Luís Francisco Wasilewski, especial para o Aplauso Brasil (lfw@aplausobrasil.com)

A Cripta de Poe é um espetáculo que faz uso de recursos como teatro, dança, canto, vídeo. O projeto une a Cia. Teatro Del Teatro e estreia hoje no Espaço Cênico Ademar Guerra do Centro Cultural São Paulo (CCSP).
SÃO PAULO – O texto desta montagem é inspirado livremente no universo poeta e romancista Edgar Allan Poe (1809 – 1849). O espetáculo tem a concepção cênica e dramatúrgica assinada pelo diretor Lenerson Polonini e será protagonizado pelo ator italiano Omero Affede, discípulo de mestres como italiano Antônio Fava e do russo Anatoli Vassiliev, destacando o processo colaborativo em parceria com a Cia. Teatro Del Contagio, grupo italiano estabelecido em Milão, que divide o palco com atores brasileiros. A peça conta ainda com a participação em vídeo do ator Paulo César Peréio, antigo colaborador do grupo, como o “Velho Poe”.
Polonini, aos 31 anos, é o fundador da Cia. Nova de Teatro e já estabeleceu uma sólida parceria com Peréio. Encenações estilizadas, com grande apelo visual, em que o vídeo atua como fonte de luz e reverberação do inconsciente das personagens, são marcas de diretor.

A programação inclui a residência artística da Companhia Nova de Teatro e Cia. Teatro Del Contagio, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, com workshops e palestras sobre a construção do processo de montagem.
Ficha Técnica
A Cripta de Poe. Baseado livremente na obra de Edgar Allan Poe. Com a Companhia Nova de Teatro. Participação especial da Cia. Teatro Del Contagio (Itália). Direção, dramaturgia e iluminação: Lenerson Polonini. Elenco: Omero Affede, Carina Casuscelli, Carmen Chimienti, Rosa Freitas e Daniel Sommerfeld. Participação especial em vídeo: Paulo César Pereio. Figurinos e maquiagem: Carina Casuscelli. Concepção espacial: Lenerson Polonini e Carina Casuscelli Música: Wilson Sukorski. Videocenários e fotos: Acauã Fonseca. Assistente de imagem: Henrique Oda Realização: Companhia Nova de Teatro- 10 anos.
Serviço
Ingressos: R$20,00 – venda de ingressos: na bilheteria (terça a domingo, das10h às 22h), pelo tel. 4003-2050 (Ingresso Rápido) ou pelo site Ingresso Rápido <http://ingressorapido.com.br/Local.aspx?ID=1474>Centro Cultural São Paulo – Espaço Cênico Ademar Guerra (80 lugares). Recomendação: 14 anos. Quintas, sextas e sábados, às 21h; dom., às 20h. Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000 – Paraíso) Informações ao público: 3397-4002 www.centrocultural.sp.gov.br