visível Núcleo de Criação
SERVIÇO
Negro de Estimação, com Kleber Lourenço
Visível Núcleo de Criação
13 a 22 de setembro
Sextas e sábados, 20h30; domingos, 17h30
R$ 6 a R$ 20
16 anos
55 minutos
Ingressos em bit.ly/NegroNoBelenzinho