Fernando Pivotto, para o Aplauso Brasil (fernando@aplausobrasil.com.br)
SÃO PAULO – Encenado dentro de uma sala de aula de uma escola pública, o espetáculo acompanha Diadorim, mulher que, travestida de homem, atravessa o sertão. O espetáculo é a sequência de “Grande Sertão Grajaú: Prólogo”, e estreia sábado (5).
O romance Grande Sertão: Veredas já inspirou a peça Grande Sertão: Prólogo, onde a II Trupe de Choque explorava o protagonista do livro, Riobaldo. Agora, como desdobramento desta pesquisa, o grupo estreia no sábado (5) Grande Sertão Grajaú: Vereda Diadorim.
Nessa nova montagem, a Trupe leva à cena outros pontos de vista sobre as narrativas de Riobaldo, dando voz a outros personagens que podem narrar suas versões dos fatos. O foco maior também será sobre Diadorim que, travestida de homem, atravessa o sertão como um jagunço. O espetáculo também se propõe a se debruçar sobre o conceito de “sertão” utilizado em Guimarães Rosa. Para a companhia, a aproximação do sertão à realidade da periferia de São Paulo oferece uma perspectiva desse microcosmo do Brasil atual e de suas contradições.
Para Ivan Delmanto, que assina a direção e dramaturgia do espetáculo, “sertão, neste projeto, não é apenas uma realidade geográfica que se pode caracterizar por seus aspectos, quer físicos, quer sociais ou econômicos, mas antes um microcosmo do mundo, uma região misteriosa, ilimitada, em que o homem vive em constante busca de sentido”.
Coordenando, desde 2013, Núcleos Peripatéticos em escolas públicas do Grajaú, a Trupe desenvolve uma pesquisa contínua que une o processo criativo do coletivo ao trabalho pedagógico desenvolvido pelos Núcleos, dos quais participam alunos das escolas e moradores da região. Como reflexo disso, a temporada ocupará a Escola Estadual Professor Carlos Ayres e o projeto ainda prevê a apresentação do espetáculo a alunos do local, em dias surpresa: os estudantes chegarão e se depararão com a sala preparada e com a sessão pronta para começar. “A ideia é por meio da obra de Guimarães Rosa abrir um diálogo com a região do Grajaú, que sedia nosso projeto desde 2013”, explica o diretor.
GRANDE SERTÃO GRAJAÚ: VEREDA DIADORIM
Direção e Dramaturgia: Ivan Delmanto.
Elenco: Amanda Cavalcante, Anderson Ferreira, Carlos Lourenço, Eduardo Cruz, Fernanda Faria, Fernando Lidio, Luzimara Azevedo, Joeli Monteiro, José Maurício Lima, Murilo Carqueijo, Ricardo Severino, Sansorai Oliveira.
Técnico de Luz e Som: Gugu.
Figurinista: Alex Leandro.
Documentarista: Tatiane Mendes.
Produção: Samira Pissinatto.
Serviço
De 5 a 26 de novembro, sábados, às 18h.
Ingressos gratuitos, retirada de ingressos com 30min de antecedência.
Escola Estadual Professor Carlos Ayres. Avenida Dona Belmira Marin, 595 – Grajaú. Próximo à estação Grajaú da CPTM – Linha Esmeralda.