Identidades negras no Brasil são destaques de peça no Sesc Belenzinho

SÃO PAULO – O espetáculo Negro de Estimação é um solo de teatro/dança do encenador, ator e bailarino Kleber Lourenço com realização do Visível Núcleo de Criação. A dramaturgia do trabalho tem como base a adaptação de oito contos do livro “Contos Negreiros”, do também pernambucano Marcelino Freire, ganhador do prêmio Jabuti de Literatura 2006 como melhor livro de contos. A co-direção é de Marcondes Lima.

Esta temporada integra o projeto Do 13 ao 20 – (Re)Existência do Povo Negro, promovido pelo Sesc SP, com atividades realizadas no período de 13 de maio a 20 de novembro, com ações artísticas, reflexivas, experimentais e formativas que abordam as lutas, conquistas, manifestações e realidades do povo negro.

Negro de Estimação se desenrola partindo do estudo da ação dramática existente nos contos do livro. No espetáculo, vão se revelando quadros que mostram a evolução do corpo negro, desde informações históricas aos questionamentos atuais. O corpo se desdobra em personagens que contam suas estórias e em movimentos fragmentados do universo das manifestações populares. Fala-se de identidade racial, religiosidade, exploração sexual, violência e racismo, permeados com humor, acidez e poesia, características fortes na obra de Marcelino Freire.

O espetáculo estreou nacionalmente em 2007 no Festival Internacional de Artes Cênicas Porto Alegre em Cena. De 2007 a 2019 foram realizadas mais de 100 apresentações entre temporadas e circulações pelo Brasil e outros países, como Portugal, Espanha, Moçambique e Cabo Verde.

 

FICHA TÉCNICA

Criação e Interpretação: Kleber Lourenço.

Co-direção: Marcondes Lima

Adaptação do livro Contos Negreiros de Marcelino Freire

Figurinos: Luciano Pontes

Cenografia: Bruno Vilela

Trilha Sonora Original: Missionário José

Criação de Luz: Luciana Raposo

Operação de Luz: Clébio Ferreira

Operação de Som: Jandilson Vieira

Cenotécnico: Jandilson Vieira

Designer Gráfico: Gabriel Azevedo

Marketing Digital: Ventuna Digital

Produção Executiva: Kleber Lourenço

Realização: Visível Núcleo de Criação

 

 

 

SERVIÇO

Negro de Estimação, com Kleber Lourenço

Visível Núcleo de Criação

13 a 22 de setembro

Sextas e sábados, 20h30; domingos, 17h30

R$ 6 a R$ 20

16 anos

55 minutos

Ingressos em bit.ly/NegroNoBelenzinho

Kyra Piscitelli

Kyra Piscitelli é jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo e fez pós-graduação em Globalização e Cultura pela Faculdade de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Escreve sobre teatro e arte desde de 2009. Integra os Juris da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e do Prêmio Aplauso Brasil. Ávida por conhecimento, se não está em viagem ou estudo, só há um lugar para achá-la: o teatro!

No Comments Yet

Leave a Reply

Seu email não será publicado

*