Itaú Cultural abre nova convocatória com foco no virtual e na ampliação de intercâmbios teatrais


EM REDE – O Itaú Cultural abre a partir do dia 21 de setembro (segunda-feira), as inscrições para a terceira convocatória de a_ponte: cena do teatro universitário, agora em formato reformulado, digital e ampliado. Mantendo a proposta de renovação da cena teatral, diluindo fronteiras e aproximando estudantes, nesta edição o programa acontece em dois eixos: Jornada de Aprendizagem Expandida, que aposta na potência das ações virtuais em cinco opções de salas de aulas online temáticas a serem escolhidas pelo candidato, e Seleção de Trabalhos de Conclusão de Cursos, que dá luz à produção acadêmica de teses sobre as artes cênicas realizadas no período 2019-2020.

Para ambos os eixos, as inscrições devem ser feitas a partir das 9h da segunda-feira 21 de setembro, no site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br)

“O momento atual tem trazido muitos desafios para o campo das artes cênicas, em todas as esferas, o que não é diferente para o teatro universitário, com o qual (a mostra) a_ponte propõe franco diálogo. Para além das questões da virtualidade, da necessidade de ampliar o sentido e entendimento da presença, propomos um mergulho em saberes, dissidências que historicamente vem sendo superficialmente trabalhadas, ou mesmo negadas, nos currículos”, reflete Galiana Brasil, gerente do Núcleo de Artes Cênicas do Itaú Cultural, sobre as novidades.

Prática

Realizada presencialmente nas duas edições anteriores, em 2020 a_ponte: cena do teatro universitário conecta-se às necessidades atuais de distanciamento físico, apostando cada vez mais no virtual. Tanto que no eixo 1, Jornada de Aprendizagem Expandida, os estudantes interessados em participar do programa podem escolher uma das cinco diferentes salas de aulas virtuais temáticas – conduzidas por especialistas nas áreas – para se inscrever. A partir de questionamentos, as aulas permeiam assuntos que passam pelo currículo universal das artes cênicas, mas não são trabalhados de forma aprofundada na academia.

Serão selecionados até 40 estudantes para cada uma das cinco salas virtuais, para cumprirem uma carga horária prevista de 20 horas. As aulas acontecerão por meio da plataforma crossknowledge em 10 encontros realizados de 9 de novembro a 15 de dezembro. Os selecionados serão divulgados no dia 26 de outubro pelo site do Itaú Cultural.

Estudos
Para além da prática, a terceira edição de a_ponte: cena do teatro universitário conta, ainda, com o Eixo 2, direcionado à Seleção de Trabalhos de Conclusão de Curso (práticos ou teóricos), resultados de pesquisas concluídas nos anos de 2019 e/ou 2020.

Nesta categoria, devem ser inscritos trabalhos de iniciação científica ou iniciação à docência, com a proposta de destacar a importância dos programas de financiamento à pesquisa continuada nos bacharelados, nas licenciaturas e nos cursos técnicos nas áreas de artes e humanidades. Serão selecionados até 20 trabalhos inscritos, divulgados a partir do dia 14 de janeiro de 2021, no site do Itaú Cultural. Posteriormente integrarão uma publicação digital.

SERVIÇO:
Convocatória a_ponte: cena do teatro universitário
Inscrições:
Eixo 1: Jornada de Aprendizagem Expandida:
De 21 de setembro (segunda-feira), às 9h, até 25 de setembro (sexta-feira), às 23h59
Pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br
Divulgação dos selecionados: 26 de outubro de 2020 (segunda-feira)

Eixo 2: Seleção de trabalhos de conclusão de cursos de 2019/2020
De 21 de setembro (segunda-feira), às 9h, até 2 de outubro (sexta-feira), às 23h59
Pelo site do Itaú Cultural (www.itaucultural.org.br
Divulgação dos selecionados: 14 de janeiro de 2021 (quinta-feira)