Nanda Rovere, especial para o Aplauso Brasil (nanda@aplausobrasil.com)

SÃO PAULO – Razões Para Ser Bonita é mais uma produção teatral patrocinada pelo Projeto Vivo Encena e conta com a direção de João Fonseca, responsável pela encenação de espetáculos que estão em cartaz na capital paulista: Maria do Caritó, com Lilia Cabral, e Dorotéia, com Alinne Moraes.
A peça de Neil Labute, que foi sucesso de público e crítica na Broadway e em Londres, fala da obsessão pela beleza e questiona os seus limites. Um tema atual que permeia o cotidiano não somente das mulheres, mas também de vários homens.
Razões Para Ser Bonita integra uma trilogia, da qual fazem parte também Gorda e As Formas das Coisas, em que Neil Labute aborda questões relacionadas ao mundo atual.
A atriz Débora Evelyn indicou o texto à Ingrid Guimarães que se encantou com a qualidade da obra e o assunto que o autor discute.
¨É um texto de amor que fala sobre a obsessão da beleza e sobre o que o outro pensa de nós. As pessoas vão se identificar muito¨, declara Ingrid, que produz a montagem em parceria com a Chaim Produções.
Ingrid conhece e admira o diretor João Fonseca desde o período em que ele trabalhava como assistente de direção de Antonio Abujamra na Cia Os Fodidos Privilegiados, companhia na qual a atriz fez cursos de teatro assim que começou a morar no Rio de Janeiro. Desde que conseguiu os direitos do texto, o convidou para esse trabalho. Uma parceria que se estabeleceu há mais de um ano.
Também convidou o ator Marcelo Faria, com quem atuou em seu primeiro espetáculo infantil. Possuem uma relação de parentesco (são primos) e de admiração profissional. O desejo de dividirem o palco novamente era mútuo.
A peça, inédita no Brasil, apresenta a relação entre quatro amigos que demonstram o quanto o padrão de beleza vigente pode ocasionar sofrimentos e provocar angústias. Os diálogos são bem-humorados e com um humor ácido.
A história gira em torno da protagonista Steph (Ingrid Guimarães), a qual vive em função de uma beleza perfeita e acaba prejudicando os seus relacionamentos por esse motivo.

Steph termina o namoro com o seu namorado Greg (Gustavo Machado) ao saber que ele comentou com um amigo que achava a sua fisionomia¨apenas comum¨.
Greg não fala por maldade, mas o fato para ela é de tamanha gravidade, que não suporta mais viver ao lado dele .¨Steph é comparada com outra mulher e ela fica transtornada¨, afirma Ingrid.
Paralelamente a essa história, Leo (Marcelo Faria), melhor amigo de Greg, dá valor extremo à beleza: se divide entre achar o máximo namorar uma mulher linda, Carla (Aline Fanju), e ter um caso com uma menina mais jovem e ainda mais linda.
Carla, que é amiga de Steph, enfrenta as dificuldades de ser uma mulher muito bonita e invejada. Todos acreditam que ela é feliz e que tem um namoro estável, mas o seu relacionamento amoroso é conflituoso.
Segundo o diretor João Fonseca, uma das maiores qualidades de Labute é o seu talento para criar personagens cotidianos e pertencentes a uma classe social menos favorecida dos Estados Unidos.
¨Fala da beleza sem defender uma tese e coloca em questão como isso mexe com a vida das pessoas. Fala também das dificuldades das relações amorosas¨, salienta o diretor.
Numa área profissional em que a beleza é geralmente levada em conta na hora da contratação de um ator, especialmente na TV, os integrantes do elenco concordam que o valor exagerado à beleza não traz benefícios. Consideram essencial, no entanto, cuidar do corpo para a garantia de uma vida saudável.
¨Tem o lado da saúde que é positivo, mas a paranoia e a obsessão nos faz escravo de um padrão que não é interessante porque nos tira a atenção de questões serias da existência humana¨, opina Gustavo.
Ingrid Guimarães confessa que perdeu muito tempo preocupada com a beleza e hoje prefere dedicar seu tempo ao estudo e à leitura. Conta que sempre se sentiu ¨um patinho feio¨, mas que o nascimento de sua filha lhe deu muita autoestima.
¨A questão da beleza tem menos importância do que as pessoas dão a ela. Beleza não garante o sucesso¨, defende a atriz, que conseguiu visibilidade na TV devido ao grande sucesso de seu espetáculo teatral Cócegas.
O ator Marcelo Faria compartilha da mesma opinião de Ingrid. A questão da beleza sempre esteve presente em sua vida, já que é filho de Reginaldo Faria, um dos galãs da Rede Globo. O ator, apaixonado por esportes, garante, no entanto,que busca um bom condicionamento físico, mas procura não ser escravo da perfeição. ¨A minha preocupação é com a qualidade do meu trabalho¨, afirma.
Todos os atores foram escolhidos em virtude de suas experiências profissionais, inclusive Aline Borja, que por interpretar a linda Carla, precisava ser bonita.
A bela atriz, que ficou conhecida por seu trabalho na novela Viver a Vida, da Rede Globo, possui uma larga trajetória no teatro e teve que batalhar para obter o reconhecimento do seu talento.
Segundo Aline, ser bonita muitas vezes lhe trouxe problemas e assim como os colegas de palco, tenta usufruir dos benefícios que a indústria proporciona para a garantia de uma vida saudável e de uma boa aparência, mas sem exageros e priorizando a o aprimoramento profissional.
Razões Para Ser Bonita faz parte do projeto Vivo EnCena, que tem por objetivo formar público e pensa o teatro como meio de aprimoramento do conhecimento.
O Vivo Encena prevê, além da temporada do espetáculo de cinco semanas em São Paulo, atividades formativas no Teatro Vivo, viagem do espetáculo para o Rio de Janeiro,Teatro dos Quatro, e circulação nacional.
Ficha Técnica:
Texto: Neil LaBute
Direção: João Fonseca
Tradução e Adaptação: Susana Garcia
Elenco: Ingrid Guimarães, Marcelo Faria, Gustavo Machado, e Aline Fanju
Iluminação: Daniela Sanchez
Cenário: Fernando Mello da Costa
Figurinos:Antonio Medeiros
Produção musical: Ricardo Leão
Programação Visual: Rene Machado
Fotos Estúdio: Nana Moraes
Preparação vocal: Rose Goncalves
Designer de lutas: Dani Hu
Serviço:
Razões Para Ser Bonita
Teatro Vivo (290 lugares)
Avenida ChucriZaidan, 860 – Morumbi
Bilheteria do Teatro: 7420-1520 – www.teatrovivo.com.br
Bilheteria: de terça a quinta, das 14h às 20h. De sexta a domingo, a partir das 14h.
Vendas 4003-1212 – www.ingressorapido.com.br
Sexta às 21h30 | Sábado às 21h | Domingo às 19h
Ingressos: Sexta e Domingo R$ 50. Sábado R$ 70
Duração: 100 minutos
Recomendação: 14 anos
Estreia: 21 de setembro
Curta Temporada: até 21 de outubro