Maria Lúcia Candeias, especial para o Aplauso Brasil
Se você não assistiu ao filme Festa de Família, como é meu caso, vai enlouquecer ao assistir a peça que conserva o mesmo nome e está em cartaz no SESC Avenida Paulista, de sexta a domingo às 21h30h.
Pra começar o texto de Thomaz Vinterberg, Morgens Rukov e Bo Hr Hamsen é tão inteligente que deu vontade de fazer um curso sobre dramaturgia dinamarquesa, (claro que em língua acessível), pois os autores surpreendem.
Além deles é preciso dar os créditos a David Eldridge que se encarregou da adaptação teatral, assim como à tradução mais que fluente de José Almino.
Trata-se de um jantar de comemoração do aniversário de um pai de filhos já adultos, que acaba virando lavação de roupa suja.
Com mais de dez atores em cena, a direção de Bruce Gomlevsky não tentou reduzir as dimensões da sala de jantar, onde todos sentam, a fim de aumentar o espaço para o público de cerca de 60 pessoas, uma providência sábia. Os atores são tão bons que a gente (muito próximo a eles) tem vontade de dar pelo menos um tranco naqueles que interpretam personagens omissos ou malfeitores, confundindo ficção e realidade. É imperdível.
Nos papéis centrais estão, o próprio diretor, Julia Carrera, Gustavo Damasceno, Risa Landau, entre outros, todos impecáveis.
O cenário de Bel Lobo obedece aos autores do original e consegue uma inteligente adaptação ao espaço restrito que lhe cabe no SESC Paulista. Os figurinos de Flávio Souza são também de bom gosto e muito adequados, assim como a direção musical de Marcelo Alonso Neves, que se ouve através de gravação. Uma ótima trilha que ambienta a cena. A luz é do Maneco Quinderé, ótima como sempre.
Em suma, mesmo quem é muito exigente e gosta de teatro nota dez, vai adorar.
Festa de Família Teatro. Estreia amanhã, às 21h30. Sesc Avenida Paulista – Avenida Paulista, 119, São Paulo. Tel.: 3179-3700. De 6ª a dom., às 21h30. Até 14 de março. Ingr.: R$ 20.