Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (aplausobrasil@aplausobrasil.com)

Com autoria de Luís Alberto de Abreu, a peça mistura tragédia e poesia para falar de amor
SÃO PAULO – Francesca apresenta a trajetória de pessoas que não aceitam que lhes ditem o que fazer. O amor é o sentimento predominante e, para viverem intensamente o romance, querem, e precisam, levar a vida de acordo com os seus preceitos. Para isso, enfrentam barreiras e pagam um preço caro. O casal de amantes, Francesca (Tatyana Figueiredo) e Paolo (Márcio Bueno), por não aceitarem as determinações de seus pais, são julgados por seus atos no inferno.
Francesca é obrigada a casar com o irmão de Paulo, mas a traição é inevitável. Uma tragédia os leva ao julgamento; para evitar o inferno e o sofrimento que ele acarreta, Francesca precisa convencer o tribunal que um amor puro e verdadeiro não pode ser condenado.
A peça, com direção de Roberto Lage, é inspirada no Canto V de A Divina Comédia, de Dante Alighieri, e tem pitadas de Romeu e Julieta. Construída em versos, chama a atenção por apresentar uma linda e triste história de amor de forma inteligente; tragédia, momentos de diversão e pitadas de comédia dell’arte se juntam e garantem uma montagem que prende a atenção.

A encenação de Lage salienta o caráter poético de Luís Alberto de Abreu e faz com que a história seja interessante. O tempo não é linear, mas as cenas estão bem costuradas. Canções interpretadas pelos atores dão mais emoção e dinamismo às cenas. O humor e a trilha fazem com que o texto fique mais atraente e sem o peso da tragédia vivida pelos apaixonados.
O elenco, primoroso, também é responsável pela qualidade do espetáculo.
A direção está centrada no trabalho dos atores e vale a pena citar todos, pois, seja em papéis maiores ou menores, eles desempenham as suas funções com presteza: Tatyana Figueiredo (Francesca), Márcio Bueno Dias (Paolo e Pecador 1), Renata Zhaneta (Nora), Maria do Carmo Soares (Isabel e Alma), Ando Camargo (Minos e Pai), Marco Aurélio Campos (Gian e Pecador 2), Fernando Petelinkar (Caracane e Convidado), Raquel Marinho (Cococalvo e Convidada), André Grecco (Naparasa e Amigo 1) e Rodrigo Ramos (Malabéstia e Amigo 2).
A obra de Abreu é popular, com uma linguagem simples e que ganha tom de comédia nas interpretações de Ando Camargo (o seu humor e a sua desenvoltura como o pai de Francesca merecem menção especial), Maria do Carmo Soares, como a assanhada e divertida Isabel, e Renata Zhaneta, que faz uma ama engraçada e simpática. Esses três atores se sobressaem e dão um show em cena.
A cenografia é simples e uma rede é o seu ponto central. O figurino do inferno é escuro e sensual, já as vestimentas dos demais personagens são contidas e nos remetem a um período antigo, já que a trama é inspirada numa obra medieval.
Uma delícia de assistir! Quem reside em São Paulo, ou estiver passando pela cidade, não pode perder!
Ficha técnica:
Texto: Luís Alberto de Abreu
Direção: Roberto Lage
Diretor assistente: Paulo H. Jordão
Direção musical: Paulo Herculano
Música original e arranjos: Matias Capovilla e Paulo Herculano
Cenografia e adereços: Heron Medeiros
Figurino e adereços: Fabio Namatame
Assistente de figurino: Juliano Lopes
Iluminação: Wagner Freire
Assistente de iluminação: Alessandra Marques
Design gráfico: Heron Medeiros
Fotos: Bob Sousa
Operação de luz: Reynaldo Thomaz
Operação de som: Fábio Galvão
Cenotecnia: Estúdio Flux
Direção de produção e administração: Maurício Inafre
Produção executiva:Regilson Feliciano
Assistente de produção: Jô Nascimento
Idealização do projeto: Charles Geraldi
Realização: Roberto Lage Produções Artísticas
Co-realização: Uma Arte Produções Artísticas
Serviço:
Francesca
Espaço Parlapatões – www.parlapatoes,com.br
Praça Franklin Roosevelt, 158 – Consolação/SP – Tel: (11) 3258-4449
Ingressos: R$ 30,00 (meia: R$ 15,00) – Bilheteria: 16h às 22h (terça a dom.)
Temporada: terças e quartas – às 21 horas – Até 25 de julho
Duração: 70 min. – Gênero: Comédia dramática – Classificação etária: 14 anos
Capacidade: 94 lugares – Antecipados: www.ingressorapido.com.br – (4003-1212)
Aceita dinheiro e todos os cartões de crédito – Acesso universal – Ar condicionado.